Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Conspiração ridícula + A mesma decisão para Guedes + Serviço incompleto


Conspiração ridícula + A mesma decisão para Guedes + Serviço incompleto - Gente de Opinião

Conspiração ridícula

As teorias conspiratórias sobre a Amazônia são tão absurdas quanto o misticismo extraterrestre de lendas antigas. A teoria de que estrangeiros querem dominar a Amazônia foi desmontada pelo presidente Jair Bolsonaro, ao oferecê-la a investidores estadunidenses e japoneses, para explorar nióbio e grafeno. Nada de novo desde que, em 1914, Cândido Rondon ciceroneou Theodore Roosevelt em expedição científica pela Amazônia.

Anos depois, uma onda de entusiasmo cercou o projeto da Fordlândia. Mal comparando, saudar Ford por sua ideia altruísta de criar uma cidade-modelo em plena floresta equivale a estender o tapete para receber Elon Musk e a proposta de estender a internet pela Amazônia. Ford pelo menos investiu dinheiro em sua ideia. Musk ainda está longe disso, com seus negócios polêmicos. É no mínimo ingênuo, assim, supor que estrangeiros queiram dominar a Amazônia quando ela é oferecida pelo governo a quem nela pretenda investir.

Há pouco, o ex-vice-presidente americano Al Gore, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007,     a quem Bolsonaro ofereceu a possibilidade de explorar a Amazônia, disse que é “ridícula” e “absurda” a tese da internacionalização da floresta. Não faz sentido alimentar conspirações e ignorar as imensas possibilidades que a bioeconomia oferece. Investimentos em infraestrutura não caem do céu nem de naves interplanetárias.

....................................................................................

A mesma decisão

A mesma decisão que norteou o Diretório Nacional do PSB em retirar o professor Vinicius Miguel da disputa do governo de Rondônia e promover seu lançamento na disputa da Câmara dos Deputados também foi adotada pelo comando nacional do PSDB. Mandou seu candidato ao governo José Vieira Guedes disputar uma cadeira a Câmara dos Deputados. Tudo isto tem uma razão de ser: a partir de 2023 o rateio do fundão eleitoral será baseado na representatividade dos partidos no Congresso Nacional. Então é prioridade eleger deputados federais nas eleições 2022.

Pau cantando

Geralmente nas eleições estaduais quem mais leva cacete é o governador de plantão em busca de reeleição, por conseguinte era o coronel Marcos Rocha (União Brasil-Porto Velho) o favorito para levar mais bordoadas. No entanto, nesta largada de campanha quem está recebendo mais pancadaria é o senador Marcos Rogério (PL-Ji-Paraná), aquele que pratica fidelidade canina ao presidente Bolsonaro. Um dos medidores nas campanhas de crescimento é ataques dos adversários. Em Rondônia tem candidatos que já foram triturados com missas encomendadas mas acabaram eleitos.

Serviço incompleto

O prefeito de Porto Velho Hildon “Golias” Chaves e os irmãos Carvalho que negociaram o PSDB com o govenador Marcos Rocha estão fazendo o serviço incompleto como capitães do mato contra o candidato a governador dos tucanos, o ex-prefeito José “Pequeno David” Guedes. Já esmagaram Guedes, mas ceder uma candidatura a Guedes a Câmara dos Deputados pela legenda é prejudicar o projeto de eleição de Mauricio Carvalho a Câmara dos Deputados na capital, principal reduto do mauricinho. Além disto terá Guedes causando prejuízos a campanha de Mariana Carvalho ao Senado na capital. Mariana perdendo terreno na capital é um prato cheio para Expedito, Bagatolli e cia.

A conciliação

Com José Guedes em alta na capital é recomendável aos irmãos Carvalho – que seriam os principais prejudicados com a rebeldia de José Guedes – buscar uma conciliação com o ex-prefeito. A equação da eleição de Mariana ao Senado passa por fazer o dever de casa, uma boa vitória na capital, portanto unificar sua base é preciso. Também é o caso da eleição de Mauricio Carvalho a deputado federal. Ele não pode se dar ao luxo de ver seu eleitorado rachado na capital que é sua principal base. Não sei se ainda é possível está conciliação, mas é necessária neste contexto político.

Via Direta

*** O PSDB já esvaziado em Rondônia e transferido em revoada aos braços palacianos realiza convenção neste final de semana para homologar aliança com o governador Marcos Rocha (União Brasil) *** Mesmo revoltado com a punhalada, o ex-prefeito José Guedes que postulava o CPA Rio Madeira, pode aceitar uma candidatura a deputado federal como consolo caso pare de espernear *** O PSD de Expedito Junior marcou para 4 de agosto sua convenção estadual em Rolim de Moura, na Zona da Mata. Expedito Neto ponteando   a chapa de postulantes à Câmara dos Deputados, Expedito Junior na peleja como candidato ao Senado *** O centro comercial da Avenida Carlos Gomes em Porto Velho está reagindo sendo reabertas muitas lojas fechadas nos últimos dois anos de pandemia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Racha consumado, mala e cuia, caminho aberto e baita renovação

Racha consumado, mala e cuia, caminho aberto e baita renovação

Aviso sérioEm tempos de Fórum Econômico Mundial, reunião anual dos líderes do mundo para discutir o futuro de oito bilhões de seres humanos, o plane

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)