Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O combate ao narcotráfico é uma atribuição constitucional da União


O combate ao narcotráfico é uma atribuição constitucional da União - Gente de Opinião

Generosa natureza

Quem já voltou de férias no litoral selecionou destinos paradisíacos e gente familiar e amiga para rever, mas muitos retornaram com doenças e transtornos causados pela água poluída. Nas áreas praieiras contaminadas por despejos de esgotos ou descuido na destinação do lixo, bactérias, vírus e protozoários na água, areia e terras próximas causam doenças como gastroenterite, micoses, viroses e até a temível hepatite A.

A ausência de água e a água podre, contaminada por lixo, esgoto ou guerras, são dois pesadelos apocalípticos atualizados pelas condições desumanas mantidas pela política do lucro a qualquer preço, mesmo que o custo seja alto demais, cobrando preciosas vidas humanas e causando a destruição ambiental.

 Em meio às más notícias sobre a degradação das águas por todo o planeta, a Amazônia acaba de proporcionar uma nova muito significativa, considerando que o valor da água boa tende a subir ao nível das joias.

O Sistema Aquífero Grande Amazônia (Saga) não chega a ser uma novidade, conhecido desde que foi inicialmente batizado como Alter do Chão. A novidade é que os estudos promovidos pela Universidade do Pará o apontam como o maior do mundo, quatro vezes superior ao gigantesco Guarani, com capacidade para suprir a humanidade por 250 anos. Se ela não se destruir em guerras e política ruim, nosso subsolo cuidará do resto.

.............................................................................................

Em campanha

A impressão que o ex-prefeito de Porto Velho e atual comandante da Associação dos Municípios de Rondônia-AROM Hildon Chaves (PSDB) está passando é que o cara é mesmo um dos postulantes ao governo de Rondônia nas eleições do ano que vem. Se vê outdoors para todos os lados dando cona das suas obras, desde a nova rodoviária contestada pela gestão Leo Moraes (Podemos), aos 800 quilômetros de pavimentação alegadas nos oito anos de sua gestão.  Um dos indícios de campanha do czar tucano para disputar o Palácio Rio Madeira em 2026. Ele só pensa naquilo...

Tudo dominado

Vários fatores, e não somente a falta de planejamento dos organismos de segurança pública de Rondônia redundaram no desembarque dos caciques do Comando Vermelho, do PCC e dos Piratas do Madeira em Porto Velho ocasionando um domínio de terror. Tudo começou com a faísca atrasada dos nossos governantes no combate as facções e elas foram criando asas aos poucos e tomando conta de várias comunidades. O segundo fator foi o fato dos governos do Amazonas e do Pará agirem com mais rigor contra o crime organizado, inclusive espanando os criminosos dos rios para cá. Por último, a bandidagem encontrou facilidade em se instalar em Rondônia. E deu no que deu.

Com otimismo

Queria expressar frases de otimismo, nesta aliança firmada entre os organismos de segurança Rondônia, Policia Federal, Policia Rodoviária, Policia Militar, Polícia Civil mais a força nacional e dizer que “tudo está tranquilo”. E para ser justo é preciso dizer que o combate ao narcotráfico é uma atribuição constitucional da União, que deixou Rondônia desamparada, pois a fronteira com a Bolívia está desguarnecida, de onde procede as grandes cargas de cocaína e armamentos pesados. Não estou otimista sobre melhoras efetivas porque daqui 90 dias a força nacional vai embora e a situação pode voltar a ser a mesma.

Perdendo a guerra

A grande verdade é que Rondônia está perdendo a guerra contra os cartéis de drogas bolivianos, peruanos e colombianos que mandam nas facções criminosas locais. Sequer o órgão de segurança do estado tem obtido sucesso no combate aos roubos de fiação elétrica nas residências, nas ruas, dos cabos elétricos nos postes das ruas na iluminação das pontes e logradouros públicos e com isto como é possível acreditar que os poderosos integrantes do Comando Vermelho, PCC e Piratas do Madeira, serão realmente expulsos e nunca mais voltarão por aqui? Rogo que a grande coalizão formada pela segurança pública tenha sucesso na empreitada do combate nesta guerra. Mas não é algo definitivo.

Fusão endiabrada

Não bastasse os rondonienses pagarem uma das maiores tarifas aéreas do país – e a segunda de gasolina – agora se vê diante de uma provável fusão das companhias Azul e Gol o que não é interessante para nossa população. É uma associação de duas companhias aéreas que só tem causado dissabores para Porto Velho e que juntas poderão estabelecer mancomunadas passagens ainda mais caras. Cabe as lideranças políticas se posicionarem contra esta situação e se possível abortarem estas negociações onde o consumidor é que acaba pagando o pato. Rondônia passa um mau momento com as facções criminosas e agora vem está armação dos pilantras das empresas aéreas.

Via Direta

*** Aos poucos os preços dos hortifrutis vão caindo nos supermercados de Porto Velho. O abacate chegou a custar pouco antes do ano novo R$ 30,00 e agora encontro o produto a modestos R$ 9,00. Também a maçã argentina, a banana e a melancia estão com preços mais acessíveis *** Além de sérios transtornos, medo, terror com ações do crime organizado, a economia da capital rondoniense teve uma queda sensível na semana passada com a paralisação do sistema de transportes coletivos, boataria do pix e lojas as moscas nas avenidas mais comerciais *** O governo estadual sofre uma crise de desconfiança com a população, pois nos momentos mais difíceis, o piloto do CPA sumiu...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)