Porto Velho (RO) sábado, 28 de março de 2020
×
Gente de Opinião

Agricultura

Vilhena e Porto Velho recebem Dia de Campo de Soja da Embrapa em fevereiro e março


Foto: Rafael Rocha - Gente de Opinião
Foto: Rafael Rocha
Os Dias de Campo de Soja 2020 da Embrapa e parceiros em Rondônia serão realizados sempre com início às 8h30. No dia 20/2 será em Vilhena, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, na BR 364, km 6. E, no dia 5/3, em Porto Velho, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, localizado na BR-364, Km 5,5. A entrada é gratuita, com inscrição feita na hora do evento e é aberto a produtores, técnicos, estudantes e ao público que tem interesse no assunto. Mais informações, ou dúvidas, nos telefones (69)3321-2564 ou (69)3219-5051.
 
Serão apresentadas 18 cultivares de soja, sendo cinco transgênicas e 13 convencionais, tanto desenvolvidas pela Embrapa e também de parceiros. Os participantes terão ainda informações sobre o manejo da cultura, sistemas integrados de produção e comercialização e custos de produção. 
 
Segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia, a expectativa é de que o estado tenha uma boa safra de soja. “Tivemos condições climáticas favoráveis para a soja. Já caminhamos para quase 50% de área colhida e a expectativa é boa”, aponta Godinho. 
 
Rondônia é o terceiro maior produtor de soja da Região Norte e cultivou na safra 2018/2019 cerca de 300 mil hectares do grão, produzindo, aproximadamente, 1 milhão de toneladas. Quando se avalia a produtividade, o estado fica em primeiro lugar da região, com produtividade média na última safra de 3.325 kg/ha, apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
 
De acordo dados da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, a área plantada com soja em Rondônia, na safra 2019/2020, deverá ser 4,3% maior do que a da safra anterior, alcançando 348,4 mil hectares. A produção está estimada em 1,14 milhão de toneladas, aumento de 2,7% em relação à safra passada. 
 
O estado segue a tendência nacional de uma safra recorde. Estima-se um volume total na ordem de 251,1 milhões de toneladas, sinalizando incremento de 3,8% ou 9,1milhões de toneladas em relação à safra 2018/19. A cultura da soja deve ser 7,1% superior em relação à safra passada, produzindo 123,2 milhões de toneladas. Esse incremento se deve ao aumento da área cultivada em 2,3% e às condições climáticas favoráveis.
 

Parceiros

 
Os Dias de Campo de Soja 2020 são uma realização da Embrapa Rondônia e contam com a parceria do Instituto Soja Livre, AgroCat, Sementes Ypameri, Adama, Central Agrícola, Sementes Quati, Solcampo, Tratoron, Ihara, Nufarm e Aprosoja Rondônia.

Mais Sobre Agricultura

Após o final da colheita de soja, produtores de Rondônia investem no milho 2ª safra

Após o final da colheita de soja, produtores de Rondônia investem no milho 2ª safra

Os agricultores de Rondônia já colheram 78% da soja plantada, principalmente no cone sul do estado, como em Vilhena, Pimenteiras do Oeste, Cabixi. A m

Comitiva da cidade de Mato Grosso visita Rolim de Moura para conhecer projetos implantados pela Semagri

Comitiva da cidade de Mato Grosso visita Rolim de Moura para conhecer projetos implantados pela Semagri

Autoridades ligadas ao setor agrícola do município de Alta Floresta (MT), visitam Rolim de Moura (RO), desde a manhã desta quarta-feira, (11/03). A

Rondônia: Robustas Amazônicos são matéria-prima para produtos de beleza

Rondônia: Robustas Amazônicos são matéria-prima para produtos de beleza

Na tarde desta terça-feira, 11, foi realizado o Encontro Sabor e Beleza, com a apresentação de cosméticos naturais que têm como base cafés Robustas Am

Com foco na tela Campestre, Belgo Arames participa do Dia de Campo Senar Mais Carne (GO)

Com foco na tela Campestre, Belgo Arames participa do Dia de Campo Senar Mais Carne (GO)

A Belgo Arames participa no dia 1º de fevereiro, a partir das 8h, do Dia de Campo Senar Mais Carne, no Sítio Terra Nova, em Trindade (GO). A empresa d