Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Tempos dos Cutubas, por Carlos Sperança


Tempos dos Cutubas

Nos tempos do antigo Território Federal do Guaporé, o atual esta do de Rondônia, além da sua superfície territorial de hoje, abrigava ainda as regiões de Labrea e Canutama do vizinho estado do Amazonas, cujas regiões seriam devolvidas ao AM apenas em 1946. Naquela época existiam apenas 26 mil almas por aqui, mas já se gostava de armar confusão!

O cenário político era polarizado entre as forças dos Cutubas – formação política do PSD e PTB – e dos Peles Curtas, com os adeptos da antiga UDN e do PSP.

Os Cutubas de hoje em Porto Velho seriam os herdeiros políticos da Arena, depois PDS, hoje PP do PFL, do atual DEM. Já, os representantes atuais dos peles curtas que tiveram Jerônimo Santana, Amir Lando, e seguidores de lideranças populistas como Valdir Raupp, Tomás Correia, José Guedes, Mauro Nazif e seus filhotes políticos.

E pensem em gente que gostava de perseguir! O professor Jerzy Badocha - que anos depois seria deputado – chegou a ser deportado para a então longínqua Costa Marques. As forças se alternavam no poder com episódios cruéis de perseguição.



 

Balanço

Tempos dos Cutubas, por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoO balanço final do PMDB no troca troca partidário, permitido pela janela de transferências são sete deputado estaduais e dezenas de vereadores cooptados. Esperava-se oito parlamentares, mas Marcelino Tenório (representante de Ouro Preto do Oeste) preferiu ficar onde estava pensando no seu projeto de reeleição já que descartou a possibilidade de disputar a prefeitura da sua cidade.

Chapa completa

Gente de OpiniãoO partido de Michel Temer, também comemora a formação de chapa completa em Rondônia para as eleições de 2018: Ao governo Maurão de Carvalho, com vice indicado pelos partidos da base aliada, e tendo como prováveis candidatos ao Senado, governador Confúcio Moura e atual senador Valdir Raupp. Do outro lado, na oposição, vem a campo Expedito Junior (PSDB), Jaqueline Cassol (PP) entre outros.

Perdas e ganhos

Gente de OpiniãoCom as recentes alterações partidárias, quem acabou perdendo um apoio importante foi o deputado estadual Ribamar Araujo (PR-PVH). Ocorre que o presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho que estava fechado com ele, agora se bandeou para o PMDB e apóia Williames Pimentel. que é o candidato do seu  partido. Em compensação, Ribamar manteve aliança com o deputado Aélcio da TV, muito popular na periferia.

Os “atentados”

Sobre os atos de vandalismo contra os diretórios estaduais do PT em vários estados – inclusive em Rondônia, na capital Porto Velho - alguns leitores se posicionaram da seguinte forma. “Quem esta acostumado a atos de vandalismo, queima de pneus e pichações são os petistas”, exclamaram. Para eles, os próprios petistas para se fazer de vitimas, fizeram o serviço. Mas será possível?

As tratativas

Gente de OpiniãoOs entendimentos visando à confirmação da pré-candidatura da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) a prefeitura de Porto Velho estão paralisados. O que se vê, é que ao contrário dos demais pretendentes ao Palácio Tancredo Neves que começam as visitações pelos bairros e distritos, é a tucaninha se dedicando mais ao seu mandato na Câmara Federal. Será que....?
 

Via Direta

Tempos dos Cutubas, por Carlos Sperança - Gente de Opinião*** O japonês da Federal já deve estar assombrando também o senador Ivo Cassol (PP) cujo julgamento dos seus recursos foram marcados para o dia 31 pelo STF ***As queixas sobre o estado precário da BR 364, se multiplicam pelo estado *** Urgem ações para minimizar tantos acidentes na “estrada do inferno” *** Já não bastava o senador Raupp envolvido na Operação Lava Jato para desmoralizar o partido, eis que o prédio da sede do PMDB foi penhorado *** È  coisa de louco!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Acelerar é vital“Aceleração” se tornou uma palavra essencial, como antes “democracia” e “progresso”, desde 2007, quando foi lançado o ambicioso PAC

Punhais da traição na política não são novidades em Rondônia

Punhais da traição na política não são novidades em Rondônia

Ferroada doloridaO pesquisador Thiago Loboda participava dos trabalhos de coletas da Expedição DEGy Rio Negro, que estuda peixes-elétricos, quando

Novas candidaturas vão sendo anunciadas no interior de Rondônia

Novas candidaturas vão sendo anunciadas no interior de Rondônia

Essa tal liberdadeO avanço da tecnologia e o aumento do poder dos tiranos eleitos e não eleitos tornaram a liberdade uma palavra quase sem sentido.

Detentor de um punhal da traição afiado, o MDB de Porto Velho precisa passar mais confiança para sua candidata à prefeitura

Detentor de um punhal da traição afiado, o MDB de Porto Velho precisa passar mais confiança para sua candidata à prefeitura

Mesclando as versõesComo estão em moda as “narrativas”, peças de ficção em que as bolhas distorcem informações e imagens para endeusar seus ídolos

Gente de Opinião Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)