Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O senador Samuel Araújo gostou do cargo e já quer negociar a ampliação da licença de Rogério


O senador Samuel Araújo gostou do cargo e já quer negociar a ampliação da licença de Rogério  - Gente de Opinião

Santa ignorância

Na Amazônia não se morre só de susto, bala ou vício, como na canção de Caetano Veloso. Os vírus que a saúde pública fraqueja em prevenir fazem a sua contribuição destacada aos cemitérios e até quem sai feliz de uma concessionária dirigindo uma reluzente F-150 Lightning poderá sentir alguma dor na consciência ao saber que o alumínio presente na cobiçada picape foi produzido em condições que além de poluir águas preciosas levaram pessoas da Amazônia a adoecer de câncer e outros males.

Antes da internet, a ignorância sobre os processos produtivos permitia aos consumidores usufruir sem culpa as maravilhas dos bons produtos adquiridos, mas na atualidade a informação acessível sobre as cadeias de produção serve para identificar se em algum elo da corrente há crime ou dano ambiental capaz de trazer risco à vida humana e à preservação dos biomas.

O dedo acusador à F-50 chama a atenção para o processamento da bauxita, que depois de espalhar resíduos tóxicos de alumínio nas águas daqui segue limpinha ao Canadá, onde novos passos industriais a conduzem até o produto final.

Os veganos sugerem aos carnívoros que antes de saborear as iguarias de origem animal pensem nos olhinhos de terror dos bichos mortos. Os ambientalistas sugerem pensar nos olhos dos doentes contaminados nas regiões poluídas durante o processo de fabricação dos veículos que são seu sonho de consumo.

..........................................................................................

Governos itinerantes

Voltando aos tempos de Teixeirão, governador que utilizava este expediente para interiorizar sua administração, o governador de Rondônia Marcos Rocha iniciou sua programação para melhor atender as demandas das regionais. Também inspirado em Teixeirão, os vereadores de Porto Velho anunciam sessões itinerantes para os bairros mais populosos e principais distritos, alguns distantes a 350 quilômetros da sede do município, caso de Nova Califórnia, na fronteira com o Acre, na recente conflitada Ponta do Abunã que chegou a fazer parte do mapa acreano nos anos 80.

O que é justo

Finalmente será revogada a lei do aumento do IPTU pelo prefeito Hildon Chaves (União Brasil) valendo os valores do ano passado acrescidos de inflação. Prevaleceu o bom senso. É justo, uma Londrina (PR), uma Ribeirão Preto (SP), por exemplo, cobrar um preço mais elevado. Estas cidades contam com quase 100 por cento de abastecimento de água, de tratamento de esgoto, de ruas asfaltadas, coleta e tratamento do lixo, entre outros benefícios. Porto Velho, infelizmente oferece alagações, menos da metade da população com água tratada, cinco por cento de coleta de esgoto e caos na saúde e na segurança pública.

Os indicativos

Com indicativos negativos de qualidade de vida, o município de Porto Velho não poderia cobrar pelo que não oferece a população. E nem se comparar a cidades do mesmo porte de São Paulo, do Paraná e Santa Catarina melhor aquinhoadas em infraestrutura. Infelizmente, em termos de indicativos de água tratada, esgoto e outros referenciais, a capital rondoniense é o patinho feio da região amazônica e só se pode se comparar com os referenciais de Ananindeua (PA) e Macapá (AP) que padecem com os mesmos problemas de Porto Velho em termos de infraestrutura.

Nos bastidores

Nos bastidores, se propala que o Senador Samuel Araújo (PSD-RO) que assumiu o cargo na licença do senador Marcos Rogério (PL-RO) gostou do cargo e já quer negociar a ampliação da licença de Rogério que perdeu espaço no Congresso Nacional com a sua derrota ao governo de Rondônia e do ex-presidente Bolsonaro a presidência da República. É de conhecimento geral que o grande financiador  de Rogerio tem sido Samuel nas últimas campanhas e o esperado era a eleição de Marcos Rogerio ao governo para Samuel usufruir quatro anos do cargo no Congresso. Agora o titular quer assumir o cargo e o suplente não quer largar o osso.

A recuperação

Aliados do prefeito Hildon Chaves já projetam a recuperação da imagem do alcaide depois da polêmica taxa de IPTU. Nos próximos meses começa a funcionar maior atração turística da capital, que é a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, com todas as suas instalações reformadas. O gestor do Prédio do Relógio também está dando andamento ao projeto da construção da nova rodoviária de Porto Velho e da urbanização de uma avenida bem caprichada nos populosos bairros Ulisses Guimarães, Marcos Freire e Ronaldo Aragão, na Zona Leste, importante região de expansão urbana. Que assim seja.

Via Direta

***Os 14 vereadores que assinaram o pedido de revogação do projeto que reajustava o IPTU em Porto Velho levaram a melhor e o prefeito revogou o reajuste. Todo mundo pensando na sobrevivência política, já que temos eleição no ano que vem *** O Ibama está negando novas certidões para liberar a pavimentação de trechos da BR 319, que liga Porto Velho a Manaus *** A enrolação com promessas da União para a BR 319 já tem mais de 30 anos e passa governo e a lamaceira só tem piorado, agravada com o desabamento de duas pontes neste percurso *** Grande expectativa do centro oeste para a exportação de grãos a Ferrogão que liga Sinop (MT) e Mandirituba (PA) segue paralisada, mas conta com o apoio do ministro dos Transportes Renan Filho para seguir em frente. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Racha consumado, mala e cuia, caminho aberto e baita renovação

Racha consumado, mala e cuia, caminho aberto e baita renovação

Aviso sérioEm tempos de Fórum Econômico Mundial, reunião anual dos líderes do mundo para discutir o futuro de oito bilhões de seres humanos, o plane

Os políticos de Rondônia falharam miseravelmente com a concessão da BR-364 e na luta pelas tarifas aéreas

Os políticos de Rondônia falharam miseravelmente com a concessão da BR-364 e na luta pelas tarifas aéreas

Novos medos  Depois da surpreendente ação dos EUA na Venezuela, em que métodos de ataque mantidos em segredo e máscaras de distração derrubaram com

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)