Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Sustentabilidade e qualidade na gestão são destaques de fazendas visitadas pelo Confina Brasil em São Paulo, Goiás e Minas Gerais


Foto: Bela Magrela - Gente de Opinião
Foto: Bela Magrela

De 26 a 30 de junho, durante a quarta semana da pesquisa-expedicionária promovida pela Scot Consultoria, a equipe técnica visitou oito propriedades pecuárias

A 4ª edição do Confina Brasil, promovido pela Scot Consultoria, segue com visitas e mapeamento de sistemas intensivos e semi-intensivos de produção pecuária pelo Brasil. De 26 a 30 de junho, em sua quarta semana, a pesquisa-expedicionária, com profissionais especializados em pecuária, foi em oito propriedades de sete municípios dos estados de São Paulo e Minas Gerais, além de chegar ao Centro-Oeste pela primeira vez no ano, em visita a Goiás.

Gestão – A quarta semana da primeira rota da expedição começou com visita à Fazenda Santa Carolina, de propriedade do Confinamento Nutritaurus, localizada na cidade paulista de Morro Agudo. Julia Zenatti, médica-veterinária e técnica do Confina Brasil, explica que “o foco da Nutritaurus é a avaliação rigorosa de genética, conformação de carcaça e qualidade da alimentação fornecida aos bovinos”. Julia complementa que “a logística é bem planejada, assim como o mapeamento rigoroso das estratégias e oportunidades de mercado, buscando a tomada de decisão mais assertiva.”

Já na cidade de Ipiaçu, em Minas Gerais, está a Agroatrium. Gerenciada por três irmãos, o projeto é novo, com apenas dois anos de existência. Apesar disso, o conhecimento é priorizado pelos gestores, já que enxergam que é um fator crucial para o desenvolvimento e sucesso do negócio. “Duas palavras definem bem a Agroatrium: trabalho e conhecimento. Apesar de ser um confinamento recente, os proprietários têm visão de mercado. Eles sabem o momento certo para comprar gado, além de administrarem o negócio com êxito, mesmo em momentos de crise”, aponta Julia Zenatti.

A propriedade adota um sistema de ciclo completo, englobando as fases de cria e recria a pasto. Cerca de 90% dos animais destinados ao confinamento são provenientes do próprio sistema da propriedade. Além disso, o confinamento conta com três linhas de cocho. Essa integração permite um controle mais eficiente do processo produtivo e uma melhor gestão do rebanho, resultando em benefícios tanto em termos de qualidade quanto de lucratividade.  A fazenda produz milho e sorgo, os grãos produzidos estão sendo armazenados em silos aéreos, e a propriedade está realizando investimentos na construção de um novo barracão de armazenagem. “Esse armazém abrigará o sorgo, produção própria, que será fornecido aos bovinos. Além do sorgo, o milho também é produzido na propriedade e é a base da alimentação bovina. Um dos objetivos do confinamento é diminuir os custos com alimentação, sem deixar de lado a qualidade da dieta”, completa a médica-veterinária. Outra meta da Agroatrium é a homogeneização de lotes. Para isso, há apartação dos bovinos em grupos, definidos por raça e peso.

Sustentabilidade – Muito bem estruturada, a ISM Agropecuária, em Frutal-MG, é destaque em termos de sustentabilidade ambiental. Administrada por uma sociedade de três irmãos, a ISM reutiliza os dejetos gerados no confinamento para fertilização da pastagem. “A propriedade é muito bem estruturada. Foi desenvolvida com corredores de acesso nas estradas para pastos e para o escritório. Visando eficiência aliada à responsabilidade ambiental, a propriedade trabalha com sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), além do confinamento”, informa Arthur Rodrigues, técnico do Confina Brasil.

Seguindo seu plano de preservação do meio-ambiente e desenvolvimento simultâneo da fazenda, a ISM está construindo uma composteira para tratamento dos dejetos sólidos.

Bem-estar animal - Com o objetivo de promover o bem-estar animal, a propriedade implementou um protocolo que visa melhorar o conforto dos bovinos durante o transporte. Esse protocolo considera a relação entre o tempo de viagem e o espaço disponível para o descanso dos bovinos ao chegarem ao confinamento. Dessa forma, é garantido que os animais tenham tempo suficiente para se recuperarem e descansarem em um piquete adequado antes de iniciar a fase de confinamento.

“A responsabilidade com o meio-ambiente e com o bem-estar é fruto de treinamento realizado com os colaboradores, seja em manejo ou em manutenção de maquinário”, completa Rodrigues.

Carne premium – A produção de carne com qualidade superior é prioridade na pecuária mundial, um exemplo ocorre em Nazário-GO. A Fazenda Floresta, uma das unidades de pecuária da JBJ, abastece a linha Black da Friboi. Com estratégia de trabalho apenas com fêmeas Angus, a propriedade, que possui capacidade estática de aproximadamente 22 mil cabeças, usa tecnologias para aumentar a eficiência da produção. “A distribuição da dieta, assim como sua mistura, é feita por maquinário. Para o controle da poeira, mais tecnologia. Há uma estrutura para nebulização, visando o controle do pó”, conta Julia Zenatti. Esse manejo é feito em mais de 130 baias existentes na propriedade.

O investimento na alimentação dos bovinos Angus, que já têm características genéticas naturais predisponentes para carne com maior qualidade, é financeiramente elevado. “Os gestores sabem que, mesmo com investimento para fornecer uma dieta mais rica, eles colherão lucro no fim da produção, pois a carne com qualidade superior é valorizada no mercado”, completa a  médica-veterinária e técnica do Confina Brasil.

Em 2023, o Confina Brasil tem apoio de grandes empresas do agronegócio:

São patrocinadores "Ouro":

·       Casale

·       Elanco

·       FS Bioenergia

·       Nutron

No patrocínio "Prata", o apoio é da Associação Brasileira de Angus.

Na categoria montadora, a expedição conta com a parceria da Mitsubishi.

São parceiros institucionais a Embrapa Pecuária SudesteEmbrapa Agricultura Digital e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

III Seminário Inova Agro Mulher fortalece protagonismo feminino no campo em Alta Floresta do Oeste

III Seminário Inova Agro Mulher fortalece protagonismo feminino no campo em Alta Floresta do Oeste

Alta Floresta do Oeste recebeu, no dia 11 de setembro de 2025, o III Seminário Inova Agro Mulher, promovido pelo Sebrae em Rondônia por meio do proj

Com apoio do Sebrae, CISAN é habilitado ao SISBI-POA e abre mercado nacional para agroindústrias de Rondônia

Com apoio do Sebrae, CISAN é habilitado ao SISBI-POA e abre mercado nacional para agroindústrias de Rondônia

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (CISAN) celebra uma conquista histórica: a habilitação para integrar o Sistem

Sebrae em Rondônia destaca produção e inovação na Amazontech 2025 em Boa Vista

Sebrae em Rondônia destaca produção e inovação na Amazontech 2025 em Boa Vista

Indicações Geográficas de Rondônia, painel sobre políticas públicas e presença da diretoria marcaram a participação da instituição em um dos maiores

Governador Marcos Rocha amplia diálogo com Chile e impulsiona novos mercados para Rondônia

Governador Marcos Rocha amplia diálogo com Chile e impulsiona novos mercados para Rondônia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, recebeu nesta terça-feira (2), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, a comitiva do governo da Região de Ar

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)