Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Sebrae e CocoaAction debatem a produção de Cacau em Rondônia

Organização Não Governamental, pré-competitiva de iniciativa público-privada pode apoiar ações do Sebrae


Sebrae e CocoaAction debatem a produção de Cacau em Rondônia - Gente de Opinião

Na última semana (22) o Serviço de Apoio às Mico e Pequenas Empresas (Sebrae em Rondônia), cumpriu uma agenda on line com a iniciativa CocoaAction, uma ONG que promove ações para fomentar a produção do cacau ao redor mundo, sempre com foco na sustentabilidade. O objetivo da reunião virtual foi o estreitamento de relacionamento0 para encontrar convergência na atuação das duas entidades em benefício dos produtores de cacau.

Segundo Marcileide Zirondi, analista de negócios do escritório regional de Jaru, a reunião foi importante para alinhamentos diversos: “É importante este contato neste momento, uma vez que o Sebrae em Rondônia está iniciando uma projeto de atendimento com foco justamente na competitividade e sustentabilidade do produtor de cacau. Além disso, vamos iniciar um importante trabalho de identificação geográfica do produto que pode chancelar a qualidade do nosso cacau para o Brasil e o mundo”, disse ela.

O Sebrae tem envidado esforços para fortalecer o setor produtivo com um todo. Desde iniciativas para introdução de ferramentas de inovação e tecnologia, com a solução Sebraetec, que são serviços de consultoria neste perfil, em que o cliente recebe um subsídio de 70% no valor do serviço. Além disso, conteúdos e eventos estratégicos liderados pela instituição tem sido realizados sempre com objetivo de conectar o produtor com novas tecnologias, visando sempre o aumento da produtividade e competividade do empreendedor rural.

“O Sebrae busca os parceiros estrategicamente para transportar o produtor rural para um mundo de oportunidades. O Conecta Sebrae Agrolab Amazônia, realizada em 2020. Uma feira totalmente virtual, com a experiência da realidade virtual foi um exemplo disso. Quebrou paradigma e, mais que isso, abriu potenciais novos mercados para que nossos produtos estejam na vitrine acessível, sem fronteiras, para novos mercados”, comemorou Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

CocoaAction Foundation

A World Cocoa Foundation, é uma iniciativa pré-competitiva, público-privada ampla do setor cacau, que visa fomentar a sustentabilidade, com foco no produtor de cacau. Iniciada no Brasil em janeiro de 2018 e oficialmente lançada em outubro do mesmo ano, é uma iniciativa única no setor, que colabora para o alinhamento e desenvolvimento da cadeia de cacau no país, promovendo intercâmbio de conhecimentos e sinergias com trabalhos já existentes, de modo a melhorar a produtividade e rentabilidade dos produtores, com atenção especial para a sustentabilidade.

Sebrae e o cacau em 20201

Neste ano, um momento muito marcante pois será um período de reconstrução e retomada de crescimento, ainda que o agronegócio tenha sofrido menos efeitos que o comércio, sempre serão importantes iniciativas que venham a fomentar a cadeia produtiva. No caso do cacau, o Sebrae estará atuante na Câmara Setorial de Cacau  e estará dialogando muito com entidades parcerias que se converge para o crescimento da cacauicultura do Estado de Rondônia

No projeto Temos como parceiros no projeto: Senar, Ceplac, Emater, Seagri, Embrapa, Idaron - entidades atuantes e de grande conhecimento no setor cacauicultor e o objetivo é implementar ações que visem aprimorar técnicas, verificar e aplicar boas práticas e, numa última análise, obter ganho de produtividade e competitividade.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia celebra a excelência do cacau na 5ª edição do concurso estadual

Rondônia celebra a excelência do cacau na 5ª edição do concurso estadual

O aroma de cacau fino tomou conta da Prime House, em Ji-Paraná, durante a realização da 5ª edição do Concurso Estadual de Qualidade do Cacau. O even

Cristiane Lopes garante avanços no campo com maquinários já em operação no Assentamento Joana D’Arc-PVH

Cristiane Lopes garante avanços no campo com maquinários já em operação no Assentamento Joana D’Arc-PVH

O compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar voltou a render frutos em Porto Velho. Nesta semana, a deputada federal Cristiane Lopes (

Agrotec 2025: programação de palestras vai preparar expositores para novos mercados

Agrotec 2025: programação de palestras vai preparar expositores para novos mercados

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), divulgou a programação de palestras da Agrotec – 1ª Feira Tec

Feira reúne órgãos públicos e parceiros em ações de cidadania e fortalecimento do campo

Feira reúne órgãos públicos e parceiros em ações de cidadania e fortalecimento do campo

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), realiza de 27 a 30 de novembro, no

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)