Quarta-feira, 29 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Deputado Marcelo Cruz (PRTB) anunciou sua candidatura a prefeito de Porto Velho


Deputado Marcelo Cruz (PRTB) anunciou sua candidatura a prefeito de Porto Velho - Gente de Opinião

Mundo cínico

O mundo vive horas difíceis, dando trela aos profetas das desgraças, que veem em eclipses e cometas o “fim dos tempos”. Notícias preocupantes da volta do desmatamento em áreas de recuperação na Amazônia já circulam pela Europa, causando um temor crescente de que os esforços pela salvação do clima estão por um fio. Outra péssima notícia vem dos agricultores europeus, clamando pelo direito de desmatar para plantar mais.

Como a democracia significa agradar aos setores com maior influência para ganhar votos, os políticos europeus estão às voltas com as exigências dos ambientalistas, que acenam com o catastrofismo do “ponto sem retorno”, a partir do qual todo esforço para salvar o mundo será em vão, e dos agricultores europeus, que se levantam contra as leis que os obrigam a destinar 4% da terra para conservação natural, em favor de uma agricultura mais sustentável para proteger a biodiversidade.

Se os políticos da Europa sentirem que a pressão dos agricultores, que fazem a comida de hoje e querem ampliar suas áreas de cultivo, é mais forte que a dos verdes, que pregam sacrifícios hoje para garantir comida a comida do futuro, a tendência é a derrubada das leis de proteção às florestas. Detalhe curioso nesse quadro é que os mesmos agricultores europeus que querem devastar lá exigem que o Brasil proteja melhor nossa floresta para que eles possam ter futuro. Puro cinismo.

..............................................................................................

Nova reviravolta

Em nova reviravolta no cenário das eleições em Porto Velho, o jovem presidente da Assembleia Legislativa do estado de Rondônia Marcelo Cruz (PRTB) anunciou sua candidatura a prefeito da capital, mesmo sem dispor de espaço no horário gratuito de rádio e televisão e outras vantagens dos candidatos dos demais partidos. Sendo realmente candidato e muitos acreditam, que ele se lançou para indicar vice de algum nome de ponteira, terá como maior carta na manga o forte apoio do eleitorado evangélico. Conta ainda com uma poderosa chapa de candidatos a vereança de vários partidos nanicos a sua disposição e alinhamento com deputados estaduais.

Nas pesquisas

O deputado Marcelo Cruz tem como primeiro desafio tornar sua candidatura crível ao eleitorado para subir nas pesquisas e isto poderá ser feito com o lançamento efetivo do seu nome em um grande evento suprapartidário. O segundo ponto seria torcer para que o ex-deputado federal Leo Moraes (Podemos), fique de fora da peleja. Com estas duas condições ele teria chances de crescimento no eleitorado conservador, ainda mais se juntando aos preteridos do União Brasil Fernando Máximo e Cristiane Lopes e o ex-deputado federal Leo Moraes.

Mais postulantes

Com sete nomes já anunciados como possíveis candidatos ao Prédio do Relógio, sede do governo municipal de Porto Velho, a lista pode aumentar ainda mais com a decisão do diretório nacional do PT de projetar candidatos  próprios ns prefeituras nas capitais. Neste sentido, a ex-senadora Fatima Cleide, bem prestigiada na recente votação a Câmara dos Deputados, seria a ungida de Lula para o pleito local, jogada aos leões para enfrentar os postulantes bolsonaristas considerados por enquanto os reis da cocada preta na capital rondoniense. Mas ainda existem possibilidades das legendas nanicas de lançarem seus nomes nesta disputa. É muita gente!

Ações ampliadas

Os píratas do Madeira que antigamente só se dedicavam ao roubo de combustíveis, ao longo da hidrovia Porto Velho-Manaus, agora assaltam embarcações de passageiros, roubam celulares, demais eletrônicos e o que pintar pela frente, de frutas a peixe, de enlatados a carne resfriada. Além de ampliarem as suas ações, montaram base em terra na capital rondoniense e os locais escolhidos foram os conjuntos Morar Melhor, Orgulho do Madeira, Porto Madero e Cristal da Calama que oferecem alternativas de fugas rápidas pelas matas próximas. Com tantos criminosos nestes conjuntos, volta e meia cai alguém baleado, na disputa entre facionados. É coisa de louco!

Segmentos crescentes

Da pandemia para cá, centenas de restaurantes, bares, hotéis foram fechados e poucos conseguiram retomar as atividades em Porto Velho. Muitos comércios foram extintos, com centenas de lojas de confecções e outros pequenos negócios cerrando suas portas. Os corretores de imóveis estão urrando pela queda nas vendas nas imobiliárias. Mas é visível o crescimento e ampliação dos negócios de supermercados, de hospitais, de clinicas de saúde populares e tudo envolvendo a saúde. As avenidas Duque de Caxias e Quintino Bocaiuva, na capital, estão entulhadas de estabelecimentos da saúde variados, de laboratórios, clinicas e podologia.

Via Direta

***Não se vê movimentações políticas de lideranças antigas na capital, como do ex-prefeito José Guedes, do ex-ministro da Previdência Amir Lando. Tudo indicando que se aposentaram mesmo, como também o ex-prefeito Tião Valadares e o ex-deputado estadual, prefeito e senador Tomás Correia *** Também circula a informação que o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) também está fora das pelejas eleitorais nesta temporada *** Uma nova geração de políticos deverá surgir a partir das eleições de outubro sepultando de vez as antigas lideranças *** Ventos soprando para mais um escândalo rondoniense. O que será minha brava gente brasileira?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 29 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os governadores de Rondônia e os prefeitos de Porto Velho tem sido impiedosos

Os governadores de Rondônia e os prefeitos de Porto Velho tem sido impiedosos

Muitos a prenderEm vários estados continuam a ser presos os implicados nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Foi fácil identificá-los pelas r

Porto Velho uma das capitais campeãs de feminicídios no País?

Porto Velho uma das capitais campeãs de feminicídios no País?

Olho nele Prevendo a invenção da internet e a transformação do mundo em uma “aldeia global”, o filósofo Marshall McLuhan supôs que as grandes inven

A classe política rondoniense anda mesmo sem prestigio

A classe política rondoniense anda mesmo sem prestigio

Cinco BrasisApesar de servir a interesses duvidosos, o antiglobalismo localista não deixa de ter razão quando entende que há diferentes realidades g

A mídia cassolista projeta eleger muitos prefeitos e vereadores

A mídia cassolista projeta eleger muitos prefeitos e vereadores

Pajelança espacialParece um enredo de filme: recolher as plantas que os pajés amazônicos mais usam em suas curas e rituais e aplicar os princípios

Gente de Opinião Quarta-feira, 29 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)