Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Basta cumprir as leis + Dragagem do Rio Madeira + Sínodo da Amazônia + Chororô de viúvas petistas


Basta cumprir as leis + Dragagem do Rio Madeira + Sínodo da Amazônia + Chororô de viúvas petistas  - Gente de Opinião

Basta cumprir as leis

Há um potencial positivo imenso na campanha “Seja Legal com a Amazônia”, iniciativa contra os piores banditismos cometidos no país: a afronta às leis e a destruição do patrimônio nacional da biodiversidade. O respeito à Constituição deve estar acima de tudo e de todos. Não respeitar leis e criar confusões internacionais estimula ataques invasores.

A campanha é ainda mais significativa pela importância e representatividade de quem a lançou: Associação Brasileira do Agronegócio, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, Associação das Indústrias Processadoras de Cacau, Brasil Clima, Florestas e Agricultura, Imazon, Ipam, Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, Sociedade R. Brasileira e Instituto Ethos. É uma seleção brasileira de produtores responsáveis fazendo um gol de placa.

Como gentileza gera gentileza, viver às turras com o mundo não ajuda nada e não cumprir as leis só piora a imagem do Brasil. São os combustíveis para ideias como ocupar a Amazônia para impedir que os brasileiros a destruam e condenem a humanidade a um ar irrespirável. Essa hipótese circula nos fóruns dos donos do mundo, como o Partido Democrata dos EUA, que se alterna no poder com o Republicano. Ser legal com a Amazônia é simples: basta cumprir as leis.

 

.................................



Ainda a dragagem

O Dnitt tem a expectativa de concluir a primeira etapa da dragagem do Rio Madeira visando melhorar as condições de navegação na principal hidrovia da região Norte até o mês de outubro quando começa em Rondônia a estação das chuvas. A conclusão de todos os trabalhos está prevista até 2021 com investimentos em torno de R$ 50 milhões

 

Sinodo da Amazônia

O temido –pelos políticos e direita - Sínodo da Amazônia, a começar em outubro no Vaticano, será tema de audiência publica hoje no Congresso Nacional na Comissão de Desenvolvimento, Comércio e Indústria e serviços. Na mesma audiência também serão debatidos temas relevantes a respeito da Zona Franca de Manaus, com a presença dos representantes da bancada amazônica.

 

Baita desafio

As eleições municipais do ano que vem serão um baita desafio para a sobrevivência dos chamados políticos cascudos, conhecidos como “macacos velhos”, com longos anos de militância na vida pública. Porto Velho, por exemplo, vivencia um clima de renovação dos quadros políticos com Fabrício Jurado, Vinicius Miguel e Cristiane Fernandes. Alguns destes nomes poderão emergir e surpreender em 2020 e 2022.

 

A renovação

Ao meio do chororô de viúvas petistas contra a direita que se apossou do poder em Rondônia e no Brasil, existem dirigentes pregando a renovação dos quadros do partido em nosso estado para as eleições municipais. O PT vem de seguidas derrotas, seja pela prefeitura de Porto Velho, perdendo cadeiras ao Senado, à Câmara dos Deputados e a Assembléia Legislativa. Fafá Cleide e Roberto Sobrinho precisam reagir.

 

O comércio

Em Porto Velho o comércio lojista começa a se animar com o movimento de final de ano que deverá ensejar a criação de empregos. Em setembro, com o Black Friday, em outubro com o Dia das Crianças e em dezembro com as festividades natalinas. Trata-se de datas com grande apelo comercial perante os consumidores. Alem disto, a economia sinaliza os primeiros sinais de recuperação.

 

Via Direta

*** Porto Velho segue no ranking dos cinco municípios brasileiros com mais queimadas pelo país *** O Incra tem uma meta modesta de regularização fundiária em Rondônia: 3 mil títulos por ano *** Levando em conta que são quase 100 mil propriedades a espera de regularização no estado, é muito pouco para o programa avançar *** Em outubro começa o inverno amazônico, a estação das chuvas e a prefeitura de Porto Velho faz das tripas o coração para apressar resultados nas ações de infraestrutura.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Centro histórico, ouro em alta e a rainha do PL

Centro histórico, ouro em alta e a rainha do PL

Culpa do solA Stardust, empresa com sede em Israel, defende usar o princípio das erupções vulcânicas contra o aquecimento global. Quando elas ocorre

Os rachas aumentam entre os governistas tornando o cenário político cada vez mais instável e indefinido em Rondônia

Os rachas aumentam entre os governistas tornando o cenário político cada vez mais instável e indefinido em Rondônia

Sachês antipetróleoDentre as polarizações que desunem os povos para servir aos interesses em torno da fórmula “dividir para reinar”, a mais cultiva

Esta briga cenográfica entre o governador Marcos Rocha e seu vice-governador Sergio Gonçalves vai se arrastando

Esta briga cenográfica entre o governador Marcos Rocha e seu vice-governador Sergio Gonçalves vai se arrastando

Cientistas se manifestamProtestar contra guerras e injustiças em redes sociais produz algum resultado ou é só o direito de espernear? Lula não read

Lingua solta, a rota das drogas e o garimpo por lideranças

Lingua solta, a rota das drogas e o garimpo por lideranças

Língua soltaBolsonaro passou muita vergonha por falar sem pensar no que dizia, como “podemos viver sem oxigênio”. Lula também peca por deslizes verb

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)