Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Distribuição de mudas de café clonal incentiva produtores a investir na lavoura em Castanheiras


Distribuição de mudas de café clonal incentiva produtores a investir na lavoura em Castanheiras - Gente de Opinião

Produtores rurais do município de Castanheiras – RO, receberam mudas de café clonal. As mudas foram adquiridas através de uma parceria com o Governo do estado de Rondônia que disponibilizou centenas de mudas a fim de atender as necessidades dos produtores da região.


O casal José Pereira e Carma Eva da Silva Pereira, sempre sonharam em ter uma lavoura de café e com a distribuição de mudas viu a oportunidade de realizar o sonho. A distribuição de mudas de café clonal aos produtores rurais contribui com o fortalecimento do setor produtivo no município de Castanheiras.


A agricultora, Carma Eva da Silva Pereira, conta que trabalhou muito com colheita de café, porém em lavouras alheias. “Já colhi muito café e gosto de colher, agora terei a oportunidade de colher o meu próprio café”, destaca Carma.


José Pereira é servidor publico e sempre que pode contribui com esposa no cultivo do café. Eles tem aproximadamente 4 alqueires e o plantio de café veio para agregar valor e aumentar a renda da família.


O senhor José e dona Carma tem hoje plantado 998 pês de café e a esperança é daqui 6 meses realizar a primeira colheita.

Para o casal de agricultores, José Pereira e Carma Eva da Silva Pereira, que recebeu as mudas, é isso que faz a diferença.


“Esse café produz mais cedo e com certeza a colheita é certa, está sendo irrigado para garantir que nosso café seja molhado todos os dias, já estamos de idade, mas estamos investindo para nossa família dar continuidade na lavoura”, ressalta José.

Segundo o prefeito Alcides Zacarias a aquisição dessas mudas garanti aos produtores que acreditam no café um bom lucro.


“Estamos acompanhando desde o início, é importante este acompanhamento desde o recebimento das mudas até o plantio, para que os produtores rurais tenham sucesso na sua colheita e na condução da lavoura”, explica o prefeito.

Distribuição de mudas de café clonal incentiva produtores a investir na lavoura em Castanheiras - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Especial da Cafeicultura foi realizado em Alto Paraíso com apoio do Sebrae

Dia Especial da Cafeicultura foi realizado em Alto Paraíso com apoio do Sebrae

O Convênio firmado entre o Sebrae em Rondônia e o município de Alto Paraíso, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Seagri, por meio do con

Governo de RO celebra Dia Mundial do Café com avanços, valorização e ações para produtor

Governo de RO celebra Dia Mundial do Café com avanços, valorização e ações para produtor

Neste Dia Mundial do Café, 14 de abril, Rondônia reafirma sua posição de destaque na produção de café robusta de qualidade, com uma série de ações d

Governador Marcos Rocha abre oficialmente a colheita do cacau em Rondônia e exalta potencial do estado no cenário nacional

Governador Marcos Rocha abre oficialmente a colheita do cacau em Rondônia e exalta potencial do estado no cenário nacional

O município de Buritis foi palco, neste sábado (13), da cerimônia oficial que marca o início da colheita do cacau em Rondônia, conforme estabelece a

Agricultores familiares de seis municípios rondonienses poderão receber pagamento por conservar floresta nativa

Agricultores familiares de seis municípios rondonienses poderão receber pagamento por conservar floresta nativa

Os agricultores familiares de pequenos imóveis rurais dos municípios rondonienses de Porto Velho, Nova Mamoré, Candeias do Jamari, Machadinho do Oes

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)