Quinta-feira, 19 de setembro de 2019 - 08h59
O tambaqui, o principal peixe de cultivo de Rondônia, foi uma das atrações do International Fish Congress, nesta quarta-feira. O peixe amazônico foi apresentado pelo presidente da Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia Francisco Hidalgo Farina, no evento que é realizado em Foz do Iguaçu/PR.
Farina discursou para uma plateia composta por autoridades, investidores e produtores de peixes. Ele destacou o sabor e o potencial de crescimento do cultivo do Tambaqui, que está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, devido a expansão do seu consumo.
- O Tambaqui é um peixe de sabor singular, textura incomparável e de fácil preparo, o que tem possibilitado que cada vez mais pessoas experimentem e incluam em sua rotina alimentar essa proteína saudável – explica.
O presidente da ACRIPAR também destacou o viés de sustentabilidade da criação do Tambaqui, que é produzido em fazendas e sítios nos tanques de cultivo, sem a necessidade de retirá-lo da natureza.
- Além de não destruir a natureza, os piscicultores de Rondônia tem a preocupação com a recuperação de nascentes e a conservação dos rios, que proporcionam o abastecimento de água dos tanques onde são produzidos o tambaqui.
O International Fish Congress teve início na terça-feira, 17 e segue até esta quinta-feira, 19.
TAMBAQUI DE RONDÔNIA
Rondônia é o estado com a maior produção nacional de peixes nativos e o terceiro do país, quando consideradas todas as espécies, contudo o diferencial do Estado está na capacidade de expansão e o aproveitamento da produtividade nos mais de mais de 15.800/ha.
Com base nesses dados, o Governo de Rondônia faz uma projeção de produção de 95.534,37 toneladas ao ano. O Estado possui 4.308 empreendimentos cadastrados e licenciados exclusivamente para comercialização e produção.
Com o objetivo de atender às demandas dos comunitários da Reserva Extrativista Estadual do Rio Cautário (Resex), no município de Costa Marques, o go
Expansão global do Tambaqui de RO é pauta de reunião entre Marcos Rocha e ministro da pesca
Em mais um desdobramento da política de promoção e consolidação da piscicultura rondoniense, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, se reuniu nesta
Piscicultura avança na produção de peixes nativos com investimentos realizados pelo Governo de RO
Levantamento nacional mostra que a piscicultura em Rondônia já é uma importante base da economia agropecuária do Estado, uma vez que detém a maior p
A estratégia do governador de Rondônia, Marcos Rocha, em fomentar nacional e internacionalmente as potencialidades do Estado nos diferentes setores