Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Sebrae firma apoio à Feira Tecnológica dos Cafés de Rondônia


Sebrae firma apoio à Feira Tecnológica dos Cafés de Rondônia - Gente de Opinião

A realização da Feira Tecnológica dos Cafés de Rondônia - Robustas Amazônico marcará um novo momento para a cafeicultura rondoniense. Nos últimos anos, o café produzido nas diversas regiões do estado tem conquistado o seu espaço no cenário nacional e também internacional, onde a Feira deve contribuir ainda mais com a promoção dos cafés produzidos em Rondônia.

Recentemente, uma reunião aconteceu para definir diversos assuntos para a garantia do sucesso da Feira, entre eles logística, infraestrutura e recursos. Participaram desta reunião, representando o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Rondônia, o diretor-superintendente do Sebrae RO, Clébio Billiany de Mattos, e a assessora Fabiana Riva.

“A promoção desta feira apresenta mais um passo importante para Rondônia, gerando maior visibilidade para o Café produzido no estado e que já é reconhecido por sua qualidade no Brasil e no mundo. Por isso, com certeza, é mais um evento que terá o apoio do Sebrae RO”, enalteceu Clébio Billiany.

Do ponto de vista do superintendente do Sebrae RO, a reunião foi fundamental para articular e alinhar todas as estratégias para a realização da Feira, que está sendo planejada tanto para os expositores de café especiais, como para os empreendimentos voltados à inovação e tecnologia na agricultura e às instituições que apoiam o cultivo do café. A Feira acontecerá em outubro, no município de Cacoal. Dentro deste evento, serão anunciados e premiados os vencedores da 9ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – o Concafé.

“O cultivo do café representa a maior produção de lavouras permanentes em Rondônia, por isso a importância de realizar ações que promovam a cadeia produtiva. Neste sentido, o Sebrae articula ações junto às instituições públicas e privadas, com o intuito de melhorar o ambiente de negócios dos pequenos empreendedores rurais”, descreveu a assessora Fabiana Riva.

A reunião foi promovida pela Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), recepcionada pela Associação dos Cafeicultores da Região das Matas de Rondônia (Caferon), juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), o Sicoob, o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), a LaCoop Brasil – Cooperativa dos Agricultores Familiares da Amazônia,  o Câmara Setorial do Café, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Rondônia (Senar/RO), a Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon) e demais convidados.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Anater lança edital para regularizar áreas e apoiar a produção em 7,3 unidades da Agricultura Familiar na Amazônia Legal

Anater lança edital para regularizar áreas e apoiar a produção em 7,3 unidades da Agricultura Familiar na Amazônia Legal

A Anater lançou, dia 02, a chamada pública n° 001/2026, para contratar entidades parceiras credenciadas interessadas em atuar com assistência técn

 Rondônia é Plano Safra da Agricultura Familiar

Rondônia é Plano Safra da Agricultura Familiar

O Governo do Brasil retomou o Plano Safra da Agricultura Familiar na safra 2023/2024. Desde então, os agricultores familiares de Rondônia já contrat

Sebrae fortalece a cafeicultura de Rondônia e consolida avanços para a agricultura familiar em 2025

Sebrae fortalece a cafeicultura de Rondônia e consolida avanços para a agricultura familiar em 2025

A atuação do Sebrae em Rondônia ao longo de 2025 reforçou o desenvolvimento da cafeicultura no estado e contribuiu de forma direta para fortalecer a

Assistência técnica e extensão rural encerra 2025 com metas executadas e valores recordes na produção cafeeira

Assistência técnica e extensão rural encerra 2025 com metas executadas e valores recordes na produção cafeeira

O governo de Rondônia encerra o ano de 2025 com mais de 90% das metas estabelecidas para a assistência técnica e extensão rural, devidamente cumprid

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)