Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

Trinta anos de Rondônia


 Hoje, é o aniversário de trinta anos de Rondônia. Ontem, foi comemorado com festa, com direito a banda de música e bolo. Porque aniversário é aniversário. O Hino de Rondônia cantado melodiosamente doce. E você sabe que o Hino de Rondônia cantado ou tocado em teclado ou violino, ele, de repente invade o corpo da gente, quando pensa que não, pode-se vir às lágrimas. Ou mesmo um engasgo.

O Hino de Rondônia engasga a gente. De tão bonito que ele é. Eu falei do alto sacada do Palácio Getúlio Vargas, que Rondônia é muito mais que um Estado comum. Nele são muitos Estados dentro do mesmo Estado. De tão diferente em si mesmo, que poderia ter idiomas diferentes, culturas e costumes. Ele é internamente federativo.

Eu como tantos outros pioneiros, que longe estamos por aqui, assistimos a este espetáculo deslumbrante de crescimento e transformação. Tem gente que saiu de Ariquemes há 15 anos e retorna agora, não conhece mais a cidade. Chega-se a perder em suas ruas. Assim, como as demais cidades, elas se metamorfosearam.

Como se diz – Rondônia é fruto de suas próprias profecias. A profecia de Jerônimo Santana, Humberto da Silva Guedes e Jorge Teixeira de Oliveira. Rondônia é fruto de suas próprias circunstancias e imprecisões. Porque ela é por natureza imprevista. O seu futuro se descortina como um desabrochar de uma flor híbrida, não se sabe, ao certo, como será o seu colorido.

Ela vai seguindo o rumo de sua natueza, meio coisa feita e mais filosofia. Aqui se pode entrar oceano da dúvida – o que é o homem rondoniense? E fica pensando que somos uma salada mista, de tudo um pouco, este fervor de energia interna, que se explode em atrevimentos empreendedores, em desafios e vai além, compondo com uma urgência sem causa, a construção de um Estado que será eterno.

Eu gosto de Rondônia, entrei nela pra valer. Até parece que ela está dentro de mim. É meu encosto por opção. E me transformei, como você também e todos os outros, num produto “made Guaporé”. Rondônia é um Brasil concentrado, forte, suculento, possível, grande como o próprio mundo. Rondônia é o mundo.

Parabéns pra você, Rondônia querida.

Fonte: Blog do Confúcio
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Urus e Pacaás

Urus e Pacaás

Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no

Histórias inacreditáveis

Histórias inacreditáveis

Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)