Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

Confúcio pede que pré candidatos saiam logo do governo



PRIMEIRA DOMINGADA DO ANO


 

Confúcio pede que pré candidatos saiam logo do governo - Gente de Opinião

1. Tudo é convenção humana. O calendário gregoriano é um. O juliano o natal é noutro dia. Um ano de eleição inicia, tem data para se desincompatibilizar (sair do cargo público ou privado). Não sei tem alguém no meu governo que deseja candidatar-se. Claro que tem, mas, ainda não me disse nada. Tenho que planejar o ano inteiro. Montar processo para licitar. Estas coisas todas. Assim sendo, gostaria de pedir a todos os pré-candidatos que me comunicassem agora, para que eu pudesse me preparar para substituí-los ainda este mês de janeiro.

2. Campanha é campanha. A pessoa precisa correr o trecho. Avisar os amigos. Fazer planejamento do que tem que fazer e gastar. Então, é fundamental que tenha tempo para começar logo os contatos preliminares. Por isto, como se diz, sem concentração não assa milho.

3. Tenho mostrado pra vocês o Rio Guaporé. Não só ele mais outras riquezas naturais como parques preservados e reservas estaduais. O lado bonito de Rondônia. Porque o europeu e americano, asiático está cansado de suas paisagem degradadas. Dos seus barulhos infernais. De suas monotonias. E por aqui, o patrimônio existe. O turismo é riqueza. O Estado mostra, faz o básico. O empreendedor completa.

2. Nanci e Sales da SEDAM tem se esforçado muito. A tarefa ali para elefante. Tarefas imensas de responsabiidade e pouca gente. Felizmente ela tem o primeiro Plano de Cargos deste governo. Pode correr pra abrir concurso. Enquanto isto, vai trabalhando com seu exército de comissionados e emergencias. Preciso por freios no Estado, conter o desmatamento.

3. Temos coisa bonita para mostrar para o Brasil e o mundo. É o que vamos fazer. Divulgar as riquezes rondonienses. Suas belezas. Colocar tudo isto na mídia nacional. Temos que transformar Rondônia num Estado vaidoso. Com o orgulho a flor da pele. Isto é bom. Todo mundo falando bem do Estado. Vamos começar por nós mesmos. Nós falarmos bem de nós mesmos.

4. Foi bonita a festa de aniversário de Rondônia. Trinta anos de emancipação política. Hoje, virou ritual comum. Mas, a data ficou dentro de nós e ficará para sempre. Prosperamos muito com a transformação de Território em Estado. Comemoramos no Palácio com toda gala possível.

5. Nota legal rondoneinse – já foram entregues os primeiros prêmios. O maior de 25 mil saiu para Mirante da Serra. Com as premiações o pessoal acaba o medo do CPF. O cara fica cismado em dar o CPF. Besteira. Todo mundo pode pegar o seu CPF. É fácil. Aqui, no Nota Legal você vai é ganhar prêmio e no final de ano ter um dinheiro guardado em seu nome para poupar ou gastar. O Programa é sucesso. Vai dar certo. Pode todo mundo entrar nele.

Confúcio pede que pré candidatos saiam logo do governo - Gente de Opinião

6. Casas populares – O Plano futuRO já entrou em ação. Parceria com a Caixa para construção de aproximadamente 3000 casas. Um bom começo. A meta 20000 casas. Veja bem, nunca foram construídas tantas casas populares de interesse social em Rondônia. Uma pena – no orçamento do Estado, os deputado cortaram o dinheiro para transferencia de renda, justamente para atender as famílias mais pobres do Estado, que vivem com menos de 150 reias por mês. Com certeza, vamos retornar ao tema e agora, espero contar com apoio de todos. Quem terá coragem de votar contra os pobres e necessitados? Enquanto o Governo Federal vai para um lado, Rondônia teima em puxar o Estado pra baixo.

7. Já conversei com Dr. Oliveira, novo Secretário de Justiça. Vamos pegar a tarefa pra valer. Economizar dinheiro para a profissionalização dos apenas e escolas pra valer. Vamos deixar de lero-lero e fazer o que deve ser feito. Não quero saber de fossa supitando. Vamos instalar estações de tratamento de esgoto. Convenios com a EMATER para produzir comida no presídio, roça e pomar. Fábria de confecções em geral, pra valer, grande. Com SEBRAE e tudo. Marcenaria para fazer carteiras escolares, móveis em geral e vender carteiras para todas as prefeituras (parceria com a Fucapi em Manaus ou mesmo o Senai). Cozinha industrial interna. Industria de material esportiva. Além de artefatos de cimento como tijolos ecologicos, tubos para drenagem e outros pré-moldados. Parece sonho. Mas, não é. Aqui, é na base do todo mundo ajudando todo mundo. Conte comigo Oliveira para esta revolução. E o grupo teatral pode contar comigo, será apoiado. ACUDA me acuda. ACUDA é uma instituição civil que ajuda o preso.

8. O Conselho Regional de Medicina produziu um jornal que de ponta a ponta critica o governo. Tenho uma ano só no cargo. Vou resolver esta dramática situação. Caso qualquer membro do conselho tenha sugestões e possibilidades de me ajudarem a resolver a todos os pontos elegidos como caóticos, que se manifestem, que será uma honra imensa nomeá-los como secretário de Estado. Porque sou filiado ao Conselho. Recebi premiação por mais de 25 anos seguidos nunca cometer um desvio ético. Pelo que o próprio conselho me reconheceu como profissional exemplar. Podem aguardar meus colegas, não tardo a dar boas respostas a todos vocês que tanto admiro.

9. Queria que o Tribunal de Contas do Estado tivesse um olhar bem diferente e até carinhoso com a educação. Ela este ano vai dar o que falar. Vejam bem – Educação integral, (20 escolas), Nave (nuclel avançado de educação e tecnologia), duas escolas; ensino médio inovador (MEC e Rondônia), Ensino Médio renovador (l escola). Parcerias com EFAS (escolas famílias agricolas), com Escolas rurais modificadas, Abaitará e Iata. Além de outras formas transicionais de educação. São pólos experimentais comparativos. Mais gastos. Mais gente. Contratação de gente para oficiceiros e estagiários. E muia coisa mais. Creio que cada processo primeiro se deve dirigir ao TCE para esclarecer. Para que não demore o fluxo burocrático normal. Tudo irá mudar. Embora progressivamente. Tem mais uma – espanhol obrigatório em Guajará e Nova Mamoré, um programa binacional de integração. Virão professores bolivianos. E aí?

10. É assim que fazemos reuniões. Na base da roda. Todo mundo perto. A conversa rola fácil. Direta. Doeu, doeu. E a verdade faça mais alto.

o importante é que as soluções e decisões saem da súmula das conversas.

E de agora em diante é pegar no batente e resolver uma coisa de cada vez. Matar um leão por dia e arrumar a casa. Objetivo – atender melhor o cidadão rondoniense, que tem sido muito mal tratado.

11.A SEDUC é grande. A roda fica maior. O que pude perceber que o pessoal está com uma vibração ótima. Os desafios são enormes. Mas, a opção é intransferível. É melhorar as escolas e proteger os professores. Objetivo: o menino aprender a ler, escrever e contar.

Fonte: Blo do Confúcio
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Urus e Pacaás

Urus e Pacaás

Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no

Histórias inacreditáveis

Histórias inacreditáveis

Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)