Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

A ALE que havia corrigido as diárias de deputados deu ré


Frase do Dia:
 


“A qualidade dos serviços públicos a que a população tem direito não pode ser regida pela lógica da matemática financeira”. - Aécio Neves assestando uma porrada no alto do cocuruto.

01-Óleo de andiroba

“A política da presidente Dilma na área ambiental é a pior desde o fim da ditadura militar”, é a linha da carta aberta apresentada ontem em São Paulo, com a presença da ex-ministra Marina Silva. O texto, baseado em estudos desenvolvidos por instituições da área ambiental, diz que o País retrocedeu. Marina, Instituto Socioambiental, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto do Homem e Meio Ambiente e ONGs diversas na parada e na quinta-feira, ato contra o Código Florestal no Congresso. Sem peroba – foi o desmatamento – vai andiroba. Marina foi ministra por cinco anos e Dilma é presidente há um ano. Será que o metal pesado afetou sua memória? 

02-Chegou a hora

Fazia uma cara que o tema estava fora da pauta, mas como a chegada das eleições, a “tchurma da lona preta” apareceu. Dados do Incra informam o governo Dilma assentou em 2011 apenas 22.021 famílias, pior índice em 16 anos e se o MST precisava de estímulo, o relatório do Incra é melhor que coquetel molotov. Em Pernambuco 15 mil famílias querem “espocar a silibrina” e os dirigentes do MST já afinaram o bumbo: “Os números comprovam que a reforma agrária não é prioritária para o atual governo. São vergonhosos”, disse um membro da coordenação nacional do MST. E vem aí as invasões urbanas. Em ano eleitoral, vista grossa porque é de lei...

03-Vai faltar ventilador

Que rolo... A presidente Dilma decidiu punir 98 militares que assinaram o manifesto "Alerta à Nação - eles que venham, por aqui não passarão", que faz críticas a ela por não ter censurado as ministras que pediram revogação da lei de anistia. Os militares dizem até não reconhecer a autoridade do ministro da Defesa, Celso Amorim e isso rendeu mais adeptos. Já são 235. “Rolo é igual a coceira de pira braba. Só aumenta”, diz Zé de Nana. Entre os signatários estão três generais de pijama e um deles é ex-ministro do STM, Valdésio Guilherme de Figueiredo. Eu sei que os tempos são outros, mas cachorro mordido de cobra tem medo de salsicha. É meu caso.

 04-Leite derramado

Na legislatura passada a ALE se debruçou sobre o tema e criou a CPI dom leite sob a liderança dos deputados Jesualdo Pires e Ribamar Araujo. Da CPI surgiu o que se esperava ser a solução para produtores e laticínios: o Conseleite, a experiência que deu certo no Paraná. Lembro-me de alguém ter dito na época que “era preciso haver predisposição para a transparência”para o Conselho dar certo o que me deixou reticente quanto aos resultados. O primeiro entrave ainda existe: dois anos depois o Conseleite é uma idéia no papel e a máfia, uma perversidade diária.  

05-Agora vai

O ex-deputado federal Lindomar Garçon está longe de Brasília, mas isso não foi obstáculo para chamar para si e assumir a responsabilidade de resolver de uma vez por todas e para sempre a pendenga da transposição dos servidores. Garçon foi a Brasília beijar a pedra e “batê a cabeça” no pé do cabôco, Sarney, o cabra que resolve. São do Garçon algumas ações que resolveram problemas tidos como insolúveis, caso da duplicação da BR, esgoto e principalmente da água tratada para Porto Velho que como se sabe, está pronta e chegando às nossas casas. Agora é a vez da transposição. Com Garçon a coisa vai. Ora se vai...   

06-Raupp e as mangas

Uma nota publicada pelo jornal Valor Econômico lança um canhão de luz que acaba explicando as razões para as inusitadas e recentes aparições do senador Valdir Raupp na imprensa. Pela ordem, Raupp viajou com esposa para o exterior, Raupp será julgado, Raupp chorou no Senado e por fim, Raupp pagou a imprensa para publicar matérias sobre o seu governo. Quem é daqui de Rondônia sabe muito bem quem está por trás e o que está em jogo. Quem é de um estado pequeno do país, também sabe o que é alcançar um cargo como o seu. Quem é do ramo sabe que políticos são como mangueiras na safra. As pedras visam as mangas e não as mangueiras.

07-Bananosa

O deputado Edson Martins, líder do governo na ALE, será o relator e o deputado José Lebrão presidirá a Comissão Processante que vai apurar e apresentar o resultado aos membros da ALE sobre a possível quebra de decoro do deputado foragido Valter Araujo. Fazem parte ainda da Comissão os também deputados Ribamar Araújo, Valdivino Tucura e Lourival Amorim. Cá para nós, uma bananosa dessa idade. Das penas de censura, suspensão de prerrogativas e mandato, nem se cogita. Só cassação. Se cassarem só o Valter é porque era bode expiatório e vão ficar mal com o ex-colega e o povo, pois para o povão, deu meia pizza. Se nem o Valter cassarem é porque todo mundo é igual e deu pizza família. Para Zé de Nana isso é que é rabo de foguete.

08-Força Aérea de Rondônia

A Sesdec acaba de ganhar um avião doado pelo estado de São Paulo e com isso a nossa Força Aérea aumenta o seu poderia em 100%. O que fizemos para ganhar o tal brinde além de meter a mão no ICMS de São Paulo com nossas espertíssimas empresas de Guajará Mirim, não sei. O certo é que além do helicóptero, o Carapanã I, a Sesdec terá agora o “Marimbondo de Fogo”, o brioso auxiliar dos Bombeiros. E vem mais por aí. Um avião para transporte de doentes graves dotado de UTI estará voando pelos céus de Rondônia em breve. O “Aeroleito” não demora.

09-Desconfortável

Por um bom tempo hoje ouvi os apartes da quase totalidade dos 81 senadores sobre o caráter sem jaça e honradez do também senador Demóstenes Torres. Demóstenes que tem relação de amizade com Carlos Cachoeira – preso e acusado de envolvimento com a máfia dos bingos – foi grampeado e o caso saiu na imprensa. Oposicionista duro, crítico que cobra do governo ações moralizadoras, Demóstenes usou a tribuna para explicações, o que é natural. O esquisito foi assistir o festival de apartes que apenas evidenciaram o espírito de corpo que é a marca do Congresso. Demóstenes disse que deseja ser investigado. É bom que seja até por sua biografia.

10-Três perguntas cretinas 

A Lei Geral da Copa passou na Câmara e segue a toque de caixa para o Senado. Viram o que faz um chute no traseiro dado na hora certa? Será que se a gente chamar um francês grosso como esse tal Valcke da Fifa para um “tête à tête” com o prefeito os viadutos não ficariam prontos? A ALE que havia corrigido as diárias de deputados e servidores deu ré de fasto. Uai...  faiô?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)