Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Agricultura

Projeto Semeando Sustentabilidade 4 já distribuiu mais de 180 mil mudas para recuperação de áreas


Projeto Semeando Sustentabilidade 4 já distribuiu mais de 180 mil mudas para recuperação de áreas - Gente de Opinião

Em sua quarta fase, iniciada no segundo semestre do ano passado, o projeto Semeando Sustentabilidade já distribuiu mais de 182 mil mudas para a Recuperação – e manutenção – de Áreas Degradadas (RADs) em propriedades da agricultura familiar nos municípios de Rio Crespo, Itapuã do Oeste, Cujubim, Candeias do Jamari e Porto Velho. Realizado pela CES Rioterra, o projeto tem o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Do total de mudas distribuídas nos últimos seis meses, aproximadamente 77 mil foram destinadas a implantação de RADs em novas propriedades; mais de 21 mil para manutenção de áreas que já estavam em processo de recuperação; e mais de 76 mil para prefeituras e agricultores que procuraram o diretamente o Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste, onde elas são produzidas, num trabalho de cooperação entre a CES Rioterra e a prefeitura local.

Só nos trabalhos de recuperação de áreas, os municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari – que passaram passaram a integrar o projeto em 2018 – já contam, juntos, com 43 beneficiários; Itapuã, Cujubim e Rio Crespo somam mais 25 novos beneficiários, totalizando quase 78 hectares de RADs implantados nesta fase do Semeando.

Através dos Sistemas Agroflorestais, que consiste em combinar espécies florestais com culturas perenes e/ou anuais, o projeto promove, além dos benefícios ecológicos, a geração de renda para a propriedade. Neste processo, as principais espécies utilizadas são açaí, cacau, pupunha, urucum, rambutan, andiroba, graviola, cupuaçu e andiroba.

Para isso, além das mudas, os agricultores familiares recebem assistência técnica rural. Mais 300 visitas já foram realizadas pelos técnicos do projeto, que acompanham desde o início da recuperação da área, a manutenção da atividade, tirando dúvida e dando orientações.

Para aderir ao projeto e acessar os seus benefícios, os agricultores familiares podem entrar em contato com a CES Rioterra em Porto Velho pelo telefone 69 3223-6191, diretamente no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste ou pelo telefone 69 3231-2583, ou ainda pelo e-mail rioterra@rioterra.org.br. Mais informações no site http://semeandosustentabilidade.org/.

Mais Sobre Agricultura

Incra/RO firma acordo com Fetagro para emissão de DAP aos agricultores da reforma agrária

Incra/RO firma acordo com Fetagro para emissão de DAP aos agricultores da reforma agrária

Documento é prova de aptidão do agricultor familiar para acesso a diversos programas do Governo Federal, como a obtenção de crédito ruralA partir de

Projeto reforça o protagonismo da mulher na agricultura familiar em Rondônia

Projeto reforça o protagonismo da mulher na agricultura familiar em Rondônia

Graviola, cupuaçu, acerola, maracujá, cacau. Essas são algumas das frutas que Cristina Alves e a família produzem na propriedade e que abastece a agro

Embrapa inicia Dias de Campo de Soja 2019 em Rondônia no dia 12 de fevereiro

Embrapa inicia Dias de Campo de Soja 2019 em Rondônia no dia 12 de fevereiro

Os Dias de Campo de Soja 2019 da Embrapa e parceiros começam no dia 12/2 e vão até dia 19/2 em Rondônia. Os eventos serão realizados em três município

Gerenciamento da propriedade rural é ferramenta para aumentar a renda de agricultores familiares

Gerenciamento da propriedade rural é ferramenta para aumentar a renda de agricultores familiares

Uma vez que o agricultor é um empreendedor do campo, é importante que ele tenha o controle sobre as entradas e saídas financeiras, dos custos da produ