Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Capela de Santo Antônio deverá ser protegida


CAPELA DE SANTO ANTÔNIO DEVERÁ SER PROTEGIDA DURANTE OBRAS DA BARRAGEM

A quase centenária capela de Santo Antônio, construída em um terreno elevado de onde domina a paisagem da primeira cachoeira do Rio Madeira, deverá receber em breve uma estrutura para protegê-la das explosões que serão realizadas bem próximo, para a construção da hidrelétrica que terá – em princípio - o nome do santo casamenteiro.

Construída através da ajuda de comerciantes, seringalistas e da população, que arrecadaram dinheiro e com o material doado pelo gerente da E.F. Madeira-Mamoré, a capela teve a sua primeira missa rezada em 1913, ainda sem que as obras estivessem concluídas, o que só ocorreu no ano seguinte. A data do início da construção varia de 1909 a 1912, de acordo com o historiador pesquisado.

ORIGEM

Conta a história que o padre João Sam Payo ergueu uma capela dedicada a Santo Antônio de Pádua nas proximidades da cachoeira, com paredes de taipa e coberta de palha, por volta de 1728. Esta capela primitiva teria sido incendiada pelos índios Mura, em 1742, quando mataram cem missionários, fazendo com que os padres remanescestes fugissem e construíssem uma nova missão em Borba, no Amazonas.

Mas o local está abandonado, já não se realiza a tradicional festada de Santo Antônio, nos dias 13 de junho. Há poucos anos um casal se declarou proprietário do local e cobrava ingresso para o acesso ao logradouro histórico. 

Raramente uma missa é celebrada ali – a capela é subordinada à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima -, já os despachos das religiões de origem africanas são comuns nos pedrais da cachoeira e dos arredores da capela. Capela de Santo Antônio deverá ser protegida - Gente de Opinião

DADOS

A capela é tombada pelo Governo do Estado, inscrita no Livro do Tombo Histórico sob o Número 1, através do Decreto n° 3.125, de 3 de dezembro de 1986. A construção original tinha a seguintes características*, de acordo com o cadastro do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia:

“Denominação: Capela de Santo Antônio de Pádua
Localização: A 7 Km de Porto Velho
Dados Cronológicos: Início do século XX
Dados Tipológicos: Arquitetura religiosa de nave única
Dados Técnicos: Parede frontal de alvenaria em tijolo e cimento, e as laterais de taipa; cobertura em telhas de barro
Reformas: A Capela sofreu várias reformas, tendo-se inclusive eliminado a sacristia, o altar sobre o estrado de cedro e os esteios forrados de madeira marmorizada que formavam elegantes colunas.
Características Ambientais: Situada entre a Ferrovia Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e a margem direita do Rio Madeira. Pertenceu a formação do primeiro núcleo populacional da área. Atualmente [a Capela] é um dos raros marcos deste núcleo
Livro de tombo histórico: Inscrição N° 1”

(Folheto do Governo do Estado de Rondônia – Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Turismo –  Departamento e Cultura – Dez/1986) 

Fonte: José Carlos Sá

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)