Porto Velho (RO) sexta-feira, 10 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

A C L E R

ACLER lembra os 72 anos do Território


 
A criação do Território Federal do Guaporé, a 13 de setembro de 1943, completando 72 anos neste domingo, será lembrada com duas palestras, na segunda-feira, 14, na Biblioteca Francisco Meirelles, a partir das 15h30, pela Academia de Letras de Rondônia.

"Com esse evento estaremos lembrando de um dos grandes fatos históricos e políticos do hoje Estado de Rondônia, debatendo não só a criação mas, principalmente, os efeitos gerados a partir daquela decisão do presidente Getúlio Vargas", disse o acadêmico Antonio Serafim da Silva, presidente da ACLER.

 O presidente Serafim ainda informou que os interessados em  participar devem se inscrever através do email [email protected].

Serão duas palestras. A primeira, a ser feita pelo acadêmico e professor de História Dante Ribeiro da Fonseca, membro da ACLER, terá como tema "O Território Federal de 1944 a 1960", abordando o período inicial, as disputas políticas do período, núcleos habitacionais, a economia da época, a Madeira-Mamoré.

Já a segunda palestra, a cargo do professor Alekis Palitot, terá como tema "O Território Federal da abertura da BR ao Estado", sobre o que mudou na nova conjuntura, o Incra, o 5º BEC, o Projeto Fundiário Rondônia, os novos municípios, a mudança econômica, o Estado.

Fonte: Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre A C L E R

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por

ACLER tem sarau cultural amanhã

ACLER tem sarau cultural amanhã

  Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural  realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan

ACLER comemora 31 anos com Sarau na Francisco Meirelles

ACLER comemora 31 anos com Sarau na Francisco Meirelles

  Acadêmicos na sessão solene da Assembleia legislativa em 2016 pela passagem dos 30 anos da ACLER Os 31 anos de criação da Academia de Letras de Rond