Porto Velho (RO) sábado, 12 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Fé, mas também dinheiro + Petistas injuriados + Maurão no trecho + Fiscalização frouxa


Fé, mas também dinheiro + Petistas injuriados + Maurão no trecho + Fiscalização frouxa - Gente de Opinião

Fé, mas também dinheiro

A fé é uma das virtudes teologais e não se discute, mas fora da religião e da espiritualidade ela precisa ser acompanhada de ação prática. Com a situação deprimente agravada pela Covid-19, há um pavor crescente que precisa ser estancado e para isso é urgente trocar o negacionismo omisso por ações concretas, de efeito imediato, resultantes de consenso mínimo, sem as tolices e ofensas da polarização eleitoral. O mundo está com medo e não basta apenas acreditar que os investimentos em fuga voltarão a inundar o Brasil. Uma ação positiva é necessária.

Não há como reduzir o temor de que a Amazônia possa piorar o clima se os governos das nações envolvidas não agirem prontamente para recuperar a confiança dos investidores. Esfriar o clima exige ação pública e privada. Existe a crença em que o desenvolvimento da tecnologia trará soluções para os graves abalos ambientais que pioram o clima no planeta, mas desenvolvê-la demanda recursos volumosos em apoio à ciência.

Em Squamish (Canadá), a fé na tecnologia se uniu à ação e muito dinheiro. Uma usina de captura direta de ar instalada pela empresa Carbon Engineering para sugar uma tonelada de CO² do ar por ano começará a funcionar em setembro. É ainda o beija-flor que leva a gota d’água no biquinho para apagar o incêndio, mas é uma ação objetiva para vencer o medo. A virtude está em esfriar o ambiente para evitar o Apocalipse do rigor climático.

.........................................................................

Petistas injuriados

Os petistas ficaram injuriados com o esquecimento do presidente Jair Bolsonaro em citar a ex-presidente Dilma Rousseff cuja gestão iniciou e desenvolveu a maior parte da construção da ponte do Abunã, algo estimado em mais de 70 por cento das obras. Segundo os adeptos de Lula, Bolsonaro só concluiu a ponte da integração. Mas não lembro de Lula e Dilma citarem as obras concluídas pelos antecedentes tucanos. Na verdade, cada um puxa a brasa para sua sardinha e em época de eleição as rivalidades tribais aumentam mais ainda.

Virou mania!

Virou mania do governo federal – seja de tucanos, petistas ou bolsonaristas entregar pontes e viadutos em Porto Velho sem iluminação. Sempre que pode, a União joga os encargos para as municipalidades. Desta vez foi a ponte do Abunã, entregue sem iluminação. Caberá ao prefeito Hildon Chaves dançar com a mais feia do baile e tocar o projeto de iluminação da ponte, já que a obra fica no município e liga o distrito do Abunã aos distritos de Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia.

Maurão no trecho

O ex-presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho (MDB-Ministro Andreazza) já está no trecho em busca de sua ressurreição política, depois da derrota sofrida no pleito de 2018 ao governo do estado, ocasionada pelo racha entre Valdir Raupp e Confúcio Moura que quase levou a legenda a ficar sem senador, pois quase Bagatoli leva a cadeira de Confúcio naquele pleito. Maurão vem com sua experiência para reconquistar o comando da ALE na próxima legislatura. É um dos favoritos para ser um dos mais votados.

Fiscalização frouxa

Temos inúmeros edifícios rachados e interditados em Porto Velho já condenados e com risco de desabarem, mas graças a falta de fiscalização eles continuam causando risco de graves acidentes em muitos quadrantes da cidade. Existem prédios há mais de vinte anos construídos a facão e outros recauchutados, como o Aquarius interditado pela justiça, com a estrutura rachada. É preciso que a fiscalização de obras fique atenta a esta situação com tantos esqueletos de prédios abandonados, virando abrigo para traficantes, ladrões e drogados. 

A estratégia

Até os drogados, mendigos e doidos de pedra tem suas estratégias de sobrevivência na capital rondoniense. As 7 da matina eles se aproximam das entradas das panificadoras. Para que os clientes não sejam perturbados, recebem pão com manteiga e um pingado, indo embora felizes. Ao meio dia, aqueles que não ganham marmitex das instituições sociais, se aproximam dos restaurantes e churrascarias, utilizando o mesmo modus operandi. É batata! Os donos mandam alguma coisa para se livrar dos visitantes incômodos. Na Av. Carlos Gomes tem um mendigo profissional que sobrevive assim há décadas.

Via Direta

*** O Ministro da infraestrutura Tarcísio de Freitas, cotado para ser vice no projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro, reafirmou seus compromissos com a região Norte *** Garantiu que depois da ponte do Abunã beneficiando Rondônia  será a vez da completa restauração da Rodovia 319, ligando Porto Velho a Manaus *** Porto Velho foi inserida nas duas prioridades: ponte do Abunã e BR-319, detalhe ressaltado pelo governador Marcos Rocha *** O ex-presidente Lula comemorou suas viagens pelo País em busca de alianças para a disputa presidencial de 2022. Vale tudo entre os petistas, já teve até Sarney a Maluf no mesmo palanque de Lula *** Já, Bolsonaro é mais coerente: era do centrão (que segue como uma grande coalizão de pilantras) e ao Centrão voltou para se salvar de um impeachment e turbinar sua reeleição.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Pedra preciosa + As rachaduras + As sondagens + As avaliações do MDB

Pedra preciosa + As rachaduras + As sondagens + As avaliações do MDB

Pedra preciosaA pedra de toque serve para testar qualidade e valor. O ministro Paulo Guedes, da Economia, começou mal, ao propor a extinção da Zona

Ciência x charlatanismo + Obras federais + Prévias tucanas + As trajetórias

Ciência x charlatanismo + Obras federais + Prévias tucanas + As trajetórias

Ciência x charlatanismoCabe à ciência mediar o campo extenso aberto entre o valioso conhecimento ancestral dos povos da floresta sobre plantas medi

Sinais do céu + Apelo aos prefeitos e secretários municipais de saúde + Deslanchando

Sinais do céu + Apelo aos prefeitos e secretários municipais de saúde + Deslanchando

Sinais do céuUm dos assuntos mais importantes do planeta, a Amazônia saiu do topo quando a variante indiana preencheu as preocupações mundiais, supe

Sinais do céu + Deslanchando + Dias infernais + 3 mil famílias são objeto de expulsão

Sinais do céu + Deslanchando + Dias infernais + 3 mil famílias são objeto de expulsão

Sinais do céuUm dos assuntos mais importantes do planeta, a Amazônia saiu do topo quando a variante indiana preencheu as preocupações mundiais, supe