Porto Velho (RO) quinta-feira, 23 de maio de 2019
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Ações partidárias - Fim do recesso - Redes de rádio e de televisão estão em crise - A morte de “Aquaman”


Ações partidárias - Fim do recesso - Redes de rádio e de televisão estão em crise - A morte de “Aquaman” - Gente de Opinião

A morte de “Aquaman”

No filme de maior bilheteria dos últimos tempos, o rei dos mares apenas usa os seres aquáticos a seu favor. O ictiólogo Javier Maldonado, que prestou importantes serviços ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpe), sempre se pôs a serviço dos peixes amazônicos e foi nessa tarefa que perdeu a vida ao participar de uma expedição de coleta na bacia do rio Uaupés, na fronteira.

Ocampo fez seu doutorado sobre a filogenia de peixes elétricos na Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalhou na Coleção de Peixes do Inpe. Estava mergulhado na criação de um banco de dados sobre os peixes da região e morreu nas águas às quais dedicava sua vida e trabalho.

Não basta lamentar sua morte, que desfalca o projeto Amazon Fish de um profícuo colaborador junto a profissionais latino-americanos e europeus. É preciso evitar que mais pesquisadores e estudantes morram em atividades acadêmicas.

Pelo menos desde as primeiras obras ferroviárias o mundo já conhece os perigosos que podem se ocultar nas águas e matas da Amazônia. A voadeira em que o professor trabalhava virou, situação que não chega a ser incomum nos rios com corredeiras. Cuidados mais rígidos e exigentes são necessários para evitar que tragédias como essa se repitam.

..................................................

Ações partidárias

Na retomada das ações tendo em vista as eleições do ano que vem os partidos já pensam em candidatos para as eleições municipais, mas alguns nomes cogitados inicialmente descartam a possibilidade desde já como Daniel Pereira, o Pereirinha (PSB) e Mário Jorge (PDT). Assim sendo, devem abrir uma polarização inicial, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) e o deputado federal Leo Moraes (Podemos).

As emendas

Se constata depois dos primeiros meses de governo, o mandatário Marcos Rocha (PSL) já se articulando melhor com a bancada federal em Brasilia e com os deputados estaduais visando recursos de emendas para obras no estado. Também economiza até trocados – inclusive no ar condicionado no seu gabinete – para garantir o pagamento dos servidores no mês trabalhado.

O desemprego

Com o fechamento de vários supermercados em Rondônia – aquele da Avenida Abunã já estava sem mercadorias desde domingo – são quase 1000 empregos diretos e indiretos ceifados em Porto Velho. Depois de várias redes de lojas de eletrodomésticos fechando as portas em Rondonia, reduzindos postos de trabalho, foi à vez da rede do Grupo Gonçalves perder terreno por força de ajustes.

Tambem em crise

 Rondônia que reage bem com o agronegócio, também assiste as principais redes de televisão do estado passar maus momentos financeiramente. São reflexos da baita crise enfrentada pelo país no ano passado. Emissoras de rádio que foram alugadas também sofrem as consequencias com contratados rompidos. Com isto, as igrejas evangélicas vão tomando conta do pedaço na área de comunicação.

Fim do recesso

Depois de um longo recesso nas casas legislativas nos estados e no Congresso Nacional, finalmente vai começar o mês de março para os congressistas com pautas importantes para serem examinadas pela Comissão de Constituição e Justiça, como o Pacote Anticrime e da reformulação da Previdência Social tão procrastinado desde o governo Michel Temer.

Via Direta

*** Barrado no baile por aqui, o antigo Jesus Cristo ( o ator...) da Jerusalém da Amazonia, o Pantoja, anunciou apresentação em Belém nesta temporada *** Ocorre que em Rondônia ele perdeu o cargo para o novo cristo que será apresentado em junho na cidade cenográfica *** Arre! Em Porto Velho nem os cristos se entendem *** Trocando de saco para mala: O prefeito Marcito Pinto, de Ji-Paraná, esta exultante com a efetivação do projeto de água e esgoto *** Na capital da BR as coisas estão andando.

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Moderação do agronegócio  - A força do PSL - O esvaziamento dos atos Pró-Bolsonaro - A coisa desandou

Moderação do agronegócio - A força do PSL - O esvaziamento dos atos Pró-Bolsonaro - A coisa desandou

Moderação do agronegócio Não há mais necessidade de oposição no Brasil: o próprio governo se dividiu tanto que a oposição pode assistir às confusões

Amazônia sob ataque - Prefeitos se queixam do FPM - Nome aos bois do "toma Lá, da cá" - Aquelas fitas...

Amazônia sob ataque - Prefeitos se queixam do FPM - Nome aos bois do "toma Lá, da cá" - Aquelas fitas...

Amazônia sob ataqueDepois da aguerrida campanha movida no Sudeste contra a Zona Franca de Manaus não é exagero dizer quer a Amazônia está sob ataque

No radar positivo -  O favoritismo de Lindomar Garçon - Lista enorme de candidatos a prefeito da capital

No radar positivo - O favoritismo de Lindomar Garçon - Lista enorme de candidatos a prefeito da capital

No radar positivoEstado que representa um microcosmo do Brasil, construído por migrantes de várias regiões, Rondônia já está no radar positivo dos d

O angu requentado - Dois prefeitos peladões - Municípios rondonienses estão perdendo zilhões

O angu requentado - Dois prefeitos peladões - Municípios rondonienses estão perdendo zilhões

O angu requentadoO ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse que planeja lançar até o início de 2020 um “programa ambicioso”, composto