Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Gabriel Novis

O trem do Vuolo


GABRIEL NOVIS NEVES
De Cuiabá

Quem ouviu o programa “Bom Dia Governador”, uma novidade surgida recentemente com o chamado “governo da verticalização”, chegou à fácil conclusão que jamais teremos em Cuiabá o “trem do Vuolo”.
 

Este só chegou aqui no idealismo do saudoso senador –que muito lutou por este sonho cuiabano –e no enredo da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Vuolo, Cartola, Carlos Cachaça, Nelson Cavaquinho, Dona Ivone Lara, Ivo Meireles e o nosso “imortal” escritor-historiador Fernando Tadeu, foram os únicos passageiros desse trem que nunca existiu.2

 
 
Gente de Opinião
Ele foi o pai do projeto ferroviário para Mato Grosso /ZAKNEWS


 

Nos tempos modernos o “trem do Vuolo” é o petróleo extraído da camada do pré-sal existente nas profundidades da nossa Costa Atlântica. Ninguém ainda retirou um barril do ouro negro para comercialização, e a distribuição dos lucros já foi dividida por Estados e municípios.
 

Tudo isso após discussão no Congresso Nacional e sancionado em lei pela presidente da República. Igualzinho ao “trem do Vuolo”.
 

A lei do pré-sal determina que seus lucros só poderão ser investidos nas duas áreas mais prioritárias ao Brasil: educação e saúde. O trem do Vuolo já foi inaugurado inúmeras vezes nesses últimos vinte anos, pelos presidentes da época.
 

No último programa “Bom Dia Governador”, o governo convidou todos os brasileiros para a inauguração do terminal ferroviário de Rondonópolis rumo ao porto de Santos, no próximo mês pela presidente.
 

Não se falou no prosseguimento até a Capital da Copa. Foi anunciado também que a ferrovia do norte do Estado caminha a todo vapor, com um traçado bem distante da ex-Cidade Verde. Seu destino será rasgar as fazendas de soja, milho, carne suína, bovina, algodão, óleo vegetal e minérios. Deverá procurar o Estado de Tocantins e o porto do Maranhão. Em estudos outra saída para a ferrovia do Nortão - pelo Estado do Pará.
 

Não se fala mais, mesmo em época pré-eleitoral, em ferrovia para Cuiabá como antigamente, em que promessas eram feitas e nunca cumpridas. Mesmo considerando Cuiabá como o maior colégio eleitoral, esse projeto do trem está definitivamente enterrado.
 

Resta-nos o consolo de em breve (quando?) inaugurarmos os trilhos do VLT, que é um trem de passageiros na linha pioneira ligando o velho e obsoleto aeroporto de Várzea Grande ao Centro Político Administrativo!
 

Confirma–se assim a velha história centenária que diz: quem não tem cão, caça com gato. Trem para Cuiabá, nunca mais. Somos uma cidade subdesenvolvida, na visão dos homens de negócios.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alerta geral

Alerta geral

  GABRIEL NOVIS NEVES                                                    De CuiabáOu nos conscientizamos que o ser humano está passando por um momento

Vida de ‘esperador’

Vida de ‘esperador’

  GABRIEL NOVIS NEVES De Cuiabá Os profissionais da “espera” são muitos. Dentre eles: pescadores, caçadores, médicos parteiros. O médico parteiro, no

Futebol e Lavoisier

Futebol e Lavoisier

  GABRIEL NOVIS NEVES De Cuiabá Pensando no nosso futebol, lembrei-me da frase popular que imortalizou o químico francês Lavoisier há cerca de 200 ano

Juízo, candidatos!

Juízo, candidatos!

  GABRIEL NOVIS NEVES De Cuiabá Estamos assistindo aos treinamentos dos nossos candidatos aos cargos eletivos de outubro e notamos que enfrentaremos u

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)