Porto Velho (RO) segunda-feira, 8 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Gabriel Novis

São Benedito, futebol e eleições


 São Benedito, futebol e eleições - Gente de Opinião


GABRIEL NOVIS NEVES
De Cuiabá

 

Na semana dos tradicionais festejos a São Benedito, as manhãs cuiabanas são geladas. Este ano, o santo favorito dos cuiabanos teve de enfrentar dois eventos importantíssimos que não chegaram a ofuscar a sua festa: os últimos jogos da “Copa das Copas” e as convenções partidárias.
 

Até agora temos à disposição do sofrido eleitor o voto obrigatório. Outrora essa legislação estava no odiado bipartidarismo. Na época dos militares a maioria dos políticos estava abrigada em um único partido (Arena), que apoiava o governo. O restante era da oposição (MDB).
 

Com mais de trinta partidos existentes no Brasil, ancorados em 39 ministérios, aqui em Mato Grosso temos uma eleição polarizada por apenas dois candidatos ao Governo do Estado.
 

Um é do grupo da situação, apoiado por um conglomerado desses partidos. Outro se diz da oposição, apoiado com outro tanto de agremiações políticas.

Acontece que os opositores estaduais possuem cadeira cativa em um dos ministérios do Governo Federal e apoiam a reeleição da atual Presidente da República.

 

Entenda-se essa oposição... Os dois candidatos se dizem defensores da renovação política, única e exclusivamente por terem menos de 50 anos de idade.

Seus companheiros na chapa majoritária tanto poderiam estar de um lado como do outro, sem nada a diferenciá-los.

 

Neste cenário político montado, fica difícil convencer o eleitor cidadão de que haverá transformações significativas no jeito de gerenciar o Estado, quando as pessoas são as mesmas e com as parcerias de sempre nesse negócio de governar.
 

Espero que surja outra via para, pelo menos, discutir os nossos problemas emergenciais localizados nas áreas sociais e na de infraestrutura.

Enfrentamos dificuldades históricas que precisam ser resolvidas, não na cara ou coroa como se faz na escolha do campo de futebol, mas, por prioridades.

 

Aguardamos essa possibilidade que, dos males, representa um dano menor.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Gabriel Novis

Alerta geral

Alerta geral

  GABRIEL NOVIS NEVES                                                    De CuiabáOu nos conscientizamos que o ser humano está passando por um momento

Vida de ‘esperador’

Vida de ‘esperador’

  GABRIEL NOVIS NEVES De Cuiabá Os profissionais da “espera” são muitos. Dentre eles: pescadores, caçadores, médicos parteiros. O médico parteiro, no

Futebol e Lavoisier

Futebol e Lavoisier

  GABRIEL NOVIS NEVES De Cuiabá Pensando no nosso futebol, lembrei-me da frase popular que imortalizou o químico francês Lavoisier há cerca de 200 ano

Juízo, candidatos!

Juízo, candidatos!

  GABRIEL NOVIS NEVES De Cuiabá Estamos assistindo aos treinamentos dos nossos candidatos aos cargos eletivos de outubro e notamos que enfrentaremos u