Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Apesar do 'pouco estudo'. Hermínio é um político esperto


 

Frase do Dia:

 

“Publicidade é regra, sigilo é exceção. Esta é a norma que deve orientar a prestação, à população, de serviços pagos com recursos públicos, que saem do bolso do contribuinte”. Wadih Damous, presidente da OAB do Rio de Janeiro, metendo o bedelho na briga das togas.

Apesar do 'pouco estudo'. Hermínio é um político esperto - Gente de Opinião


01-ALE-Sob nova direção I

Uma conversa descontraída, direta e sem pauta marcou a volta do presidente Hermínio Coelho à ALE e revelou o novo estilo de relacionamento com a imprensa. Juntos, os pesos-pesados, a PNA, produtores independentes, proprietários de sites e emissoras, enfim quem é do ramo. Da conversa algumas notícias desse novo momento. O presidente Hermínio já foi bater a cabeça nas pedras assentadas e sabe que agora é com ele. As mudanças no staff devem ter ocorrido logo após a reunião com a imprensa e deve avançar na medida da necessidade mas com todo o cuidado para não criar mais empecilhos que aqueles já naturais do serviço público. Vamos lá!

02-ALE-Sob nova direção II

Apesar do “pouco estudo” como ele mesmo diz, Hermínio é um político esperto, com faro para identificar o que é relevante e quando atropela o português – o que faz com frequencia –, sabe efetuar a correção, propondo ao interlocutor a colocação da palavra mais apropriada. Medidas populares como cancelamento de licitações, – só as relevantes foram tocadas – entrega da tal camionete blindada ao Poder Judiciário cancelamento fo serviços de blindagem de mais duas e da contratação de segurança armada para a Casa. Há um clima mais ameno substituindo a cara de tempestade iminente que havia se instalado há algum tempo lá pela Arigolândia. Mas...  

   

03-ALE-Sob nova direção III

Não me engano e nem vou enganar a ninguém. O corporativismo da ALE vai acontecer – com e sem Hermínio – e as mudanças serão apenas aquelas para “dourar a pílula”. Creio que Valter Coelho irá perder o mandato pelas mãos de seus amigos e desafetos e ponto. É remotissima a possibilidade de qualquer um dos outros ter cabeça separada do corpo, salvo se por vendeta ou para aplacar a sede de sangue de algum grupo. Aliás, para entender como a troca pode não resolver nada, tomemos o caso do deputado Valter Araújo. Se tiver o mandato cassado, quem assume, com os belos fios da sua madeixa recém-implantada é o deputado Kaká. Que troca...

04-ALE-Sob nova direção IV

Nem vou me dar ao trabalho de revirar as anotações para dar nome aos bois, mas o grupo que estava fechado no hotel, marina, ou camarinha com Valter Araújo era bem maior que o grupo dos deputados que compõem a mesa diretora, quase toda ela afastada. A investigação da PF trouxe à luz algumas práticas, mas pelo histórico da ALE, muitas outras podem ter ocorrido. Apenas para lembrar: no massacre da eleição da mesa Valter foi eleito com 15 votos. Fazendo as contas, existem mais irmãos de sangue para votar na hipotética cassação do Valter e outros. Mas em caso de empate Hermínio corta o pescoço do Valter. A afirmação é dele mesmo.

05- ALE-Sob nova direção V

Encerrava o programa Câmera 11 quando o jornalismo da TV Candelária chegou com a notícia. A “tchurma” do Valter foi barrada no baile e na segunda feira, o livro da Lei, o Diário Oficial da ALE, trará inscritos os nomes de todos os indicados, apadrinhados, abençoados ou outros tipos de “ados” do ainda presidente. É o começo do fim. A partir daí é só recompor a mesa diretora e administrar a pressão externa por cassações. Para quem pensa que isso é pouco, que tal uma busca numa situação semelhante? Em nível estadual a Operação Dominó e no nível nacional, o esquema mensalão. E pior, segundo o governador Confúcio vem mais coisa e bem pior por aí. 

06-ALE-sob nova direção

“Se Hermínio pular pra cima e virar de bruço cai dentro dele”, afirma Zé de Nana em sua língua cifrada. Hermínio que ganhou sem esforço a presidencia da ALE pode fazer uma administração impecável e sair ao final do mandato com uma folha de serviços prestados que pode catapultá-lo para outro nível. É só querer detonar a pedreira. Pode ainda optar por outro caminho que é fazer a meia sola administrativa, sair cheio de gás e com o discurso pronto para disputar a vaga para prefeito de Porto Velho. Qualquer que seja o seu caminho, Hermínio é homem chave do processo onde corria por fora. Sorte não lhe falta, ele não pisca e a mão é boa. O jogo é dele.

07-Sem voz

Lembro-me do jornalista Antonio Brito o porta voz que teve seu momento ao anunciar a morte de Tancredo. Do Cláudio Humberto que cunhou a expressão “bateu, levou”. Do Sérgio Amaral e seu ar de autêntico enfado. Cada um com suas características. Na era Lula, o porta voz – na verdade foram dois – não teve trabalho e nem era conhecido pois Lula ocupou seu espaço e o seu trabalho. Na era Dilma acreditem, há um porta voz e não é mulher. Seu nome é Rodrigo Baena e sem que ninguém sequer o tivesse apresentado, acaba de deixar o cargo para ocupar uma embaixada da qual não se sabe ainda o nome. Em seu lugar assume o jornalista Thomas Traumann, que diferente dos outros da era PT, com pouca ou nenhuma voz, atua e tem voz.

08-Sem vez

A situação está tão complicada na base aliada do governo que vaca tá desconhecendo bezerro. Que rolo. Dilma quer Lula por perto “pero no mucho”. Para afastá-lo faz o que ele quer como, por exemplo, encampar a candidatura do E-nem Haddad. Mas atender Lula com uma só tacada é difícil e dá-lhe triturar gente: salva Mercadante – o peixe que se afogava fora d’água na Ciência e Tecnologia e manda pro lugar do E-nem Haddad, na vaga que seu PT queria para Newton Lima. Mercadante que atrapalha a si e aos outros chutou o Ptque havia já caído e mais uma vez atropelou o partido indicando Marco Raupp para o seu lugar. Coisas do Aluisio. E a presidente do alto da sua popularidade nm mandou rezar missa de sétimo dia. Tá danado véio.

09-Herança maldita

Só faltou falar da herança maldita. O nome é Tereza Campello ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – Não é invenção minha não. Existe esse ministério sim senhor! – e é a moça que veio à boca do palco para “dar uma muqueta” no estudo da Oxfam, que combate a pobreza e injustiça social em 92 países e que pôs o Brasil em segundo lugar – que infâmia – no ranking de desigualdade de países do G20, só atrás da África do Sul. Tereza ensina que a tal da análise para fazer o estudo – porisso dá errado – deve ser feita ao longo de anos. "Uma coisa é a gente olhar a situação hoje, outra coisa é a gente olhar a evolução que nós tivemos". Tereza está certa. Esse povo chinfrim já esqueceu a herança maldita.  Viva Lula! Fora FHC! Fora FMI!

10-Três perguntas cretinas

Se é verdade que a deputada Epifânia devolveu a propina ao Valter, por que não botou a boca no trombone logo que fez, poupando dissabores para ela, para o PT, para a classe política, para a imprensa e até para a pobrezinha da Luiza que nem precisaria ter voltado do Canadá? Errando ou sabendo que pode vir a errar, mas na intenção de acertar e sem parar de fazer. Esta parece ser a proposta do deputado Hermínio. E que tal já convocar os suplentes dos oito deputados afastados ainda que seja um erro e deixar com a justiça a decisão sobre o assunto? E por falar em justiça, não é melhor que a disputa pela vaga da Câmara de Vereadores entre Jaime Gazola e Bosco da Federal seja feita entre os dois num jogo de porrinha transmitido ao vivo por um pool de TV e rádio no Ginásio Claúdio Coutinho, tudo em Full HD e surround?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)