Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

FERIADOS - que não cabem dentro do Brasil - Por Confúcio Moura


Gente de Opinião

Como é bom um feriado no meia da semana. Como é bom não sair de casa, e ficar por ali, preenchendo o dia, fazendo outras coisas ou mesmo, nada fazendo, só para não ir trabalhar.

Aqui dentro de cada um, o doce ócio de ficar em casa,  sem destino, mexendo nas gavetas, arrumando calcinhas e cuecas, rodar a cidade, visitar amigos, ficar ao telefone vendo novidades no Facebook, mandando zaps sem fim, olhando notícias, de  tão repetidas cansam.

Mas, é muito, para quem pode e tem disposição de sair para fazer qualquer coisa, menos cumprir aquela obrigação. Fazer coisas repetidas, as mesmas de sempre, quem sabe, o Brasil ganharia bem mais, se todos os dias da semana fossem domingos, dia santo, dia dos nossos heróis.

Quem sabe, o nosso Brasil, seria mais produtivo, em não se fazer nada, ainda mais, coisas burocráticas, de bater carimbos, fazer ofícios ocos, que maioria das vezes, nem resposta se recebe.

Ah! Brasil varonil, que tanto precisa de razão e causa para se justificar, ainda, mesmo que infelizmente, como um país dos escândalos, das coisas feias, que a cada dia nos irrompe como clarões do nosso atraso. Mas, é maravilhoso um feriado, para este ócio tão bendito, pois bem, bendito seja o dia da santa, o dia do santo, quem nem sei quem é  ou foi este santo,  mas é um dia santo. Mas, será que amanhã também, não será um dia santo?

O pescador pesca,  o feirante vende verdura, o ambulante grita, o pedreiro constrói, o furador de poço continua a sua lida, no dia santo.Oh! que pecado ter gente que trabalha no dia santo. A lavadeira com trouxas para lavar. A panela chia, o arroz no ponto. Oh! que pena ter que comer no dia santo?

Gente de Opinião

Até parece que este dia santo, por si, é um santo bom, porque é feriado. E deixando de lado a maravilha do feriado, o dia que não se precisa sair de casa para trabalhar, para produzir qualquer coisa de bom, um tijolo na obra, uma pá de cal, subir escadas, chamar gente para uma reunião, ter foco numa causa nobre! Nada é mais santificado do que o dia santo e o feriado.

Vem aí o Carnaval, mesmo não pulando samba, não fazendo nada, como é fantástico olhar a TV e ver as Escolas de Samba, Rio, Salvador, Recife, as meninas com sombrinhas coloridas saltitando o frevo. Santo Carnaval. Até camisinhas o Governo distribui no Carnaval, só para se juntar ócio e amor, permitidos todos os dias do Carnaval. Bom demais um feriadão.

Mas, tirando de lado, estas milhares de vantagens, os comerciantes, não gostam de tanto feriado, nem as fazendas de leite, nem os donos dos cafezais e muita gente, que não sabe o que venha ser feriado, porque todos os dias de suas vidas, são tão cheios de obrigações, que para estes, os dias são sempre dias de produzir alguma coisa útil para comer, beber e viver.

Mas, os feriados, principalmente, para muitos que vivem nas cidades são uma dádiva divina. E este ano de 2017 veio muito especial, carregado de feriados no meio da semana. Ah! Glória a Deus. Feriados no meio da semana, que podem se transformar, tirando o dia de  ontem e os dia de amanhã, eles poderão se transformar em semanas inteiras, completamente vazias, sem nada produzir e se curtir ainda mais.

Gente de Opinião

Só tem uma coisa, só tem uma coisa mesmo, a gente precisa comer, pagar as contas, mover a vida lá fora, cada uma, com suas células, devem mover a vida, porque uma vida não é uma vida isolada, cada vida é agarrada a outra vida, cada vida faz fila de vida e de certa forma, os dias  são iguais. E sendo assim, eu quero desobedecer estas leis que criaram os feriados nos meios da semana, porque o meu Estado, precisa pagar as contas rigorosamente no dia certo, mesmo que este dia caia num dia santo, eu preciso pagar a conta no dia certo.

E repartir o dinheiro daqueles que trabalham duro, para todos aqueles que querem o ócio de todos os dias. Então, não é justo que a gente que não entende desta palavra tão espetacular, que é um feriado ou dia santo, que não goza de nenhum beneficio, continua aceso, laborando para financiar o ócio de tantos outros.

Brincando ou não, eu quero me insurgir contra isto. E o Governo de Rondônia trabalhará para puxar o comércio pra cima, puxar a renda das pessoas pra cima, buscar os impostas para fazer o caixa, para cumprir com as contas que terei que pagar. Tire seu ócio no sábado e no domingo, porque já é muito, e que se pode levantar as mãos para os céus de terem sábados e domingos. Mais que isto, meu querido irmão, é luxo de mais.

Fonte: Blog do Confúcio

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Urus e Pacaás

Urus e Pacaás

Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no

Histórias inacreditáveis

Histórias inacreditáveis

Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)