Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Programa Estadual de Aquisição de Alimentos do Governo de Rondônia atende municípios do Estado


Governo de Rondônia lança o Programa de Aquisição de Alimentos em Rondônia - Gente de Opinião
Governo de Rondônia lança o Programa de Aquisição de Alimentos em Rondônia

Nesta terça-feira (23), o Governo de Rondônia realiza o lançamento do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PAA) Rondônia. A solenidade acontece às 10h, no Centro Social Madre Mazzarelo (Cesmazza), na Rua Ibraim Sued, nº 5176, Bairro Socialista.

Com ações da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), o programa atuará pela modalidade de compra com doação simultânea e beneficiará 558 produtores individuais e 10 cooperativas em 52 municípios do Estado, totalizando um investimento de R$ 2.828.105,71 (dois milhões, oitocentos e vinte e oito mil, cento e cinco reais e setenta e um centavos).

O governador do Estado, Marcos Rocha salientou que, essa iniciativa é importante para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais, pois contribui para a geração de empregos, o aumento da produção agrícola e a melhoria da qualidade de vida dos produtores locais. “Além disso, ao beneficiar, tanto produtores individuais quanto cooperativos, o programa promove a inclusão e diversificação da cadeia produtiva, fortalecendo a agricultura familiar e sustentável”.

Em Porto Velho e seus distritos, 79 agricultores familiares e 2 cooperativas serão contemplados, recebendo um total de R$ 456.055,57 (quatrocentos e cinquenta e seis mil, cinquenta e cinco reais e cinquenta e sete centavos), para a aquisição e doação de alimentos a entidades assistenciais que atendem famílias em vulnerabilidade alimentar, na região. O evento conta com a presença de produtores, moradores e representantes da sociedade em geral.

POTENCIAL

De acordo com secretário da Seagri, Luiz Paulo, a presença de produtores no evento mostra o engajamento e a união de esforços para enfrentar os desafios da segurança alimentar e da redução das desigualdades sociais. “As ações do Governo de Rondônia demonstram o potencial da agricultura familiar como geradora de renda e emprego no campo, além de valorizar a produção de alimentos de qualidade e sustentáveis”, enfatizou.

Os recursos para o programa são provenientes do Governo Estadual, com a seleção dos produtores, sendo realizada pela Secretaria de Agricultura (Seagri), por meio da Coordenadoria da Agricultura Familiar (Cafamiliar), com apoio da Emater-RO. Os produtos selecionados serão posteriormente distribuídos às entidades indicadas pela Entidade Autárquica, contribuindo assim, para a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar, em Rondônia.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Anater lança edital para regularizar áreas e apoiar a produção em 7,3 unidades da Agricultura Familiar na Amazônia Legal

Anater lança edital para regularizar áreas e apoiar a produção em 7,3 unidades da Agricultura Familiar na Amazônia Legal

A Anater lançou, dia 02, a chamada pública n° 001/2026, para contratar entidades parceiras credenciadas interessadas em atuar com assistência técn

 Rondônia é Plano Safra da Agricultura Familiar

Rondônia é Plano Safra da Agricultura Familiar

O Governo do Brasil retomou o Plano Safra da Agricultura Familiar na safra 2023/2024. Desde então, os agricultores familiares de Rondônia já contrat

Sebrae fortalece a cafeicultura de Rondônia e consolida avanços para a agricultura familiar em 2025

Sebrae fortalece a cafeicultura de Rondônia e consolida avanços para a agricultura familiar em 2025

A atuação do Sebrae em Rondônia ao longo de 2025 reforçou o desenvolvimento da cafeicultura no estado e contribuiu de forma direta para fortalecer a

Assistência técnica e extensão rural encerra 2025 com metas executadas e valores recordes na produção cafeeira

Assistência técnica e extensão rural encerra 2025 com metas executadas e valores recordes na produção cafeeira

O governo de Rondônia encerra o ano de 2025 com mais de 90% das metas estabelecidas para a assistência técnica e extensão rural, devidamente cumprid

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)