Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Um discurso histórico + Ranking nacional + Praias do arroto + Pontos críticos


Um discurso histórico + Ranking nacional + Praias do arroto + Pontos críticos - Gente de Opinião

Um discurso histórico

O agronegócio brasileiro conseguiu contornar com os clientes árabes, com boa vontade e amabilidade mútuas, o mal estar causado pela promessa de transferir a embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém. O descuido com os problemas ambientais da Amazônia também causou más impressões, criando um quadro ainda mais desafiador, justamente quando os países do Mercosul comemoravam o sucesso de décadas de entendimentos para celebrar um acordo com a União Europeia.

Os problemas de clima e floresta são muito emocionais. Precisam ser tratados com cautela para evitar choques negativos. As preocupações de grupos de investidores, as manobras do Partido Democrata dos EUA de tentar impedir o acordo Brasil-EUA e a recente rejeição pelo parlamento austríaco do acordo comercial com a Europa apontam para quão gigantesca é a missão do presidente Jair Bolsonaro em sua viagem a Nova York, para o pronunciamento a ser feito na ONU, terça-feira.

Cada palavra portará o anseio de que o Brasil reassuma o protagonismo na esfera ambiental e retome a confiança do mundo, desfazendo a péssima imagem causada pelo acúmulo de notícias negativas, das quais as queimadas foram só as mais dramáticas e ruidosas. Com mais diplomacia positiva que caras propagandas, virar esse jogo é vital para dar agilidade ao ainda lentíssimo desenvolvimento nacional.

....................................................

Ranking nacional

Rondônia surpreende de novo, agora no ranking nacional de produção de pescado. A liderança é do estado do Paraná com a produção anual de 12 milhões de quilos, o segundo lugar é de São Paulo com 51 milhões de quilos, o terceiro é de Rondônia com 50 milhões. A grande decepção do Norte é o Amazonas, que amarga a 19 posição no ranking nacional da produção do pescado.

As emendas

Como a necessidade faz o sapo pular, e o governo Bolsonaro precisa aprovar seus projetos de reformas no Congresso Nacional, o tesouro liberou mais R$ 800 milhões referentes às emendas parlamentares impositivas até então bloqueadas. Na medida em que os parlamentares vão comprovando a fidelidade aos projetos governistas à dinheirama vai sendo liberada, o que agrada também os prefeitos beneficiados pelas verbas.

Jogo de cena

Se é a Aneel que decide os reajustes de energia elétrica, porque vereadores, deputados estaduais e federais se manifestam raivosamente em seus protestos com a Energisa, ex-Ceron? Ocorre, cara-palidas e silvicolas, que a revolta com a elevada tarifa é enorme em todo o estado e a classe política rondoniense não tem força para reverter às coisas lá em cima. Fica mais fácil, até pela proximidade, malhar a Energisa.

Pontos críticos

Na região central, além do entorno da rodoviária, existem outros pontos criticos na segurança de Porto Velho no período noturno, onde o afavel cidadão pode ser assaltado com faca no pescoço. O centro histórico é onde existem as maiores ameaças, seja defronte a antiga pefeitura e catedral, as proximidades da Unir, entorno do Palácio Presidente Vargas, regiões portuária e do Complexo Madeira Mamoré.

Praias do arroto

Neste ano temos praia do “arroto” em dose dupla. Elas se formam das areias reviradas pelas balsas e dragas na busca pelo garimpo e, sobretudo pela drástica redução do nivel do Rio Madeira nesta temporada. Em 2019 já estão formadas duas praias do arroto no rio, nas proximidades da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Com as águas esverdeadas e mais limpas, o Madeirão esta propício ao veraneio.

 

Via Direta

*** Com a eleição de novo diretório municipal, o PT de Porto Velho começou seu processo de renovação de seus quadros visando à eleição do ano que vem *** Já, o PDT sob o comando de Ruy Motta e Albuquerque segue se estruturando e formando nominata a vereança na capital *** O ex-deputado estadual Herminio busca nos quadros sindicais respaldo para disputar a prefeitura da capital no ano que vem *** Tudo indica que o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) esta deixando as pelejas políticas *** Mesmo com a mudança de nome de PRB para Republicanos, Garçon segue no comando do chamado partido da Universal.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Do cisne ao boto + Taca-lhe o pau + Perdendo terreno + Chiadeira dos dirigentes das escolas de samba

Do cisne ao boto + Taca-lhe o pau + Perdendo terreno + Chiadeira dos dirigentes das escolas de samba

Do cisne ao botoO suíço BIS, considerado o “banco dos Bancos Centrais”, publicou há pouco um livro que será muito lido, não pela qualidade literári

Magia por consenso + Troca-troca + Farra partidária + Uma revoada

Magia por consenso + Troca-troca + Farra partidária + Uma revoada

Magia por consensoNa Escola de Magia e Bruxaria do Brasil, localizada no interior de São Paulo, há um confuso “quadribol” jogado com cinco bolas, c

Da ficção à realidade + Levas de deportados + A cariocarização das facções + A militarização

Da ficção à realidade + Levas de deportados + A cariocarização das facções + A militarização

Da ficção à realidadeO sonho de extrair minérios abundantes e caros das terras indígenas tromba com o pesadelo mundial de que a degradação da Amazô

Expedito e Ivo pulam cirandinha + A cobiçada Amazônia + Vai que cola! + É candidatíssimo!

Expedito e Ivo pulam cirandinha + A cobiçada Amazônia + Vai que cola! + É candidatíssimo!

A cobiçada AmazôniaSerá ridículo um bafafá internacional entre militares brasileiros e franceses por conta do vazamento da “minuta sigilosa” na qual a