Porto Velho (RO) segunda-feira, 8 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Agricultura

Cadeia produtiva da castanha é tema de workshop promovido pelo Sebrae e parceiros

Evento integrante do Inova Agro ocorre em Ariquemes no próximo dia 14


Cadeia produtiva da castanha é tema de workshop promovido pelo Sebrae e parceiros - Gente de Opinião

A castanha do Brasil é uma um produto nativo da região amazônica, com importante papel na geração de renda e preservação da floresta em que o Brasil– mais especificamente – Rondônia têm grande produção anual. O Sebrae em Rondônia pretende, junto com grandes parceiros que compõem a cadeia produtiva da amêndoa, debater os desafios e as oportunidades da atividade. O evento acontece no próximo dia 14 de junho no Sebrae de Ariquemes.

O Seminário Inova Agro voltado para a castanha do Brasil em Rondônia é um esforço na mobilização dos integrantes dessa cadeia, em que se pretende estimular o desenvolvimento por meio do diálogo, facilitando o processo de organização produtiva.

O objetivo do evento é promover a integração dos elos da cadeia da castanha do Brasil em Rondônia para identificação dos gargalos e soluções visando ao desenvolvimento sustentável.

“Uma estratégia de congregar propósitos a fim de gerar competitividade aos produtores dessa atividade em Rondônia, preparando-os para alçar novos voos e prospectar novos mercados, inclusive internacionais, lançando mão de uma boa gestão de suas propriedades e garantindo uma melhor produtividade. Estamos no início, e as entidades parceiras estão conosco nessa missão”, diz Samuel Almeida, diretor superintendente em exercício do Sebrae em Rondônia.

O beneficiamento das castanhas pode ou não ser feito. As castanhas com casca podem ser vendidas desidratadas, semidesidratadas ou a granel (sem beneficiamento). As castanhas sem casca (amêndoas) são obtidas quebrando-as manualmente e podem ser vendidas com ou sem película. De igual maneira, o óleo da castanha pode ter grandes aplicações na indústria de cosméticos, entre outras oportunidades para as quais a produção pode ser direcionada.

O Inova Agro Castanha do Brasil acontecerá o dia todo no auditório do escritório regional de Ariquemes e contará com ampla programação. Entre as atrações está a palestra de Lucia Helena Wadt, chefe da Embrapa em Rondônia e uma oficina focada em planejamento estratégico sobre a cadeia produtiva da castanha.

Mais Sobre Agricultura

Agricultor colhe os frutos do seu reflorestamento em Sistema Agroflorestal

Agricultor colhe os frutos do seu reflorestamento em Sistema Agroflorestal

A experiência do agricultor familiar Ailson Guerra e de sua esposa, Ivonete de Jesus Guerra, como beneficiários do projeto Plantar Rondônia é um bom

Sebrae, governo do estado, prefeitura de Jaru, OCB/Sescoop e parceiros incentivam o cooperativismo no cacau rondoniense

Sebrae, governo do estado, prefeitura de Jaru, OCB/Sescoop e parceiros incentivam o cooperativismo no cacau rondoniense

Com o objetivo de debater a importância da gestão para fortalecimento dos diferentes elos da cadeia de valor do cacau a partir da organização social

Prefeitura de Porto Velho promove “Dia de Campo” da melancia

Prefeitura de Porto Velho promove “Dia de Campo” da melancia

Buscando levar técnicas de produção aos pequenos e médios produtores rurais de Porto Velho, a Prefeitura promoveu, nesta sexta-feira (8), o “Dia de Ca

Município de Vilhena recebe maquinários do Governo de Rondônia para atender produtores rurais

Município de Vilhena recebe maquinários do Governo de Rondônia para atender produtores rurais

Neste sábado (25), no barracão da Associação da Comunidade União da Vitória, em Vilhena, o Governo de Rondônia entregou uma escavadeira hidráulica e u