Porto Velho (RO) domingo, 27 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Bravatas e ameaças + Rosangela Donadon na parada + Do pobre ao nobre


Bravatas e ameaças + Rosangela Donadon  na parada + Do pobre ao nobre - Gente de Opinião

Bravatas e ameaças

Desabando nas pesquisas, o presidente Donald Trump recorre aos mais desesperados truques para tentar virar o jogo contra os democratas. Um dos truques foi propor o adiamento das eleições, mas sua manobra predileta é trocar tapas com a China, alimentando uma guerra comercial sempre contida.

Até bobagens como sementes chinesas supostamente enviadas pelo Correio a quem não as pediu e suspeitar do aplicativo de vídeo TikTok fazem parte das manobras de Trump para se revalorizar. Factoides de campanha eleitoral, em geral são bravatas e distrações para deixá-lo no topo dos comentários.

Mas em um ponto não se deve menosprezar os EUA: quando ameaçam guerra armada, geralmente atacam. “Algo vai acontecer com a Venezuela, isso é tudo que posso lhe dizer, algo vai acontecer e os Estados Unidos estarão muito envolvidos”, disse Trump ao responder sobre a situação naquele país.

Como é uma das habituais ameaças de Trump, não haveria muito a temer. No entanto, autoridades militares estadunidenses afirmaram em seguida que há generais brasileiros “trabalhando” para elas e a ONU denunciou que minas de ouro, diamante e bauxita da Amazônia venezuelana são em grande parte controladas por grupos criminosos que exploram, espancam e até matam trabalhadores. Intervenção à vista? Riquezas sempre atraem armas e disso não se pode duvidar.

...............................................................

Na parada

As bases pedetistas e dos partidos alinhados a uma grande aliança em gestação, estão conclamando a candidatura da deputada estadual Rosangela Donadon (PDT-Cone Sul) a prefeitura de Vilhena. Se for confirmada a postulação da parlamentar a campanha à reeleição do atual alcaide Eduardo Japonês (PV) já começa a correr risco. A parlamentar tem tido uma atuação irrepreensível na Assembleia Legislativa com suas ações direcionadas a Vilhena e demais municípios da região sul do estado.

Na história

Não poderia deixar de registrar a data histórica de 5 de agosto,  o dia da assinatura do decreto do então governador Jorge Teixeira de Oliveira criando os municípios der Rolim de Moura, na Zona da Mata rondoniense e Cerejeiras, no cone sul. São 37 anos de história e são dois municípios consolidados e que deram origem a tantos outros. De Rolim surgiu Santa Luzia, de Cerejeiras, o município de Pimenteiras nos anos seguintes.

Sapo pulando!

Como a necessidade faz o sapo pular, as diversas correntes petistas estão se unindo em torno do seu candidato a prefeito Ramon Cajuí e estão entrando em campo em defesa desta postulação. Lembro que quando o PT chegou ao auge em Rondônia, se dividiu em vários pedaços levando a legenda a sucessivas derrotas. A sigla que teve uma senadora, dois deputados federais, quatro deputados estaduais e até o prefeito da capital na onda Lula, acabou virando pó em Rondônia.

Do pobre ao nobre

O combate aos rabichos elétricos feitos com arame farpado em postes improvisados e os chamados “gatos” (ligações clandestinas) em vários bairros originados de invasões vai reduzir o risco de incêndio na periferia de Porto Velho e o custo da energia, já que toda a população acaba pagando o pato pelos roubos de energia praticados. Neste sentido, a companhia elétrica que sucedeu a Ceron anuncia que já erradicou 12 mil rabichos de arame farpado nos postes e “gatos”  residenciais – e inclusive de empresários e comerciantes que fraudavam os relógios.

Pata de coelho

Com a esquerda em baixa, também o PC do B que chegou a ser considerado um pé de coelho da sorte em alianças nas eleições municipais de Porto Velho também desandou e o partido liderado pelo ideólogo, sociólogo, poeta e dirigente partidário Francisco Batista Pantera se lascou. Tenta ressurgir na eleição de 2020, lançando um nome novo na praça, o ex-funcionário do deputado estadual Jair Montes, Samuel Costa. A legenda tem como nova base de apoio o LGTB na capital, que até pouco tempo era majoritariamente petista

Via Direta

***Os acontecimentos vão se precipitando e os Republicanos lançaram ex-deputado federal Lindomar Garçom a prefeitura de Porto Velho com apoio dos bispos da Universal *** Por outro lado o vereador Alan Queiroz que ser o candidato tucano a prefeito, já que acredita na desistência do atual alcaide Hildon Chaves *** Também o advogado Breno Mendes, ex-secretário de Hildon Chaves entra nas paradas na capital. Ele é candidato do Avante *** Como o custo Rondônia e nocivo para a economia do estado. Os políticos chantageiam todo mundo, de pipoqueiro a usineiro, de Praia do Tamanduá a Serra do Touro. Coisa de louco *** Lamentavelmente quando grandes empresas que se instalaram por aqui – caso das usinas – se veem obrigadas a pagar mais este custo Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Do laser ao 3D + Quadro alterado com as prisões + Quadro alterado + Ponto de desgaste

Do laser ao 3D + Quadro alterado com as prisões + Quadro alterado + Ponto de desgaste

Do laser ao 3D O essencial sempre encontra formas de expressão. Um exemplo disso é a Agrolab Amazônia, que achou no ambiente 3D a forma de reunir sem

Deserto ou Amazônia? + O favoritismo + Polos regionais e as polarizações + Os inspetores

Deserto ou Amazônia? + O favoritismo + Polos regionais e as polarizações + Os inspetores

Deserto ou Amazônia?Um ótimo produto do turismo mundial é um passeio de três dias na África, em veículos e camelos. No entanto, esse passeio nada m

Os bons exemplos + Noiva cobiçada + Rosani Donadon confirma candidatura + As chances de Marcito Pinto

Os bons exemplos + Noiva cobiçada + Rosani Donadon confirma candidatura + As chances de Marcito Pinto

Os bons exemplosOs tempos são terríveis. Pandemia, queimadas, desmatamento, venenos empesteando água, ar e terra. Nada disso vai mudar, ano após an

Boicotar o boicote  + Gostinho amargo + Formando bases + Aliança 2022

Boicotar o boicote + Gostinho amargo + Formando bases + Aliança 2022

Boicotar o boicote A imprensa mundial publicou com estardalhaço que ativistas do Greenpeace escalaram o telhado do prédio da Comissão Europeia, em Bru