Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Projeto Semeando Sustentabilidade 4 já distribuiu mais de 180 mil mudas para recuperação de áreas


Projeto Semeando Sustentabilidade 4 já distribuiu mais de 180 mil mudas para recuperação de áreas - Gente de Opinião

Em sua quarta fase, iniciada no segundo semestre do ano passado, o projeto Semeando Sustentabilidade já distribuiu mais de 182 mil mudas para a Recuperação – e manutenção – de Áreas Degradadas (RADs) em propriedades da agricultura familiar nos municípios de Rio Crespo, Itapuã do Oeste, Cujubim, Candeias do Jamari e Porto Velho. Realizado pela CES Rioterra, o projeto tem o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Do total de mudas distribuídas nos últimos seis meses, aproximadamente 77 mil foram destinadas a implantação de RADs em novas propriedades; mais de 21 mil para manutenção de áreas que já estavam em processo de recuperação; e mais de 76 mil para prefeituras e agricultores que procuraram o diretamente o Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste, onde elas são produzidas, num trabalho de cooperação entre a CES Rioterra e a prefeitura local.

Só nos trabalhos de recuperação de áreas, os municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari – que passaram passaram a integrar o projeto em 2018 – já contam, juntos, com 43 beneficiários; Itapuã, Cujubim e Rio Crespo somam mais 25 novos beneficiários, totalizando quase 78 hectares de RADs implantados nesta fase do Semeando.

Através dos Sistemas Agroflorestais, que consiste em combinar espécies florestais com culturas perenes e/ou anuais, o projeto promove, além dos benefícios ecológicos, a geração de renda para a propriedade. Neste processo, as principais espécies utilizadas são açaí, cacau, pupunha, urucum, rambutan, andiroba, graviola, cupuaçu e andiroba.

Para isso, além das mudas, os agricultores familiares recebem assistência técnica rural. Mais 300 visitas já foram realizadas pelos técnicos do projeto, que acompanham desde o início da recuperação da área, a manutenção da atividade, tirando dúvida e dando orientações.

Para aderir ao projeto e acessar os seus benefícios, os agricultores familiares podem entrar em contato com a CES Rioterra em Porto Velho pelo telefone 69 3223-6191, diretamente no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste ou pelo telefone 69 3231-2583, ou ainda pelo e-mail rioterra@rioterra.org.br. Mais informações no site http://semeandosustentabilidade.org/.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Gestão Marcos Rocha entrega novo escritório da Emater em Alta Floresta d'Oeste

Gestão Marcos Rocha entrega novo escritório da Emater em Alta Floresta d'Oeste

O novo escritório da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) foi entregue pelo governo de Rond

Marcos Rocha reforça apoio ao setor produtivo com entrega de máquinas e equipamentos a municípios e associações

Marcos Rocha reforça apoio ao setor produtivo com entrega de máquinas e equipamentos a municípios e associações

Em mais uma ação voltada ao fortalecimento da agricultura e à valorização do pequeno produtor, o governador Marcos Rocha realizou, na última sexta-f

Prefeitura de Ji Paraná fortalece agricultura familiar com apoio direto aos produtores rurais

Prefeitura de Ji Paraná fortalece agricultura familiar com apoio direto aos produtores rurais

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), segue reforçando seu compromisso com o homem do cam

Sistema FAPERON/SENAR lança programa “Saúde no Campo” durante Dia de Campo da Cacauicultura em Buritis

Sistema FAPERON/SENAR lança programa “Saúde no Campo” durante Dia de Campo da Cacauicultura em Buritis

O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis, lançou oficialmente o programa “Saúde no Campo” nesta sexta-f

Gente de Opinião Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)