Porto Velho (RO) quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Dubai na berlinda + Olho vivo no Confúcio + Hildo e o Beira-Rio + Curva de rio


Dubai na berlinda + Olho vivo no Confúcio + Hildo e o Beira-Rio + Curva de rio - Gente de Opinião

Dubai na berlinda

Em junho, quando já parecia encerrada a confusão criada pelo ministro Paulo Guedes em sua obsessão para dar fim à Zona Franca de Manaus, a Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade propôs trocá-la pelo “Plano Dubai”, engenhoso conjunto de providências para turbinar o desenvolvimento da Amazônia num cenário já sem a ZF.

Como as lideranças amazônicas não dormem de touca, deu-se mais uma confusão: Dubai, uma cidade-região árabe invejada por sua riqueza e soluções inovadoras e avançadas, não tinha nada a ver com o plano. Só foi mencionada para suscitar nos nativos o sonho de que seria melhor notificar ao mundo a construção aqui de uma nova Dubai que pela milésima vez noticiar uma aldeia indígena agredida por grileiros.

O biólogo Carlos Cleomir Pinheiro, depois de trabalhar longo tempo com pesquisa e desenvolvimento de bioativos regionais no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), fundou uma exemplar startup de cosméticos, fitoterápicos e alimentos funcionais naturais – a Biozer da Amazônia.

A Biozer acaba de tirar o certificado halal (próprio para o consumo de muçulmanos) e com isso vai vender para Dubai, como outras empresas associadas à Câmara de Comércio Árabe Brasileira. E assim Dubai volta à berlinda amazônica, mas desta vez sem irritar ninguém. Ao contrário, volta sob aplausos gerais.

.....................................................

Em mobilização

Conjuntamente com a ala Raupp, donatária do comando estadual da legenda, o senador Confucio Moura, vice-presidente nacional do MDB abriu no final de semana encontros para mobilizar o partido nos dez principais polos regionais do estado. As primeiras reuniões foram realizadas em redutos tradicionais da legenda, Ariquemes e Cacoal. Para onde vai ele recebe das bases o clamor para voltar ao CPA.

Olho vivo

Os possiveis adversários de Confucio em 2022 – leia-se o atual governador Marcos Rocha (PSL) e o senador Marcos Rogério (DEM) - estão de olho vivo e acompanhando atentamente os movimentos de El Carecon, acostumado a ganhar eleições de virada desde os embates regionais nas décadas passadas em Ariquemes e no Vale do Jamari onde foi prefeito e deputado federal antes de ser governador.

Construção civil

Da mesma forma como tem ocorrido em outros centros importantes, a construção civil começa a reagir em Porto Velho gerando empregos. Prédios de apartamentos com preços populares e com a entrada facilitada estão vendidos antes da conclusão das obras, inclusive o Vita Bela, nas bandas da Vila Planalto. E temos vários arranha-céus em andamento na capital, principalmente na região da Embratel para serem entregues em 2020.

Beira-Rio

O alcaide Hildon Chaves (PSDB) voltou a se empolgar com seu projeto de reeleição. Nesta temporada ele melhorou nas pesquisas, foi seu melhor ano a frente da prefeitura de Porto Velho e o tucano acertou em cheio até na decoração natalina. O projeto beira-rio, aquele da urbanização da orla do Rio Madeira no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré andou para frente depois da recuperação do enroncamento que tinha desabado. Ventos favoraveis soprando.

Curva de rio

Não é a toa que o pacote anticrime do ministro da Justiça Sérgio Moro foi prejudicado na Câmara dos Deputados. Conforme levantamento do G1, 50 deputados federais estão envolvidos em processos que vão desde falsidade ideológica, corrupção, furtos, formação de quadrilha e até tortura. De bolsomídeos a petistas, muita gente na vala comum e com medo da prisão em segunda instância.

Via Direta

*** O Incra volta a acenar com melhoras na regularização fundiária em Rondônia nos próximos anos *** A exemplo de Bolsonaro que já esteve no Acre lançando obras e o ministro Sérgio Moro, também o presidente do Senado David Alcolumbre evitou Rondônia e pousou em Rio Branco no último final de semana anunciando ponte binacional e pavimentação de rodovias *** Vamos ver se no ano que vem se o presidente Bolsonaro e seus ministros se lembram que Rondônia existe e que fica antes de Rio Branco e Manaus *** As pressões na Energisa começam a surtir efeito. Muitas contas de energia baixaram *** Existe a necessidade urgente de um Distrito Policial na região portuária da capital *** A coisa esta feia: drogas, prostituição, criminalidade, fura-buchos. 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Gore, o pirralhão + Projeto definido do MDB + PSB com a maior bancada + Puro sangue

Gore, o pirralhão + Projeto definido do MDB + PSB com a maior bancada + Puro sangue

Gore, o pirralhãoNão se pode considerar o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, um “pirralho”, embora defenda argumentos como os da jovem ativista su

Gore, o pirralhão + Uma debandada mo PSL + Mais deportados + MDB ativo

Gore, o pirralhão + Uma debandada mo PSL + Mais deportados + MDB ativo

Gore, o pirralhãoNão se pode considerar o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, um “pirralho”, embora defenda argumentos como os da jovem ativista su

O gambá e a verdade + Boatos insistentes + Invasões de casas + As lambanças na ALE

O gambá e a verdade + Boatos insistentes + Invasões de casas + As lambanças na ALE

O gambá e a verdadeFatos surpreendentes sobre a Amazônia, muitos e frequentes, sequer são novidade para os povos da região. Perde-se tempo com inut

Vegetais e agricultura + Troca-troca de esposas por políticos + Vivaldo nas paradas

Vegetais e agricultura + Troca-troca de esposas por políticos + Vivaldo nas paradas

Vegetais e agriculturaDentre as boas notícias que fecharam 2019, uma das mais promissoras e salutares para a autoestima dos brasileiros, arrasada p