Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Agricultura

Cafés especiais de Rondônia são ouro, prata e bronze em concurso nacional

Resultado é efeito de atuação do Sebrae e parceiros junto aos produtores


Cafés especiais de Rondônia são ouro, prata e bronze em concurso nacional - Gente de Opinião

Vai um cafezinho aí? É claro que só podem ser os cafés especiais de Rondônia, sobretudo os da IG Matas de Rondônia, um projeto que o Sebrae em Rondônia e parceiros realizam na região central do Estado. Durante a Semana Internacional de Café (SIC 2021), realizada de 10 a 12 de novembro em Belo Horizonte, Minas Gerais, cinco produtores faturaram os primeiros lugares em suas categorias, um grande resultado para Rondônia.

O resultado vem coroar um grande trabalho desenvolvido pela instituição de apoio aos pequenos negócios junto à cadeia produtiva do café em Rondônia. Iniciada há vários anos, a atuação do Sebrae vem complementar a assistência técnica e a extensão rural muito bem executadas por entidades como Embrapa e Emater. As intervenções junto ao produtor são sob o viés de fazê-lo entender que ele possui uma empresa rural e, como tal, deve trabalhar sua gestão para alcançar melhores resultados.

Após essa fase, o Sebrae e parceiros iniciaram um trabalho para alcançar a Indicação Geográfica (IG) dos cafés robustas, um tipo de canéfora que vem se destacando nos últimos anos. Após algum tempo de iniciado o trabalho, a IG foi concedida em maio deste ano, por meio da Denominação de Origem (DO), que indica a origem do produto baseada na reputação da região, geralmente conhecida por produzir um produto ou prestar determinado serviço a partir do histórico e da tradição locais. Tal reconhecimento agrega valor ao produto, podendo aumentar a competitividade do segmento.

O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer (know-how ou savoir-faire). No caso dos Cafés Matas de Rondônia, é uma chancela de qualidade saltando como diferencial diante de demais produtos.

O IG Matas de Rondônia tem o Sebrae como realizador em parceria com Caferon, ABDI, Câmara Setorial do Café, Emater, Embrapa, Idaron, Ifro, Seagri, Senar/Faperon, SFA/Mapa e Sicoob/Credip, além dos gestores municipais de 15 cidades que compõem o projeto. Os produtores que são atendidos pelo projeto IG Matas de Rondônia são os grandes beneficiados e os protagonistas dos resultados alcançados.

Coroando um trabalho consistente, os produtores que participaram do concurso Coffe of The Year durante a SIC 2021 acabaram levando as principais premiações dos canéforas concorrentes: na categoria de Fermentação Induzida, o primeiro lugar foi conquistado por uma mulher rondoniense pelo segundo ano consecutivo, Poliana Perrut de Lima; Alessandra Inácio Lopez Frez faturou o segundo lugar, e Geanderson Gambarte Vieira o terceiro – todos produtores de Novo Horizonte do Oeste. Na categoria Canéforas Naturais, o segundo lugar ficou com Deigson Mendes Bento, e seu irmão, Dione Mendes Bento, ficou com o terceiro –  ambos são de Cacoal.

Mais Sobre Agricultura

Cacau de Rondônia de volta ao topo também com apoio do Sebrae

Cacau de Rondônia de volta ao topo também com apoio do Sebrae

Não tem muito tempo que o cacau de Rondônia despontou no cenário nacional disputando com grandes players da produção do país, como a Bahia. Por algu

Mais de 600 mil mudas de café são distribuídas para produtores rurais de Cacoal e região

Mais de 600 mil mudas de café são distribuídas para produtores rurais de Cacoal e região

Com o objetivo de incentivar o aumento da produção cafeeira em todo o estado, o Governo de Rondônia lançou oficialmente, em dezembro, o programa “Plan

Deputada Mariana Carvalho se destaca na indicação de tratores agrícolas para Municípios de Rondônia

Deputada Mariana Carvalho se destaca na indicação de tratores agrícolas para Municípios de Rondônia

A deputada Federal Mariana Carvalho tem se dedicado a atender as demandas da agricultura no estado de Rondônia. Ao longo de seu mandato já realizou

Agricultura familiar e produção de leite são fortalecidas com entrega de equipamentos durante solenidade em Ji-Paraná

Agricultura familiar e produção de leite são fortalecidas com entrega de equipamentos durante solenidade em Ji-Paraná

Em mais uma ação para o desenvolvimento de Rondônia, o Governo do Estado promoveu na quarta-feira (29), no município de Ji-Paraná, a solenidade de ent