Porto Velho (RO) sábado, 14 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Agronegócio - Nacional

Gestão da informação abre espaço para nova relação de trabalho na Pecuária

Oportunidades de crescimento profissional, melhorias das condições de trabalho, e qualificação da mão-de-obra são benefícios da adoção de novas tecnologias no campo


A incorporação da gestão da informação na Pecuária, por meio da tecnologia, favorece as condições de trabalho, estimula o crescimento do profissional do campo e permite um plano de carreira baseado em meritocracia. É o que mostra os depoimentos de colaboradores e gestores da Agro-Pastoril Paschoal Campanelli, cliente da Gestão Agropecuária (GA) desde 2015, que faturou R$ 250 milhões em 2016.

Na Campanelli, as atividades produtivas realizadas em mais de 15 mil hectares de terras são monitoradas a quase 100 quilômetros de distância da matriz da empresa, com o compartilhamento remoto de dados sobre equipamentos, veículos e máquinas, realizado pelas aplicações e plataformas da GA.

A gestão da informação, como uma solução para implantação de uma remuneração variável da equipe, por meritocracia, é uma estratégia defendida pelo diretor da empresa, Victor Campanelli, eleito como Top Farmer 2017 pela revista Plant Project. “O gerenciamento e controle da qualidade e do rendimento operacional nos possibilita fazer um diagnóstico completo para a otimização das atividades e para definição de uma remuneração variável da equipe. A gente para de achar e começa a ter certeza e faz a gestão com zero paixão e 100% razão”, afirma Victor Campanelli.

Essa mudança de pensamento elevou a média de produtividade da pecuária brasileira para 5,57 arrobas por hectare entre os anos de 2013 e 2017, conforme o recente estudo “Ativos da Pecuária de Corte”, feito pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O que significa um crescimento de 22,2% em relação aos índices obtidos entre 2007 e 2012.

A gestão da informação é bem-vinda quando o trabalhador tem a oportunidade de trocar o trabalho exaustivo por condições mais confortáveis e dignas. Tatiano Sousa, motorista na Campanelli há seis anos, é operador do TGT, solução da GA que realiza o fornecimento do trato para bovinos, com a automatização e controle da distribuição. “A automação chegou só para nos ajudar. A cada dieta que eu carrego, o sistema me mostra os currais que tenho que ir. Nosso trabalhou ficou mais rápido, sem falar do conforto do ar condicionado e da tranquilidade de ter um cronograma para seguir”, conta Tatiano.

Quem cresceu profissionalmente graças a adesão da gestão da informação é Alex Fernandes, que começou na fazenda há 21 anos, como profissional de serviços gerais, e hoje ocupa o posto de operador de trato no confinamento. “Quando a tecnologia chegou foi um desafio, mas logo aprendemos a incorporar essa facilidade na nossa rotina, com o apoio de um eficiente suporte da GA, feito in loco por experientes zootecnistas”, afirma Alex.

A tecnologia na alta performance do negócio serviu ainda para estimular e motivar um maior envolvimento da equipe, segundo a gestora da Fábrica de Ração da Agro-Pastoril Campanelli, Bruna Caldas. “Com os softwares da GA, a gente consegue incentivar os colaboradores, a partir de uma meritocracia mais assertiva e, por outro lado, a operação é muito bem gerida”, analisa Bruna Caldas.

Para o diretor de Inovação e Desenvolvimento da GA, Paulo Marcelo Dias, com a implementação da gestão da informação, o empresário rural pode ter confiabilidade no que está sendo feito no campo. Não dá para maquiar dado nenhum, o que o software apresenta é a realidade da fazenda. “Além de colocar na mão do gestor, tudo o que acontece na propriedade, a tecnologia contribui para a fixação do homem no campo”, afirma Paulo Marcelo Dias, ao lembrar que os trabalhadores recebem treinamentos periódicos, fortalecendo seu currículo e valorizando o ofício.

Sobre a Gestão Agropecuária (GA)


Tradicionalmente inovadora, a Gestão Agropecuária (GA) é uma empresa especializada em gestão da informação. Atualmente, possibilita o controle, em tempo real, dos dados zootécnicos e financeiros de 570 fazendas. Sediada em Maringá (PR), com mais de 11 anos no mercado, é uma das pioneiras no desenvolvimento de tecnologia para a pecuária brasileira. Ao considerar os produtores como empresários rurais, a empresa desenvolve sistemas de gestão modernos para a cadeia de produção de carne que oferecem segurança na hora da tomada de decisões. As soluções especializadas da GA em confinamento, gestão do trato, IATF, engorda a pasto e rastreabilidade consolidam a empresa como uma referência de mercado, com produtos comprovados pelos melhores produtores do Brasil, Paraguai e Bolívia. São mais de cinco milhões de cabeças controladas anualmente nos sistemas GA, mais de um milhão de cabeças atendidas com automação do trato e mais de 3,5 milhões de cabeças confinadas anualmente pela empresa, o que representa 60% de participação no mercado. A empresa estima que 29,5 milhões de pessoas alimentadas pela produção de carne gerida e controlada pelos seus sistemas.

Mais Sobre Agronegócio - Nacional

Estância Bahia Leilões aquece os martelos para o Mega Leilão 10.019 em Água Boa e Cuiabá

Estância Bahia Leilões aquece os martelos para o Mega Leilão 10.019 em Água Boa e Cuiabá

Os preparativos para o Mega Leilão 10.019 da Estância Bahia Leilões em Água Boa (20 de abril) e em Cuiabá (18 de maio) estão a todo vapor na leiloeira

Ipea projeta crescimento de 0,4% do PIB agropecuário em 2019

Ipea projeta crescimento de 0,4% do PIB agropecuário em 2019

Melhora do desempenho da lavoura é um dos destaques O setor agropecuário brasileiro deve avançar 0,4% em 2019. Projeções realizadas pelo Grupo de Conj

Central de reprodução equina comprova benefícios da implantação por sementes e resistência da forrageira do gênero Cynodon

Central de reprodução equina comprova benefícios da implantação por sementes e resistência da forrageira do gênero Cynodon

Praticidade e segurança são importantes benefícios desta cultivar A Central Araçá Reprodução Animal, na cidade de Araçatuba/SP, tem como negócio princ

Embrapa disponibiliza Sistema de Produção do Açaizeiro para Amazônia Ocidental

Embrapa disponibiliza Sistema de Produção do Açaizeiro para Amazônia Ocidental

A demanda pela polpa do açaí e seus derivados é crescente, principalmente após a “açaimania”