Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Técnicos participam de curso sobre Gestão de Propriedades Rurais em Ji-Paraná


Técnicos participam de curso sobre Gestão de Propriedades Rurais em Ji-Paraná - Gente de Opinião

Nesta quarta (20) e quinta-feira (21), acontece em Ji-Paraná o curso Gestão de Propriedades Rurais voltado para colaboradores do projeto Plantar e técnicos de sindicatos do setor nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim, Machadinho D’Oeste, Rio Crespo, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura, Castanheiras e Novo Horizonte do Oeste.

O objetivo é capacitá-los para analisar e gerenciar o desempenho de propriedades rurais e, a partir daí, otimizar recursos e possibilitar o aumento de renda dos agricultores familiares.

Os participantes discutirão os conceitos de planejamento, desde estratégicos e operacionais, a importância de se planejar zonear a propriedade e a utilização de técnicas de cálculo para custo de produção. A interpretação de indicadores técnicos econômicos também serão trabalhados no encontro.

Levando em consideração que a dificuldade de gestão rural acaba sendo hoje um dos grandes gargalos para a melhoria de renda da agricultura familiar, o Plantar prevê aos seus beneficiários cursos e orientações neste sentido por meio das organizações associativas representativas do setor.

O curso será realizado no auditório da Fetagro localizada na Rua Padre Adolfo Rhol, 696, bairro Casa Preta.

O Plantar Rondônia é um projeto pioneiro no país, realizado pelo Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – Rioterra, em cooperação com a Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé e Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e apoio financeiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES através do Fundo da Amazônia.

Saiba mais sobre o projeto:

Gerenciamento da propriedade rural como ferramenta para aumentar a renda

Organizações mobilizam agricultores familiares para adesão ao projeto Plantar

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Novo prédio da Emater-RO inaugurado pelo governo de RO impulsiona assistência técnica rural em Rolim de Moura

Novo prédio da Emater-RO inaugurado pelo governo de RO impulsiona assistência técnica rural em Rolim de Moura

Projetado para ampliar a oferta de serviços e modernizar o atendimento aos agricultores da região da Zona da Mata, o novo prédio do Escritório Regiona

Agrote 2025: inscrições abertas para a Programação Técnica

Agrote 2025: inscrições abertas para a Programação Técnica

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para a Programação Técnica da Agrotec, 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar, q

Rondônia registra PIB de R$ 76,4 bilhões e se mantém entre as maiores economias da Região Norte

Rondônia registra PIB de R$ 76,4 bilhões e se mantém entre as maiores economias da Região Norte

A economia de Rondônia apresentou mais um ano de expansão em 2023. Dados elaborados pela Gerência de Estudos e Análise Socioeconômica (GEA) da Secreta

Porto Velho se prepara para receber caravanas de agricultores durante a Agrotec 2025

Porto Velho se prepara para receber caravanas de agricultores durante a Agrotec 2025

Porto Velho se prepara para viver um momento histórico. De 27 a 30 de novembro, a capital rondoniense será palco da Agrotec 2025 - 1ª Feira Tecnológic

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)