Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A disputa pelas 23 cadeiras em Porto Velho é um jogo muito desigual


A disputa pelas 23 cadeiras em Porto Velho é um jogo muito desigual - Gente de Opinião

Olhar profundo

A imagem da árvore é forte. Ela é toda uma síntese da natureza: a semente contém o futuro, raízes significam a ligação direta entre o ser vivo e a terra, as folhas interagem com o ar que se respira, o tronco narra a história de uma vida. Não é por acaso que a destruição de árvores – o desmatamento – seja o elemento de maior impacto nas avaliações sobre a piora do clima.

No entanto, é preciso ter em conta que reduzir o desmatamento não significa impedir a degradação da floresta. Não é dever dez, pagar dez e fechar a conta. Segundo Ovidiu Csillik, especialista em sensoriamento remoto da Wake Forest University (EUA), autor de estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, a degradação ambiental por desmatamento responde por apenas 17% das emissões de carbono, enquanto 83% são causados por outras ações humanas e distúrbios naturais.

Aplicado a partir do escaneamento a laser aéreo da região, o estudo avalia com mais exatidão as alterações na floresta que o olhar superficial das imagens de satélite. Não absolve o desmatamento, mas chama a atenção para as ações de maior impacto. Em seu tempo, ao ser enviado à Amazônia, Euclides da Cunha observou: “Temos sido um elemento de antagonismo terrivelmente bárbaro da própria natureza que nos rodeia”. Desmatando ou fazendo pior, o antagonismo continua mesmo com a festejada redução das derrubadas.

.......................................................................................................

Gatinhos famintos

Assim como existem vereadores com forte estrutura para disputar a eleições municipais ocorre uma multidão de pretendentes as 23 cadeiras da Câmara Municipal de Porto Velho urrando como órfãos abandonados nas ruas da capital, carentes de abrigo. Como gatinhos vadios famintos, tateando um pires de leite buscam socorro, tadinhos, aos candidatos a prefeitos em busca de recursos, advindos do fundão eleitoral. Muitos recebem a porta na cara. O pix é reservado para aqueles nomes considerados com mais chances de se eleger, transferindo votos para os postulantes a alcaides no pleito de outubro.

Jogo desigual

A disputa pelas 23 cadeiras em Porto Velho é um jogo muito desigual. A começar pelos atuais vereadores que concorrem a reeleição com os bolsos recheados, possivelmente da fidelidade canina aos projetos emanados da municipalidade, cujos projetos  sequer lidos para serem aprovados a toque de caixa. Não bastasse, existem nomes de postulantes bem abastados, com patrimônio vultuoso nas paradas. Parentes de políticos bem posicionados, casos dos deputados Jean Oliveira, Alan Queiroz, Cristiane Lopes, Expedito Junior, Rosangela Donadon, e de ex-parlamentares como Jair Montes  e ainda nas paradas filhos de comerciantes ricaços como Sandubas e Paroca.

Difícil acreditar

Tem algumas coisas difíceis de acreditar, ruim de engolir nestas eleições na capital. Sabendo-se que uma vitória de Mariana Carvalho (UB), fortalece os projetos do governador Marcos Rocha disputar o Senado e de Hildon Chaves pleitear o CPA Rio Madeira, como se pode acreditar que o senador Jaime Bagatolli (PL), se aprontando para disputar o governo estadual em 2026, apoia com sinceridade esta aliança chapa branca de Mariana? Como é possível engolir que o vice-governador Sergio Gonçalves, que vai disputar a reeleição substituindo Rocha, está verdadeiramente engajado a favor de Mariana, sabendo-se que uma vitória sua faz decolar Hildão como um foguete ao governo estadual?

Amor e ódio

Também existem casos de amor e ódio na grande aliança Mariana com fé. Por acaso é crível que o senador Marcos Rogério, ama o governador Marcos Rocha? Ele foi obrigado a se aliar aos adversários e apoiar Mariana pelos irmãos Bolsonaros, disputará uma cadeira ao Senado tendo como um dos oponentes justamente o governador Marcos Rocha, um dos grandes favoritos para ganhar a peleja ao Senado. E desde quando os políticos fazem o jogo para favorecer adversários? Num eventual segundo turno, todos eles, o vice Sergio Gonçalves, Rogério, Bagatolli e Crisóstomo bem que podem virar a casaca contra a pupila de Hildão...

Já ganhou

Outro problema que ocorre na coalizão Mariana com fé é o clima de já ganhou e muitos políticos já brigando por cargos entre si. Hildão e Marcão, tem que entender que tanto otimismo pode prejudicar a sua ungida, desmobiliza as forças da aliança até. Na primeira pesquisa que ela fraquejar a desconfiança vai se instalar com muita gente virando a casaca. E ainda tem o problema de rejeição, ainda não resolvida e que no decorrer da campanha poderá vir à baila. A candidata chapa branca teria a maior rejeição de todos os candidatos, algo omitido nas primeiras pesquisas.

Via Direta

*** As polarizações nas eleições da região amazônica: Em Rio Branco, no Acre, o ex-prefeito petista, agora filiado ao MDB, Marcus Alexandre vai levando vantagem sobre o candidato bolsonarista, o prefeito Tião Bocalon (PP). Em Manaus, o prefeito David  Almeida numa peleja polarizada com o deputado federal Armon Mendel *** Em Porto Velho, como em Manaus temos um confronto de bolsonaristas. De um lado, Mariana Carvalho (União Brasil) de outro Leo Moraes (Podemos) *** A possibilidade de eleições em dois turnos é grande nas referidas capitais *** Ainda vai para longe a reforma do porto Cai N’Agua em PVH. Nem a licitação foi feita ainda. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Assembleia Legislativa está comemorando 42 anos de instalação, com sua imagem prejudicada

A Assembleia Legislativa está comemorando 42 anos de instalação, com sua imagem prejudicada

A combinação do cofreUm mendigo se depara com um cofre cheio de riquezas, mas não sabe abrir. No caso das terras raras, o mendigo é o Brasil. Tem s

Uma carrada de ex-prefeitos entra na briga por cargos eletivos nas eleições de 2026

Uma carrada de ex-prefeitos entra na briga por cargos eletivos nas eleições de 2026

Que o mercado resolva Além de seus mistérios, contradições e paradoxos, a Amazônia apresenta desafios e situações originais e surpreendentes. Quant

Os estados do Sul do País estão pagando muito caro pelo desmatamento

Os estados do Sul do País estão pagando muito caro pelo desmatamento

A resposta sopra ao ventoPerguntar qual será o futuro das cidades amazônicas é fundamental quando se pensa em soluções para os problemas atuais e e

Um novo clã político está se formando na Região do Café e Zona da Mata

Um novo clã político está se formando na Região do Café e Zona da Mata

Tudo essencialSegundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a industrialização é condição essencial para que a Amazô

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)