Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Até tu Temer?


 

FRASE DE HOJE:

Até tu Temer? - Gente de Opinião

“Desencapado,
Renan flerta com o curto-circuito”

Jornalista Josias de Souza


 

1-Um escore que dá o que pensar

Até tu Temer? - Gente de Opinião

Votação 11 a 9. Ou seja, de 20 votos possíveis apenas 2 votos, que representa uma diferença de 10% permitiu que o todo poderoso deputado e presidente afastado da presidência da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha possa ter o seu pedido de cassação votado pelo plenário da Casa. E como se comportará o plenário já que segundo palavras do próprio Cunha pode afundar pelo menos 150 deputados, 1 senador e 1 ministro muito ligado ao presidente Temer? 10% do total dos 513 deputados são 51 destemidos. Será isso ou iremos para um escore mais apertado ou pior, a Câmara dos Deputados cometerá suicídio político coletivo? Quem sobreviver verá.

02-Até tu Temer?

Até tu Temer? - Gente de Opinião

Sabe aquela história mal contada do Chalita que precisava de recursos para tocar sua campanha e que conseguiu – não com a venda de livros e direitos autorais – pela generosidade de amigos e padrinhos endinheirados ou que conheciam os caminhos para a caça ao tesouro? Pois é. Sérgio Machado acionou de novo seu instrumento de trabalho e feriu o pé do presidente Temer. “Não fiz”, disse ou dirá o vestuto presidente. Ocorre que no país da grampolândia e da deduragem, ao acusado não basta dizer que não fez. É preciso provar. Mas como se indícios como local, razões e valores são tão explicitados? E vem mais por aí. O Machado está com cabo e bem acunhado.

Até tu Temer? - Gente de Opinião

03-Até tu Temer II

O trem tá feio. Levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas avaliou o primeiro mês do governo de Temer e...Bingo! O bicho pegou pras bandas do Temer 36,2% dos entrevistados aprovam sua gestão e 55,4% desaprovam. Quer mais? 18,6% acham que Temer está melhor que o esperado, 23,3% dizem que é pior e 52,7% acham que é o esperado. Sobre corrupção, 74,4% acham tudo igual, 11,8% acham que diminuiu e 9,6% que aumentou. Lembro que pesquisa é como biquíni: mostra quase tudo, mas esconde o essencial. E vem mais por aí.

04-Greve no sistema prisional

Até tu Temer? - Gente de Opinião

Solução à vista não existe. O sindicato de agentes penitenciários empinou a carroça e deflagrou a greve dos agentes penitenciários apesar da decisão da justiça que estipulou multa de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento da decisão até o limite de R$ 1 milhão. Entretanto, com base no argumento de que a greve não foi considerada ilegal pelo desembargador Montenegro o sindicato manterá 30% da força em plantão. Os pleitos focam os “desmandos do Governo, o não cumprimento de leis, pagamento de adicional noturno e progressões”. Na dúvida, ponha cadeado, ferrolho, taramela e escora. O queijo está sobre a mesa e o gato escafedeu-se. Vixi...


 

05-Avante Brasil rumo ao passado I

Até tu Temer? - Gente de Opinião

“Chose de loqui”. Segundo Sérgio Machado “o esquema ilícito de financiamento de campanha e de enriquecimento ilícito desvendado pela Lava Jato ocorre desde 1946'' e põe a falange do seu indicador apontada para 25 políticos inclusive Renan, Jucá e Sarney dizendo: ''havia um padrão segundo o qual os empresários moldavam seus orçamentos com incorporação do conceito de ''custo político''. "O custo político' é o porcentual de qualquer relação contratual entre empresa privada e poder público a ser destinado a propinas; que esse porcentual é de 3% no nível federal, de 5 a 10% no nível estadual e de 10 a 30% no nível municipal". E mais: "Recentemente, em todos os níveis de governos, as pessoas saíram desse padrão e foram além, envolvendo a estrutura das empresas estatais e dos órgãos públicos, o que antes não acontecia”.

Até tu Temer? - Gente de Opinião

06-Avante Brasil rumo ao passado II

E Sérgio mapeia a corrupção desde 1946: “1) políticos indicam pessoas para cargos em estatais e órgãos públicos e querem o maior volume possível de recursos ilícitos, tanto para campanhas eleitorais quanto para outras finalidades; 2) empresas querem contratos e projetos e, neles, as maiores vantagens possíveis, inclusive por meio de aditivos contratuais 3) gestores de empresas estatais têm duas necessidades, uma bem administrar a empresa e outra arrecadar propina para os políticos que os indicaram." É a delação aquarela do Brasil: “Abre a cortina do passado, tira a mãe preta do cerrado, bota o rei congo no congado” e... em frente rumo a Cabral em 1500.


 

07-Machadão derruba mais um

Até tu Temer? - Gente de Opinião

Henrique Eduardo Alves, o já de há muito enrolado ministro do Turismo, pediu para ir ao WC e vazou. Aliado de Cunha e Temer, ele sentiu no centro da região glútea o tranco do machado do Serjão que hoje pegou de raspão o Temer. Em 30 dias caíram 3 ministros, fora os “quase quase” e que continuam sob a mira. Como se pode deduzir, enquanto Temer tiver ministro para o gume do machado ele vai se livrando. Do machado e da culpa. E quando acabar a carne de ministro?       

08-Arregando

Até tu Temer? - Gente de Opinião

"Os principais agentes da Lava Jato terão a sensibilidade para saber o momento de aprofundar ao extremo e caminhar para a definição final. Isso tem que ser sinalizado. Na Itália não houve essa sinalização e acabaram tendo efeito deletério. Não podemos correr esse risco aqui." Dita por qualquer pessoa a expressão seria uma opinião qualquer. Mas a patuscada saiu do Chefe da Casa Civil do Temer e não é preciso ser cientista para sentir o arreglo. Aí minha alma anarquista se enche de júbilo e apesar do perigo berro a plenos pulmões: eu quero é mais. Dá-lhe Moro!!!

09-Agora Moro se ferra

A defesa de Lula quer a PGR investigando Moro por  "abuso de autoridade". "Sérgio Moro privou Lula de sua liberdade por cerca de seis horas no dia 4 de março, por meio de providência não prevista em lei (e que havia sido proibida na véspera pelo TJ SP em outro procedimento) - a realização de condução coercitiva sem prévia intimação desatendida. Tudo isso sugere, insista-se, não somente a prática de atos arbitrários e ilegais, mas também o desvio de finalidade de atuação com clara conotação política, além de perseguição dirigida ao Primeiro Representante e seus familiares". Pronto Moro tá mortinho da silva. Eu no lugar dele já estaria todo borrado.

10-Zé de Nana e a crise

Do Zé de Nana: “O Brasil tá maus: sem Dilma, sem Cunha, Temer caindo, PMDB desmilinguido, PT aguado e agora sem Dunga na seleção. Como tá indo ninguém se sarva.”

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

A fauna exótica prospera em Brasília

A fauna exótica prospera em Brasília

Minha paranoia sempre volta quando ouço uma “otoridade” afiando as garras sobre meus direitos, o que ultimamente é a praxe. Quem viveu a ditadura sa

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)