Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Seminário marca a primeira etapa de projeto que vai impulsionar a cacauicultura em Rondônia


Seminário marca a primeira etapa de projeto que vai impulsionar a cacauicultura em Rondônia - Gente de Opinião

Nesta quarta-feira (04), foi realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ) o Seminário Cacau Sustentável. Trata-se da primeira etapa de um projeto desenvolvido pelo Sebrae em Rondônia e aprovado junto ao fundo europeu AL-INVEST.  

"Este é um projeto que irá beneficiar 300 pequenos negócios, atores da cadeia produtiva do cacau. Ao longo do projeto, serão oferecidas capacitações e consultorias, visando o desenvolvimento sustentável com foco em economia verde e circular", detalhou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Rondônia, Darci Cerutti. 

O Seminário desta quarta-feira aconteceu das 9 às 13 horas. Na oportunidade, foram tratados temas como a EURD, o novo regulamento europeu para rastreabilidade de produtos produzidos em zonas livres de desmatamento, bem como os programas de rastreabilidade exigidos pelas empresas compradoras de cacau. Também foi realizado um talk show com os palestrantes e produtores, onde diversos assuntos relevantes fizeram parte do bate-papo. 

Vale destacar que o AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia que tem, como principal objetivo, promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina. Tudo isso, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular.  

Além disso, através da Componente 1, o programa administra fundos para a implementação de projetos inovadores de associações de pequenas empresas para promover práticas sustentáveis no setor privado. Esta etapa é liderada pela Sequa, uma organização alemã sem fins lucrativos que opera em todo o mundo com o objetivo de promover o setor privado. 

"O Seminário Cacau Sustentável foi o evento de lançamento deste projeto que tem duração de 24 meses e investirá 380 mil euros na cacauicultura até maio de 2026", completou o diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia, Clébio Billiany de Mattos.

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Feira Agrotec 2026 é lançada com foco no fortalecimento no agronegócio de Porto Velho

Feira Agrotec 2026 é lançada com foco no fortalecimento no agronegócio de Porto Velho

A Feira Agrotec 2026 foi lançada nesta quinta-feira (26), pela Prefeitura de Porto Velho, com foco no fortalecimento do setor produtivo rural. O event

Produção de café em Rondônia se recupera e deve alcançar 2,7 milhões de sacas em 2026

Produção de café em Rondônia se recupera e deve alcançar 2,7 milhões de sacas em 2026

Dados do primeiro levantamento da safra de café 2026, divulgados pela Conab, indicam que o estado, após dois anos de baixa produção, em razão de con

Curso de tratorista agrícola fortalece autonomia das mulheres no campo em Porto Velho

Curso de tratorista agrícola fortalece autonomia das mulheres no campo em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), em parceria com o Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais,

Primeiro Empretec Rural de Rondônia capacita produtores e fortalece gestão no campo em Santa Luzia d’Oeste

Primeiro Empretec Rural de Rondônia capacita produtores e fortalece gestão no campo em Santa Luzia d’Oeste

Produtores rurais de Santa Luzia d’Oeste participam da 1ª edição do Empretec Rural realizada em Rondônia. O seminário intensivo, que começou nesta s

Gente de Opinião Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)