Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Piscicultura

Tambaqui é apresentado em evento internacional

International Fish Congress reúne autoridades, associações e produtores de pescado


Tambaqui é apresentado em evento internacional - Gente de Opinião

O tambaqui, o principal peixe de cultivo de Rondônia, foi uma das atrações do International Fish Congress, nesta quarta-feira. O peixe amazônico foi apresentado pelo presidente da Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia Francisco Hidalgo Farina, no evento que é realizado em Foz do Iguaçu/PR.

 

Farina discursou para uma plateia composta por autoridades, investidores e produtores de peixes. Ele destacou o sabor e o potencial de crescimento do cultivo do Tambaqui, que está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, devido a expansão do seu consumo.

 

- O Tambaqui é um peixe de sabor singular, textura incomparável e de fácil preparo, o que tem possibilitado que cada vez mais pessoas experimentem e incluam em sua rotina alimentar essa proteína saudável – explica.

 

O presidente da ACRIPAR também destacou o viés de sustentabilidade da criação do Tambaqui, que é produzido em fazendas e sítios nos tanques de cultivo, sem a necessidade de retirá-lo da natureza.

 

- Além de não destruir a natureza, os piscicultores de Rondônia tem a preocupação com a recuperação de nascentes e a conservação dos rios, que proporcionam o abastecimento de água dos tanques onde são produzidos o tambaqui.

 

O International Fish Congress teve início na  terça-feira, 17 e segue até esta quinta-feira, 19.

 

TAMBAQUI DE RONDÔNIA

Rondônia é o estado com a maior produção nacional de peixes nativos e o terceiro do país, quando consideradas todas as espécies, contudo o diferencial do Estado está na capacidade de expansão e o aproveitamento da produtividade nos mais de mais de 15.800/ha.

 

Com base nesses dados, o Governo de Rondônia faz uma projeção de produção de 95.534,37 toneladas ao ano. O Estado possui 4.308 empreendimentos cadastrados e licenciados exclusivamente para comercialização e produção.

Mais Sobre Piscicultura

Criação de peixes tem apoio do projeto Piscicultura no Estado de Rondônia

Criação de peixes tem apoio do projeto Piscicultura no Estado de Rondônia

Rondônia é o maior produtor brasileiro de tambaqui e pirarucu em tanque escavado, sendo o Vale do Jamari e a Região Central de Rondônia são os p

Piscicultores querem atrair investimentos na industrialização em 2020

Piscicultores querem atrair investimentos na industrialização em 2020

A industrialização do pescado para conquistar novos mercados foi um dos temas que orientou o “Dia de Campo” promovido pelo Sebrae e pela Associação de

Tambaqui - Rondônia tem potencial para fornecer 45 toneladas/mês ao mercado paulista

Tambaqui - Rondônia tem potencial para fornecer 45 toneladas/mês ao mercado paulista

Depois de ajustar com o Diretor presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Johnni Hunter Nogueira, para o di

Em Tefé, 15º Feira do Pirarucu Manejado terá 100 peixes à venda neste fim de semana

Em Tefé, 15º Feira do Pirarucu Manejado terá 100 peixes à venda neste fim de semana

Foi na região do Médio Solimões, na Amazônia Central, que foi implementado o primeiro Plano de Manejo de Pirarucu do País. A espécie, que se encontr