Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Mais de 300 amostras de café serão analisadas na 4ª edição do Concafé em Rondônia


Especialista em Q Robusta Grader analisam amostra de café - Gente de Opinião
Especialista em Q Robusta Grader analisam amostra de café

A 4ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), realizado pela Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), chega na fase de análise setorial com 306 participantes, que será realizada nesta quarta-feira (4), às 10h, no Cacoal Selva Park, em Cacoal.

De acordo com um dos organizadores do concurso, Janderson Dalazen, esta etapa que requer muita atenção e cuidado na hora de provar as amostras. Ao todo, são 306 que serão experimentadas por cinco provadores com formação Q Robusta Grader, três deles vieram do Espírito Santo, um de Minas Gerais e um de Rondônia

O secretário da Seagri, Evandro César Padovani, disse que, neste ano, dos 306 produtores de café inscritos, 50 amostras são de produtoras mulheres. “Com isso, elas mostram que a cafeicultura tem representatividade feminina”.

A comunidade indígena tema sua representatividade garantida no concurso, nove inscrições são de produtores indígenas das etnias Aruá do município de Alta Floresta e Suruí de Cacoal.

Ainda de acordo com o titular da Seagri, em 2018 participaram da 3° edição do concurso 116 produtores, neste ano o aumento foi de aproximadamente 260%. “Isso mostra a credibilidade do concurso que cresce a cada ano, ficando mais robusto e o tornando o maior concurso de café do Brasil. Isso é motivo de orgulho para o estado que tem 20 mil produtores de café, e é o terceiro maior produtor do café robusta do país”.

Segundo Regiane Lucas, que faz parte da organização do Concafé, a partir do dia 20 de setembro, após conclusão da analise sensorial, os especialistas seguem para auditoria nas propriedades finalistas do concurso. A equipe vai verificar se os inscritos têm as amostras que foram enviadas para o concurso. “Esses são itens exigidos para participar do evento, temos que ser criteriosos para continuarmos seguindo os padrões de qualidade do Concafé”, ressaltou Regiane.

Janderson Delazen, que é especialista em Q Robusta Grader e faz parte do time de juízes que analisam as amostras de café, além de ser responsável pelo o evento, disse que a premiação do concurso acontece no dia 3 de outubro em uma cerimônia aberta ao público, no Cacoal Selva Park, e será um grande acontecimento de café no Brasil.

O evento conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Embrapa e Sebrae.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Especial da Cafeicultura foi realizado em Alto Paraíso com apoio do Sebrae

Dia Especial da Cafeicultura foi realizado em Alto Paraíso com apoio do Sebrae

O Convênio firmado entre o Sebrae em Rondônia e o município de Alto Paraíso, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Seagri, por meio do con

Governo de RO celebra Dia Mundial do Café com avanços, valorização e ações para produtor

Governo de RO celebra Dia Mundial do Café com avanços, valorização e ações para produtor

Neste Dia Mundial do Café, 14 de abril, Rondônia reafirma sua posição de destaque na produção de café robusta de qualidade, com uma série de ações d

Governador Marcos Rocha abre oficialmente a colheita do cacau em Rondônia e exalta potencial do estado no cenário nacional

Governador Marcos Rocha abre oficialmente a colheita do cacau em Rondônia e exalta potencial do estado no cenário nacional

O município de Buritis foi palco, neste sábado (13), da cerimônia oficial que marca o início da colheita do cacau em Rondônia, conforme estabelece a

Agricultores familiares de seis municípios rondonienses poderão receber pagamento por conservar floresta nativa

Agricultores familiares de seis municípios rondonienses poderão receber pagamento por conservar floresta nativa

Os agricultores familiares de pequenos imóveis rurais dos municípios rondonienses de Porto Velho, Nova Mamoré, Candeias do Jamari, Machadinho do Oes

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)