Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Técnicos participam de curso sobre Gestão de Propriedades Rurais em Ji-Paraná


Técnicos participam de curso sobre Gestão de Propriedades Rurais em Ji-Paraná - Gente de Opinião

Nesta quarta (20) e quinta-feira (21), acontece em Ji-Paraná o curso Gestão de Propriedades Rurais voltado para colaboradores do projeto Plantar e técnicos de sindicatos do setor nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim, Machadinho D’Oeste, Rio Crespo, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura, Castanheiras e Novo Horizonte do Oeste.

O objetivo é capacitá-los para analisar e gerenciar o desempenho de propriedades rurais e, a partir daí, otimizar recursos e possibilitar o aumento de renda dos agricultores familiares.

Os participantes discutirão os conceitos de planejamento, desde estratégicos e operacionais, a importância de se planejar zonear a propriedade e a utilização de técnicas de cálculo para custo de produção. A interpretação de indicadores técnicos econômicos também serão trabalhados no encontro.

Levando em consideração que a dificuldade de gestão rural acaba sendo hoje um dos grandes gargalos para a melhoria de renda da agricultura familiar, o Plantar prevê aos seus beneficiários cursos e orientações neste sentido por meio das organizações associativas representativas do setor.

O curso será realizado no auditório da Fetagro localizada na Rua Padre Adolfo Rhol, 696, bairro Casa Preta.

O Plantar Rondônia é um projeto pioneiro no país, realizado pelo Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – Rioterra, em cooperação com a Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé e Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e apoio financeiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES através do Fundo da Amazônia.

Saiba mais sobre o projeto:

Gerenciamento da propriedade rural como ferramenta para aumentar a renda

Organizações mobilizam agricultores familiares para adesão ao projeto Plantar

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com apoio do Sebrae, CISAN é habilitado ao SISBI-POA e abre mercado nacional para agroindústrias de Rondônia

Com apoio do Sebrae, CISAN é habilitado ao SISBI-POA e abre mercado nacional para agroindústrias de Rondônia

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (CISAN) celebra uma conquista histórica: a habilitação para integrar o Sistem

Sebrae em Rondônia destaca produção e inovação na Amazontech 2025 em Boa Vista

Sebrae em Rondônia destaca produção e inovação na Amazontech 2025 em Boa Vista

Indicações Geográficas de Rondônia, painel sobre políticas públicas e presença da diretoria marcaram a participação da instituição em um dos maiores

Governador Marcos Rocha amplia diálogo com Chile e impulsiona novos mercados para Rondônia

Governador Marcos Rocha amplia diálogo com Chile e impulsiona novos mercados para Rondônia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, recebeu nesta terça-feira (2), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, a comitiva do governo da Região de Ar

Setor pecuário de Rondônia busca redução de ICMS para fortalecer competitividade

Setor pecuário de Rondônia busca redução de ICMS para fortalecer competitividade

O setor pecuário de Rondônia está mobilizado para pleitear a redução da alíquota do ICMS nas operações com gado em pé. A proposta, liderada pela Ass

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)