Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Fábrica de crises + Os predadores em Porto Velho + Festival do Tambaqui + Salvando a pele!


Fábrica de crises + Os predadores em Porto Velho + Festival do Tambaqui + Salvando a pele! - Gente de Opinião

Fábrica de crises

Em agenda que teria excluído o Palácio do Planalto, o presidente Joe Biden designou seu conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan para combinar com o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal o desenvolvimento de projetos de preservação ambiental na área. Não se pode ideologizar os contatos diretos dos EUA com os estados. A mania de transformar tudo em cabo de guerra ideológico é a causa de muitos problemas, inclusive a péssima imagem do país.

Na verdade, o presidente Jair Bolsonaro recebeu o emissário de Washington em Brasília e o fator objetivo do interesse estadunidense nesse caso é mirar as especificidades dos projetos, que requererem o imediato emprego de estudos locais. Pesquisas em progresso apontam que a cada três dias uma nova espécie de ser vivo é descoberta na Amazônia, ambiente sem paralelo no mundo. Logo, desmatamento e incêndios florestais podem liquidar espécies que poderiam dar bom caldo para a obtenção de mais riquezas procedentes da bioeconomia.

Nesse caso, enfrentar a destruição é urgente. Resta lamentar que nos três dias entre a descoberta de uma espécie e a próxima até mais de três crises ocorram nos três poderes, comprometendo os esforços dos setores democráticos pelo consenso necessário para enfrentar a combinação entre pandemia, declínio econômico e problemas sociais. A fábrica de crises não gera empregos.

................................................................................

Os predadores

Já estão em campo em Porto Velho, visando a eleição de 2022, vários predadores de deputados federais que vão a reeleição, como são os casos de Mariana Carvalho (PSDB), Mauro Nazif (PSB) e Coronel Crisóstomo (PSL). São eles Breno Mendes (Avante), Daniel Pereira (Solidariedade), Carlinhos Camurça (Avante), Ieda Chaves (PSDB), Fernando Máximo (PSL), entre outros nomes também cogitados para esta peleja. Se os atuais federais de Porto Velho quiserem salvar os mandatos no ano que vem terão que ampliar seus redutos pelo interior. Mariana já está fazendo isto nas regiões de Jaru e Vilhena onde papai Aparício tem investimentos. 

Salvando a pele!

Dos tantos governadores eleitos na aba do presidente Jair Bolsonaro (ainda sem partido), três deles foram alvo de pedidos de impeachment nas assembleias Legislativas, e como se sabe, Wilson Witzel (Rio de Janeiro) acabou deposto. Os governadores do Amazonas Wilson Lima (PSC) e de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL) conseguiram se recompor as bases nas casas legislativas e salvaram a pele. Em Rondônia, o governador Marcos Rocha foi alvo de tentativa com de ameaça de afastamento, mas a iniciativa nem prosperou e hoje o Legislativo rondoniense está totalmente domesticado.

As pendencias

Em Rondônia apenas a cassação do deputado Aélcio da TV foi sacramentada assumindo o seu suplente, o deputado Ribamar Araújo. Ainda tem pendente a cassação do deputado estadual Edson Martins (MDB-Urupá) esgotados todos os recursos protelatórios perante o supremo, para dar lugar ao suplente Saulo Moreira (MDB-Ariquemes) ansioso para sua posse. Também a questão da falta de decoro parlamentar do deputado estadual Geraldo da Rondônia (PSC-Ariquemes) estava em pauta na Comissão de Ética, mas sem um desfecho até o presente momento.

Eleições 2022

Residindo em Brasília, onde trabalham em assessorias desde a derrota de 2018, o ex-senador Valdir Raupp e sua esposa, a ex-deputada federal Marinha Raupp estão reatando os contatos em Rondônia nos finais de semana visando objetivos para as eleições do ano que vem. É certo que Raupp deve disputar uma cadeira ao senado, Marinha que foi a deputada federal recordista de mandatos ainda não se posicionou sobre o pleito do ano que vem, mas pode reforçar a chapa a Câmara dos Deputados do partido, que só tem Lúcio Mosquini como representante.

Festival do Tambaqui

O secretário da Agricultura Evandro Padovani e o Diretor do Sebrae Daniel Pereira confirmam mais um Festival do Tambaqui, para o mês de setembro, quando a pandemia do coronavirus já estará mais amena. Uma promoção que já está se tornando uma tradição em Rondônia, a partir de Ariquemes, nosso grande produtor do pescado e que busca a popularização do delicioso peixe exportado para outros centros. Manaus, a capital amazonense, atualmente é uma das capitais que mais importam o tambaqui de Rondônia. A cadeia produtiva só tem aumentado com eventos realizados por rondonienses em outros estados e na capital federal.

Via Direta

***Uma estiagem severa chegou a Rondônia e seus principais rios já estão com seus níveis extremamente baixos. Seja o Rio Madeira em Porto Velho, o Jamari na região de Ariquemes, o Rio Machado em Ji-Paraná ***A Lei Maria da Penha já completou 15 anos e a violência cona as mulheres segue com índices elevados. A taxa de feminicidio tem aumentado geometricamente nos  últimos anos *** O afastamento do PSD, liderado nacionalmente pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab é mais uma perda do bolsonarismo no Congresso Nacional *** Trata-se de uma das maiores bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado *** Por falar em seca começam os primeiros reflexos no transporte de cargas de grãos na Hidrovia do Madeira *** O Dia dos Pais foi uma data comemorativa das mais comemoradas para o shopping da capital, supermercados e comércio lojista.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

Gente de Opinião Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)