Sexta-feira, 12 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O vice-governador Sergio Gonçalves já está nas paradas com vistas as eleições de 2026


O vice-governador Sergio Gonçalves já está nas paradas com vistas as eleições de 2026 - Gente de Opinião

Patriotismo é evoluir

Nenhum grupo isolado é a Pátria. Ela é a soma de tudo e de todos, não só de quem se proclama patriota. Não é patriótico atacar as instituições e badernizá-las por trás das cores verde e amarela. Um dos absurdos do vandalismo do dia 8/1 de 2023 foi o hasteamento de bandeiras amarelas do Império, morto em 1889.

O verdadeiro patriotismo é o espírito de conciliação e de paz. Mais que salvar a democracia, patriotismo é aprimorá-la. Na Amazônia, ela significa a promoção social dos povos da floresta rumo à transformação da bioeconomia no caminho nacional para o desenvolvimento. Patriotismo, no mais alto nível, será unir a sociedade pelo fim do desmatamento criminoso até 2030.

Talvez não seja o ano em que faremos contato com ETs, mas o contato real dos brasileiros com a prosperidade bem distribuída, para que nunca mais as regiões Norte e Nordeste venham a ser consideradas pobres ou excluídas. Atitude digna e patriótica será cumprir esse compromisso, assumido pelo Brasil em 2021, durante a COP26, no governo Bolsonaro, que não pode ser acusado por tudo de ruim que ocorre no país.

Não será honesto nem democrático ignorar, esquecer ou deixar de cumprir os acordos celebrados pelo ex-presidente. Ignorar que o Brasil e outros 109 países se comprometeram a zerar o desmatamento até 2030, além de falta de patriotismo, é falta de humanidade e desprezo às futuras gerações.

.....................................................................................

Um recorde

A cidade de Porto Velho iniciou 2024 com um recorde de casas e apartamentos desabitados. A maioria está com placas de vende-se ou aluga-se, embora as imobiliárias não recomendem aos proprietários a utilização das placas já que com isto sinaliza aos malfeitores que os imóveis estão sem inquilinos. Aproveitando-se da ausência dos donos dos imóveis temos uma epidemia de arrombamentos,  para a prática de roubo de cabos elétricos ou ainda para “depenação” completa de imóveis. Leva-se desde vasos sanitários até portas e janelas. É um salve-se quem puder.

Bem recebidos!

Que motivações podem existir para os fugitivos de Ariquemes e Rio Branco infestarem as ruas de Porto Velho? O primeiro deles é que a capital de Rondônia se transformou numa casa da mãe Joana em termos de segurança pública e os policiais civis e militares já não suportam mais ficar enxugando gelo, pois prendem o meliante na segunda-feira e na terça o pilantra estará solto nas ruas para um novo arrombamento, roubos, assaltos a mão armada, etc. Outro motivo: são bem recebidos pelos comparsas das facções instalados nos conjuntos Orgulho do Madeira, Morar Melhor, Porto Madero e Cristal da Calama.

Falta planejamento

A grande verdade é que falta planejamento, viaturas recuperadas, combustíveis disponíveis e pulso mais firme das autoridades da segurança pública de Porto Velho, que não conseguem conter a escalada da criminalidade. Uma cidade onde a segurança está perdendo a guerra contra o narcotráfico e onde não se consegue frear até o roubo de cabos elétricos nas residências, nos postos das ruas, das praças e demais logradouros públicos. As coisas só vêm piorando no decorrer de 2024. Como também falta cobrança dos vereadores e deputados cordeirinhos junto as autoridades, nada muda. O centro histórico urra, a periferia padece, Porto Velho esturra.

Nas paradas

O vice-governador Sergio Gonçalves (União Brasil) já está nas paradas com vistas a sucessão do governador Marcos Rocha que deverá disputar uma cadeira ao Senado em 2026. Sérgio deve assumir o posto de governador na desincompatibilização de Rocha e então disputar sua reeleição em dobradinha com Rocha na peleja ao Senado. Buscando mais visibilidade no interior do estado, Sérgio tem participado de encontros regionais com lançamentos de candidatos a prefeitos e deverá ser presença ilustre nas convenções municipais do meio do ano, apontando os candidatos do seu partido nos municípios.

Janela partidária

A janela partidária, que é a permissão da troca-troca de partidos pelos vereadores, se estende até o dia 5, neste final de semana. Na Câmara Municipal de Porto Velho tivemos poucas alterações nas bancadas o que significa que nos próximos dias poderemos assistir mais alterações, com algumas bancadas reforçadas, outras perdendo força na peleja da reeleição. Dos 21 edis, 19 estão buscando a reeleição e dois ficaram no meio do caminho, inelegíveis. O mais conhecido dos inabilitados pela justiça eleitoral é garimpeiro. Jornalista e empresário Marcelo Reis, que ainda luta com recursos para tentar a quarta eleição.

 

Via Direta

*** Com influentes participações na epopeia rondoniense os pioneiros Assis Canuto – que foi prefeito, deputado federal e vice-governador – e Amir Lando, destacado deputado estadual, vibrante Senador e ministro da Previdência – estão sendo cobrados para lançar seus livros biográficos como já fez o pioneiro, Seu Assis *** O próprio Assis, em pronunciamento recente em Ji-Paraná destacou a importância de ambos na distribuição de módulos rurais no antigo território Federal de Rondônia *** A dica fica também estendida para oura lenda  viva, junto com Gurgaz, Canuto e Amir Lando que é William Cury, com a implantação dos Núcleos de Apoio Rurais –Nuars. Todos eles se transformaram em municípios nos anos 80 e 90.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fernando Máximo e Leo Moraes andam conversando e devem reservar surpresas

Fernando Máximo e Leo Moraes andam conversando e devem reservar surpresas

Várzeas exigem atençãoNa ciência e no cinema, o assunto multiverso (universos paralelos ao nosso) rende preocupação e especulações, não apenas entr

Deputado Marcelo Cruz (PRTB) anunciou sua candidatura a prefeito de Porto Velho

Deputado Marcelo Cruz (PRTB) anunciou sua candidatura a prefeito de Porto Velho

Mundo cínicoO mundo vive horas difíceis, dando trela aos profetas das desgraças, que veem em eclipses e cometas o “fim dos tempos”. Notícias preocup

O Conjunto Morar Melhor, em de Porto Velho, está se transformando numa bomba relógio prestes a explodir

O Conjunto Morar Melhor, em de Porto Velho, está se transformando numa bomba relógio prestes a explodir

Prender e arrebentarA ciência está prestes a fazer um acerto de contas entre o passado e o presente amazônico, para assegurar a obtenção do melhor

Deputado Fernando Máximo desiste da candidatura a prefeito de Porto Velho

Deputado Fernando Máximo desiste da candidatura a prefeito de Porto Velho

À sombra do STFA sigla STF (Supremo Tribunal Federal) paira sobre o Brasil como o Sombra, personagem do escritor Walter B. Gibson que perguntava: “

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)