Sebrae mobiliza secretários municipais em torno da produção de cacau e café

Evento acontece nesta sexta em Cacoal e contará com a presença do ex-prefeito de Maringá Silvio Barros


Sebrae mobiliza secretários municipais em torno da produção de cacau e café  - Gente de Opinião

Acontece nesta sexta (24), no escritório regional do Sebrae em Cacoal, um importante evento que reunirá secretários municipais de agricultura e planejamento da região central do estado. Trata-se de uma iniciativa do Sebrae em Rondônia para capacitar os gestores municipais em um planejamento estratégico com vistas a ganho de competitividade de mercado nas culturas de café e cacau na região. O ex-prefeito de Maringá Silvio Barros fará uma palestra na oportunidade. 

A iniciativa faz parte da programação da 1ª Semana do Café e do Cacau de Cacoal, que tem por objetivo fortalecer a cafeicultura e fomentar a cultura do cacau na cidade, servindo até mesmo como inspiração para os outros municípios rondonienses. A Semana do Café e do Cacau de Cacoal acontece entre os dias 24 de junho e 2 de julho com extensa programação. 

O evento é aderente ao programa Cidade Empreendedora e Inovadora, que trabalha dez eixos de desenvolvimento nos municípios para que os mesmos possam criar ambientes mais favoráveis à geração e negócios locais. Em Rondônia, todos os municípios são signatários do programa, um feito somente alcançado aqui. 

Para o diretor superintendente em exercício do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, será uma grande oportunidade para o poder público: “O Silvio Barros, que é um palestrante renomado, vem com toda a bagagem de já ter sido gestor público de um município com tantos recursos, que é Maringá, e deve dar insights aos nossos secretários municipais e equipes. Um grande momento de conhecimento, mas que certamente terá impactos na ponta, junto ao produtor rural”, explica Samuel, que fará também uma oficina de planejamento estratégico com os participantes. 

A região de Cacoal e municípios circunvizinhos é bastante próspera e tem conseguido alcançar grandes resultados tanto na cafeicultura como na cacauicultura. Não por acaso o Sebrae em Rondônia tem atuado de maneira direta junto a essas duas cadeias produtivas, apoiando e fomentando os produtores participantes das iniciativas promovidas pelo Sebrae e parceiros. “Os produtores precisam pensar suas propriedades como empresas rurais e, como tal, devem ter gestão, dar lucro, pensar estrategicamente a conquista de novos mercados e introduzir ferramentas de inovação e tecnologia, ganhando produtividade e aumentando sua competitividade”, explica Samuel. 

A programação do evento deve se iniciar às 8h e se estenderá durante o dia com debates, palestras e oficinas. Certamente os participantes levarão para suas bases não apenas conhecimento, mas também maior motivação para trabalharem politicas públicas que facilitem e destravem eventuais gargalos à produção. 

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar já é realidade em Ariquemes

Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar já é realidade em Ariquemes

A Prefeitura de Ariquemes, através do Banco de Alimentos do município, iniciou nesta segunda-feira, 08, a entrega dos produtos adquiridos através do

Seagri retoma ações do Programa “Mais Produção/Calcário” em Rondônia

Seagri retoma ações do Programa “Mais Produção/Calcário” em Rondônia

A Secretaria de Estado da Agricultura - Seagri, retomou este mês, a entrega de calcário no Estado. A ação é realizada através do programa “Mais Prod

Agricultor colhe os frutos do seu reflorestamento em Sistema Agroflorestal

Agricultor colhe os frutos do seu reflorestamento em Sistema Agroflorestal

A experiência do agricultor familiar Ailson Guerra e de sua esposa, Ivonete de Jesus Guerra, como beneficiários do projeto Plantar Rondônia é um bom

Sebrae, governo do estado, prefeitura de Jaru, OCB/Sescoop e parceiros incentivam o cooperativismo no cacau rondoniense

Sebrae, governo do estado, prefeitura de Jaru, OCB/Sescoop e parceiros incentivam o cooperativismo no cacau rondoniense

Com o objetivo de debater a importância da gestão para fortalecimento dos diferentes elos da cadeia de valor do cacau a partir da organização social