Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

A vida média de um secretário de governo


A vida média de um secretário de governo, dura em média 1 ano e meio. Nos ministérios em Brasília podem durar um pouquinho mais. As mudanças de pessoal são rotinas normais que acontecem de várias formas. A primeira é a saída a pedido por motivos de ordem pessoal. A que mais ocorre. A segunda é por falta de ajuste de pensamento com a linha mestra de governo.

A vida média de um secretário de governo - Gente de OpiniãoMais ou menos assim – o governo gira num sentido e o secretário vai em sentido contrário, como se no sistema solar pudessem os astros mudarem os seus rumos sem causarem imensos desastres. Daria, com certeza, motivo para mais um big-bang.

Já estão definidos os principais eixos do meu governo. Bem claros e não dá para para ficar esperando o fulano aquecer o corpo ainda mais. Ou vai ou racha.

A estrutura do Estado é grande demais para a sua necessidade. Cargos demais, gente demais, serviços e competencias que se chocam. É preciso enxugar, gastar menos, para sobrar mais recursos para investimentos.

Já falei “n” vezes em se buscar aqui – um Estado eficiente. E é isto aí. Mais leve e ágil. A minha tarefa será executada em duas etapas. A primeira será esta de enxugamento. A segunda será no ano que vem, com a implantação dos planos de cargos e salários e gestão voltada para resultados, tendo o princípio da meritocracia o fundamento da ação.

Associado a tudo isto, seguirá a valorização do servidor de carreira. Porque este é o próprio Estado. Governo vem, governo vai. O servidor fica. E portanto, cabe ele as funções gerenciais do Estado. Então, o servidor de carreira terá comigo vez, primeiro se capacitando, por conta do Estado para que venha a ocupar os cargos, hoje destinados, em maioria aos comissionados. Que na verdade são aves de arribação. Vem aos bandos, com cada governo e vão-se depois.

Claro que terei algumas dificuldades políticas. O que é normal. Mas, o sentido final será bem melhor. É como se diz, ninguém nasceu governador e sem secretário. E o Estado é maior do que todos nós.

Fonte: Blog do Confúcio
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Urus e Pacaás

Urus e Pacaás

Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no

Histórias inacreditáveis

Histórias inacreditáveis

Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)