Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Açaí ao sal + Composição de Marcos Rocha + Criatura x Criador + Com estratégia de Marcos Rogério


Açaí ao sal + Composição de Marcos Rocha + Criatura x Criador + Com estratégia de Marcos Rogério - Gente de Opinião

Açaí ao sal

O açaí tem um sabor próprio que em sua neutralidade pode servir a combinações tanto doces quanto salgadas. No Norte, o açaí acompanha muitas vezes o peixe frito. No Sudeste, compõe mais as iguarias doces. Em todos os casos, é um forte aditivo de energia aos pratos e receitas de que faz parte.

Com o desequilíbrio ambiental, o mar avança pelo Rio Amazonas, espalhando sal nas culturas ribeirinhas. Resultam daí a crescente produção do açaí salgado e água imprópria para consumo. Ela precisaria ser fervida, mas por causa do preço do gás é bebida com o risco de vômitos e diarreias e banhos que limpam o corpo mas deixam cheiro de peixe.

Difícil culpar deuses e anjos por uma situação ambiental que piora por conta do descuido humano. Como a natureza sempre procura se equilibrar, só se degrada após anos de más práticas, mas a recuperação também não é imediata. Exige constante boa prática. Seria ótimo, aliás, se já houvesse um mapeamento da biodiversidade. É até surpreendente que não exista, três décadas depois da Rio-92, vendida como o início de uma era de sustentabilidade. Menos mal que o Instituto Tecnológico Vale – Desenvolvimento Sustentável, por meio do grupo de pesquisa em Genômica Ambiental, iniciou um inédito sequenciamento de dezenas de espécies da Amazônia. Em tempos de açaí salgado, a iniciativa adoça um pouco o amargor do relaxo ambiental.

....................................................................................

Composição

Como um polvo e seus tantos tentáculos, o governador Marcos Rocha (União Brasil) vai entrando nas linhas inimigas e agarrando a unha novos aliados. São quase 30 prefeitos reforçando seu projeto de reeleição, articulações bem-sucedidas como a cooptação da ex-vereadora Cristiane Lopes e agora, conforme rola dos bastidores está acertando o respaldo do candidato favorito da atual jornada, Ivo Cassol. Neste entendimento a deputada federal Jaqueline poderia ser a sua vice ou fazer sua dobradinha ao Senado. É o que rola nos bastidores políticos e a atenção política atribuída a Jaqueline pelo Gov. é um robusto indicio de composição.

Cenário atual

A grande verdade é que os bastidores políticos trabalham neste momento nas tratativas sobre as eleições ao governo estadual sem a presença do ex-governador Ivo Cassol (PP), com sus impedimentos na justiça e sem o desistente HIldon Chaves (PSDB), prefeito de Porto Velho, interessado agora em eleger a esposa Ieda a deputada federal ou emplacar seu nome como possível candidata a vice-governadora numa chapa de ponteira. Quem estaria mais próximo do seu passe, seria o senador Marcos Rogério, candidato da composição que também reúne Expedito Junior (PSD).

Criatura x Criador

Sem a presença do favorito Ivo Cassol, mais a desistência do prefeito Hildon Chaves em buscar o Palácio Rio Madeira, a polarização ficaria entre as forças políticas reunidas em torno do atual governador Marcos Rocha (União Brasil) e do ex-governador Confúcio Moura. É uma guerra entre a criatura, caso de Marcos Rocha, contra seu criador, o governador Confúcio Moura. Teremos uma previsível eleição em dois turnos e entre os dois candidatos bolsonaristas Marcos Rocha e Marcos Rogério, o mandatário de plantão larga bem a frente reforçado também pelos recursos do seu partido, o União Brasil, que detem a maior fatia do fundão eleitoral.

Com estratégia

Para ter alguma chance contra os favoritos as duas vagas ao segundo turno, o combativo senador Marcos Rogério (PL) vai ter que quebrar está polarização, garantir a neutralidade do presidente Bolsonaro na disputa rondoniense caprichar nas suas alianças. Seu calcanhar de Aquiles na capital, Porto Velho, é seu candidato ao Senado Expedito Junior, escondido da campanha a prefeito de Hildon Chaves na eleição de 2020, mas que mesmo assim causou danos na campanha do tucano. No estado o trunfo de M. Rogério é o apoio do eleitorado evangélico, onde em algumas regiões é majoritário.

A aposentadoria

Residindo no Rio de Janeiro, o ex-governador Oswaldo Piana Filho não pensa mais em disputar cargos eletivos. Foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e governador de Rondônia e deixou como seu grande legado o Linhão, a partir da Usina Hidrelétrica de Samuel em Porto Velho até Ji-Paraná, na região central do estado que sofria constantes blecautes. Nos anos 90 os migrantes chegavam na segunda e já na terça--feira faziam protestos fechando até a pontes exigindo energia. Mesmo com arrecadação minguada naquela época Piana, alinhado com a bancada federal, fez das tripas o coração e atendeu a reivindicação da BR.

Via Direta

*** O astuto ex-governador Confúcio Moura, senador licenciado, é mais candidato do que nunca ao Palácio Rio Madeira que ele ajudou a construir em suas duas gestões *** Tem percorrido o estado, costurado acordos, conciliado o partido e já trabalha numa poderosa nominata de postulantes a Câmara dos Deputados *** Como se sabe, dependerá desta representatividade no Congresso Nacional o rateio do bolo do fundão eleitoral. Então eleger deputados federais conta muito nesta peleja *** O ex-deputado estadual Jesuíno ainda acredita, mesmo com a ALE catimbando o jogo, que assumirá a cadeira do deputado cassado, o barraqueiro Geraldo da Rondônia *** Jesuíno tem pressa de assumir e já tocar seu projeto der reeleição, mas a casa de leis, nenhuma pressa.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Infovia, novo tempo + BR 319, os protestos + Efeito Orloff + Baita entusiasmo

Infovia, novo tempo + BR 319, os protestos + Efeito Orloff + Baita entusiasmo

Infovia, novo tempo Na mesma época e na mesma região, ocorreu no Sul um calor superior a 40 graus e uma geada. No Norte, a secas e inundações se al

Sonho amazônico + Jogo de estratégia de Confúcio + A escolha do vice + Melhores vices

Sonho amazônico + Jogo de estratégia de Confúcio + A escolha do vice + Melhores vices

Sonho amazônicoPensar em uma bolha de internet é imaginar pessoas distantes reunidas para comungar crenças, informações segmentadas e celebrar afin

Cartas na manga de Cassol + O eleitorado de Porto Velho + Visita de Lula + Espírito e vontade

Cartas na manga de Cassol + O eleitorado de Porto Velho + Visita de Lula + Espírito e vontade

Espírito e vontadeA lição contida na apreciada animação “Ainbo – A Guerreira da Amazônia”, de Richard Claus e Jose Zelada, é de que, acredite-se ou

Verdade apagada + Prática de rachadinhas + Fernandinho Beira-Mar + Olho no fundão

Verdade apagada + Prática de rachadinhas + Fernandinho Beira-Mar + Olho no fundão

Verdade apagada O deslumbramento de chegar sem preparação à selva da internet levou muita gente a compartilhar mentiras, memes distorcidos, pegadin