Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Governador Marcos Rocha fortalece agricultura familiar com entrega de calcário no Vale do Paraíso


Governador Marcos Rocha fortalece agricultura familiar com entrega de calcário no Vale do Paraíso - Gente de Opinião

Em busca do fortalecimento da agricultura familiar, o governador Marcos Rocha realizou a entrega de 184 toneladas de calcário aos produtores do Vale do Paraíso. A entrega, que ocorreu entre os dias 22 e 24 de agosto no Parque de Exposição Manoel Januário de Souza, marca mais um passo importante na estratégia do governo estadual para impulsionar a cadeia produtiva do leite.

A distribuição do calcário, essencial para a correção do solo e melhoria das pastagens, é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO).

O governador Marcos Rocha destacou a relevância do calcário como insumo estratégico aos pequenos produtores, especialmente aquele ligados à cadeia leiteira. "O calcário é fundamental para a melhoria das condições de cultivo e, consequentemente, ao aumento da produtividade. Estamos comprometidos em fortalecer a produção e a renda das famílias do campo em todo o estado. Esta entrega no Vale do Paraíso é parte de um esforço maior que já distribuiu mais de 10 mil toneladas de calcário a centenas de produtores em Rondônia", ressaltou.

Entre maio e agosto deste ano, o governo estadual entregou 10.915 toneladas de calcário para 377 produtores de diferentes regiões, fortalecendo a produção leiteira, que é uma das principais atividades econômicas do estado.

Além da entrega de calcário, o governo de Rondônia entregou seis certificações do Programa de Verticalização da Agricultura Familiar (Prove/RO) às agroindústrias do município. Dessas, quatro foram renovações para agroindústrias dos segmentos de polpa de fruta, derivados de mandioca e leite, enquanto duas foram novas certificações às unidades de produção de derivados de mandioca.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Feira reúne órgãos públicos e parceiros em ações de cidadania e fortalecimento do campo

Feira reúne órgãos públicos e parceiros em ações de cidadania e fortalecimento do campo

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), realiza de 27 a 30 de novembro, no

Café rondoniense conquista destaque nacional e reforça a força da agricultura familiar

Café rondoniense conquista destaque nacional e reforça a força da agricultura familiar

Na última sexta-feira (7) o aroma e o sabor do café rondoniense ultrapassaram fronteiras. A produtora Angélica Alexandrino Nicola, do Sítio São Seba

Produtoras de Rondônia vencem 1º e 2º lugares no maior concurso de café do Brasil

Produtoras de Rondônia vencem 1º e 2º lugares no maior concurso de café do Brasil

Mais uma vitória rondoniense marcou a premiação da 8ª edição do Concurso Nacional Florada Premiada, realizado durante a Semana Internacional do Café

Feira Robustas Amazônicos bate recorde de público e consolida Rondônia como potência na cafeicultura

Feira Robustas Amazônicos bate recorde de público e consolida Rondônia como potência na cafeicultura

A capital do Café, como é conhecido o município de Cacoal, é palco da 2ª Feira Robustas Amazônicos, evento que acontece nesta quinta-feira (23), celeb

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)