Porto Velho (RO) quinta-feira, 16 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Léo Ladeia

Candidatos 'boroca seca' sem recursos e 'sonhadores aluados' - Por Léo Ladeia


Léo Ladeia

FRASE DE HOJE:Candidatos 'boroca seca' sem recursos e 'sonhadores aluados' - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

“Conversar com quem sabe
e beber com quem paga” 

Manelão, o General da Banda.


 

01-Calça de veludo...                                                               

Quem forrou a boroca para a campanha eleitoral está fazendo as contas dos caraminguás, pois as burras financiadoras estão sumidas ou quando aparecem estão magérrimas. Será o prenúncio de uma eleição sem caixa dois? Não creio. Quem vende voto – e é bem mais do que se imagina – está arredio, mal humorado, aguardando o $O$ do candidato. Os noviços que tentam a eleição pela primeira vez deitam falação sobre ética, mas sabem: há outro jogo. Nas rodinhas ao fim dos encontros a “tchurma do querumeu” mata o salgado, o refri e busca a informação relevante de forma direta e crua: “ele vai dar o que”? Se a boroca está cheia o contrato é feito na hora ou...    

Candidatos 'boroca seca' sem recursos e 'sonhadores aluados' - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião    
 

02-Ou (*)unda de fora

Os candidatos “boroca seca” sem recursos e, por conseguinte “sonhadores aluados”, descascam pepinos diários que vão do improviso à falta de equipe, gasolina, carros, apoio do partido e além de seus problemas, os dos pares da coligação. O “boroca seca” sonha com uma nominata forte que o puxe, mas esta eleição é atípica. Temerosos de que não haja caixa 2, os candidatos fortes e fornidos engatam a ré. Por que arriscar o dindin guardado, justo numa crise sem precedentes? Esta eleição dá toda pinta de que será de caciques e donos de partido. Quem sobreviver verá!


 

03-Infra(des)estrutura

Candidatos 'boroca seca' sem recursos e 'sonhadores aluados' - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

O conhecido fenômeno das “terras caídas” ocorreu sábado na região do Cemitério da Candelária e Educandário Belizário Pena levando carretas e carros para o rio. No local o porto de barranco, abrigava há algum tempo uma distribuidora de combustíveis e uma fábrica de dragas, o que leva a suposição que de forma regular. O estranho é que até crianças sabem do fenômeno das terras caídas. Os livros de geografia falam do tema e se havia um alvará para funcionamento ou não o poder público está errado. Claro que as empresas irão pagar o custo pela falta de infraestrutura, mas tudo será como dantes no quartel d’Abrantes. Terra de barranco alto e muro baixo. Pena!


REPORTAGEM SIC TVCandidatos 'boroca seca' sem recursos e 'sonhadores aluados' - Por Léo Ladeia - Gente de OpiniãoCandidatos 'boroca seca' sem recursos e 'sonhadores aluados' - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

 

04-Até a faixa sumiu?

Candidatos 'boroca seca' sem recursos e 'sonhadores aluados' - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

Ora, ainda que haja regras específicas para que autoridades recebam presentes, a possibilidade de que alguém entenda que uma lembrança dada num encontro pessoal é inaceitável, mas até certo ponto justificável, desde que não seja prática constante e que o valor do mimo não seja relevante. Um pecadilho. Não parece ser o caso que vem sendo investigado pelo MPF e que envolve o ex-presidente Lula.  Vá lá... um vinho, charuto, goró, marafu, mas faixa presidencial é pecado mortal. É de avacalhar a biografia de seo qualquer. É pra queimar a alma no inferno.

05-Refresco do TSE

Candidatos 'boroca seca' sem recursos e 'sonhadores aluados' - Por Léo Ladeia - Gente de OpiniãoCandidatos a prefeito terão neste ano metade do tempo no horário eleitoral fixo no rádio e TV, mas para compensar haverá mais inserções de 15 ou 30 segundos no tempo geral. As mudanças reduziram de 45 para 35 dias a propaganda no primeiro turno. Além disso, o horário eleitoral fixo dos concorrentes a prefeituras foi cortado de 90 minutos por semana para 60. O tempo total do horário fixo vai cair de quase 20 para 10 horas e as inserções sobem de 1.350 para 1.470 minutos, sem contar o espaço dos vereadores, que pela primeira vez terão direito a inserções - 980 minutos durante os 35 dias. Um bom refresco contra a mesmice e o trolóló. Bom começo.

06-Contumácia no delinquir

Diz o Zé de Nana que “pau que nasce torto, até a cinza é torta”. Zé Dirceu fez tudo que se possa imaginar até uma vaquinha entre os trouxas do seu partido para pagar multa à justiça, mas com a grana “mocozada”. O cidadão não tem jeito. Deve ter dado uma dentada na mãe na hora do parto. Preso em Pinhais no Complexo Médico Hospitalar Dirceu divide a cela como outro anjo de luz, mas numa incerta dos “homi”, bingo! 2 carregadores de celular e pendrives com música e filmes. Nenhum dos dois assumiu a propriedade: “né meu não”! Bem na linha do Lula.

07-Viva o Ficha Suja I

Candidatos 'boroca seca' sem recursos e 'sonhadores aluados' - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

Depois de ter decidido em plenário que o réu com duas condenações deve começar a cumprir a pena o STF engatou uma ré e seu presidente atropelou a decisão fazendo dela letra morta. Um susto. E o pior é que o habeas corpus concedido foi revertido por outro ministro em razão da tal decisão. Fedeu carbureto? E esta aqui? Na quarta feira o STF decidiu que candidatos com contas rejeitadas nos TCE’s e inelegíveis pela Ficha Limpa podem concorrer às eleições deste ano, já que só Câmaras Municipais podem julgar as contas e a gestão dos prefeitos. Aí o TCU divulgou a lista de quase 7 mil fichas sujas que podem virar prefeitos com aval do STF. Tradução: a Ficha Limpa perdeu a força e toda suja, vai acabar num vaso sanitário. Que (*)erda!

Candidatos 'boroca seca' sem recursos e 'sonhadores aluados' - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

08-Viva o Ficha II

Vamos a qualquer legislatura da Câmara de Vereadores de Porto Velho: ganha um Dydyo Cola quem souber qual o prefeito que não mandou e desmandou na “Casa do Povo” em qualquer gestão. Ora, diz o STF que havendo omissão da Câmara Municipal, o parecer emitido pelo TCE não vale para gerar inelegibilidade nos próximos pleitos, já que Lei diz que são inelegíveis os que “tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, para as eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inc. II art. 71 da Constituição Federal”. Cá pra nós, foi bom enquanto durou. Tradução: idem. Bisando: Que (*)erda! 

Candidatos 'boroca seca' sem recursos e 'sonhadores aluados' - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

09-Resultados práticos

Depois do “forfaith estrelado” com as indefectíveis audiências públicas, muita conversa “divera” e de faz de conta chegou a hora de ver o resultado prático da CPI do Boi. De cara, não gosto de CPI, o que me deixa numa condição de tocar no assunto com ranço. Mas hoje encontrei um pecuarista – que é só pecuarista mesmo – e fui me inteirar do tema sob a ótica do dono do gado e só pra variar constatei que o resultado prático foi teórico. Se o caso do cartel foi resolvido – ou não – certo é que o preço da arroba do boi continua ruim para Rondônia, mercê do esforço geral para resolver o impasse. Mas há algo novo. Um estudo sobre pequenas cooperativas para abate e venda da carne sem Friboi “et caterva”. Se vai dar certo, só tempo dirá.   

10-Zé de Nana e a Olimpíada

“Quatro anos treinando pra correr 100 metros em 9 segundos... E dizem que o maluco sou eu...”

[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Léo Ladeia

Política & Murupi - Amanhã o sete de setembro se anuncia como algo estranho

Política & Murupi - Amanhã o sete de setembro se anuncia como algo estranho

Vivemos tempos estranhos. Sou do tempo em que as escolas públicas e as poucos particulares que existiam preparavam as suas fanfarras e tinham orgulh

Política & Murupi - A Câmara Federal aprovou mudanças no imposto de renda para empresas e pessoas físicas

Política & Murupi - A Câmara Federal aprovou mudanças no imposto de renda para empresas e pessoas físicas

A Câmara Federal aprovou mudanças no imposto de renda para empresas e pessoas físicas e antes mesmo da aprovação pelo Senado as cabas começaram a es

Política & Murupi - A cada canetada e o direito de ir e vir ou de exprimir-se também se vai e a boiada

Política & Murupi - A cada canetada e o direito de ir e vir ou de exprimir-se também se vai e a boiada

Enquanto assistimos as bravatas de alguns detentores de mandatos que são concedidos – acreditem! – pelo povo através do voto livre, ainda que obriga

Política & Murupi - Um fim de mundo só nosso, bem brasileiro, ao som de samba suor e cerveja como soe

Política & Murupi - Um fim de mundo só nosso, bem brasileiro, ao som de samba suor e cerveja como soe

Depois de uma semana de folga volto à lide e precisamente fechando agosto, o mês do cachorro louco, que se dizia desde o início seria o mês de um fi