Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Léo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia


FRASE DE HOJE:

Coluna do Leo Ladeia - Gente de Opinião

"Nunca antes na história um presidente esteve tão encrencado com a Justiça. Todo mundo tenta, mas só Lula é penta!! – Roberto Jefferson, o homem que apertou o botão do foda-se.   


 

01-Suas excelências, os vulgos...

É certo que nada mais surpreende na cena político-policial-partidária brasileira. Sem surpresas o olhar se volta para detalhes menores como vulgos, apelidos, codinomes, apodos ou se preferem algo mais para o jargão policial, as alcunhas de suas excelências mais sujas que pau de papagaio.

02-...Boca Mole, Caju, Lindinho, etc.

Sentadas nos próprios rabos, excelências delatadas e já com vulgo, riem como se estivessem em horário de sol nas prisões do ridículo de alguns apelidos. Pior são as explicações desnecessárias dos ridicularizados, caso do deputado Heráclito Fortes, o “Boca Mole”, crítico mordaz do PT: “Eu fiquei alegre porque me chamaram de “Boca mole”. Era o apelido que os militares tratavam nas mensagens cifradas o doutor Tancredo na reabertura democrática”. É mesmo um “Boca Mole”.

03-Sinal amarelo em Curitiba.

Sai Eduardo Cunha da carceragem da PF em Curitiba e... o frisson toma conta dos jornalistas que cobrem a Lava Jato. Quem será o próximo? Sérgio Cabral já retornou para Bangu e a sensação é que a carceragem da PF está sendo esvaziada para abrigar mais pilantras. “Ele” já caiu na Lava Jato pela quarta vez, mas é pouco provável que Dr. Moro ou o ministro Teori Zavascki tenham embrulhado esse presente de natal para o Brasil. Deve ser outro. Ou só desinfecção de celas.

Coluna do Leo Ladeia - Gente de Opinião

04-Sinal vermelho em Brasília I

Eduardo Cunha está no presídio e o que o governo mais teme é o que ele possa falar, seja como delator ou não. E esse temor faz todo sentido. Ao listar o presidente Temer como testemunha de defesa Cunha enviou várias questões a serem respondidas. O juiz Moro travou algumas, mas o recado cifrado foi dado. Para quem tem todo o regimento interno do congresso na memória é fichinha lembrar-se de fatos comprometedores. Cunha – dizem – é sim a delação do fim mundo.


 

05-Sinal vermelho em Brasília II

Coluna do Leo Ladeia - Gente de Opinião

O STF recebeu discretamente as delações dos 77 executivos da Odebrecht. Nada de festa ou de entrevista coletiva. Foi tudo bem ao estilo sisudo do ministro Teori Zavascki. E agora vem a parte ruim. Ele quer  trabalhar durante o recesso da Corte para analisar os 77 depoimentos de delação premiada de executivos da empreiteira. "Vamos trabalhar. Nós vamos seguir, não examinei o material, mas vamos seguir o que a lei manda.” E fevereiro está logo ali. “Arre égua maniño...”

Coluna do Leo Ladeia - Gente de Opinião

06-Sinal vermelho em Brasília III

Vazamentos da delação de Claudio Melo Filho, falam de recursos entregues ao PMDB, incluindo Michel Temer e além dele Eliseu Padilha, Moreira Franco, Eunício Oliveira, Renan Calheiros, Jucá e mais políticos de outros partidos, como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Claro que todos negaram irregularidade. Diz O Estado de S. Paulo que a chapa Dilma/Temer também recebeu cerca de 30 milhões de reais em caixa 2 . “Arre égua de novo maniño...”

07-Campo minado.

Não sei se a equipe de transição da Prefeitura Municipal já fez o levantamento – ou melhor seria o mapa do terreno minado no IPAM?  – mas o buraco é bem mais embaixo, dizem servidores do órgão. Lembram do que quase ocorreu mas não ocorreu? Pois é... parece que aconteceu antes.   

08-Onde há fumaça...

A Câmara de Vereadores de Porto Velho está sob ataque antes mesmo de dizer a que veio. Mas é preciso ter muita calma nesta hora. Não há razão para grandes preocupações já que a munição por ora é de festim e depois será de “butim”. A velha mala preta de todas as legislaturas deve pintar de novo para o bem de todos e felicidade geral. Danação! Os caras não se emendam!

09-Usina pronta

Sem banda de música, sem muita festa, sem que quase ninguém soubesse a ESBR inaugurou a Usina de Jirau. O ministro de Minas e Energia veio. E você foi?

10-Zé de Nana e a margem esquerda.

“A esquerda tá tão avacalhada que até a margem esquerda do Rio Madeira tá virando favela”.

[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Léo Ladeia

Política & Murupi - Amanhã o sete de setembro se anuncia como algo estranho

Política & Murupi - Amanhã o sete de setembro se anuncia como algo estranho

Vivemos tempos estranhos. Sou do tempo em que as escolas públicas e as poucos particulares que existiam preparavam as suas fanfarras e tinham orgulh

Política & Murupi - A Câmara Federal aprovou mudanças no imposto de renda para empresas e pessoas físicas

Política & Murupi - A Câmara Federal aprovou mudanças no imposto de renda para empresas e pessoas físicas

A Câmara Federal aprovou mudanças no imposto de renda para empresas e pessoas físicas e antes mesmo da aprovação pelo Senado as cabas começaram a es

Política & Murupi - A cada canetada e o direito de ir e vir ou de exprimir-se também se vai e a boiada

Política & Murupi - A cada canetada e o direito de ir e vir ou de exprimir-se também se vai e a boiada

Enquanto assistimos as bravatas de alguns detentores de mandatos que são concedidos – acreditem! – pelo povo através do voto livre, ainda que obriga

Política & Murupi - Um fim de mundo só nosso, bem brasileiro, ao som de samba suor e cerveja como soe

Política & Murupi - Um fim de mundo só nosso, bem brasileiro, ao som de samba suor e cerveja como soe

Depois de uma semana de folga volto à lide e precisamente fechando agosto, o mês do cachorro louco, que se dizia desde o início seria o mês de um fi