Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Primeira feira sobre café “Robustas Amazônicos” é realizada com degustações, palestras e premiações em Rondônia


O evento é gratuito, aberto à população e acontece até sábado (26), em Cacoal - Gente de Opinião
O evento é gratuito, aberto à população e acontece até sábado (26), em Cacoal

A 1ª Feira de Café “Robustas Amazônicos”, um evento dedicado ao café de Rondônia, é realizada pelo governo de Rondônia, em Cacoal. O evento gratuito e aberto à população reúne desde o dia 24 de outubro, cerca de 30 profissionais entre expositores, agricultores, amantes da bebida e compradores, para degustações gratuitas, apresentação de trabalhos acadêmicos voltados ao café e à premiação do 9º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a 1ª Feira “Robustas Amazônicos” em Cacoal é um marco para a cafeicultura rondoniense, celebrando a qualidade e o potencial do café produzido na região. “A Feira promove uma troca de conhecimentos e incentivo a investimentos. Essas iniciativas destacam o compromisso com a sustentabilidade e o impulsionamento da produção do café”, ressaltou.

A Feira reúne especialistas no intuito de agregar valor à produção e beneficiar os cafeicultores - Gente de Opinião
A Feira reúne especialistas no intuito de agregar valor à produção e beneficiar os cafeicultores

Durante os três dias, a feira reúne  especialistas no intuito de agregar valor à produção e beneficiar os cafeicultores, atraindo os empresários compradores de cafés para Rondônia.

De acordo com o secretário da Seagri, Luiz Paulo, a 1ª Feira “Robustas Amazônicos” representa um importante avanço na promoção da cafeicultura de Rondônia. “Com uma programação dessas, o evento facilita a distribuição de práticas inovadoras entre os produtores e compradores”, evidenciou.

Quem está feliz com esta edição da Feira Tecnológica dos Cafés de Rondônia é a Adriana Moura Pereira, produtora que possui uma marca de café que tem galgado cada vez mais espaço no mercado. Ela destaca que o evento, além de gerar oportunidades de crescimento ao setor, também ajuda os produtores a promoverem suas marcas, ampliando consequentemente suas participações no mercado. “O governo abriu portas para que nós tivéssemos a chance de mostrar ao mundo a qualidade do café produzido em Rondônia”, afirmou.

Para esta sexta-feira (25), a programação conta com Circuito Técnico do Café, apresentação do projeto Degusta Café 80+, Mulheres do Agro Edição Café, exposição de trabalhos científicos e palestras dinâmicas e interativas.

O evento é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Cafeicultores Associados da Região das Matas de Rondônia (Caferon), órgãos estratégicos do setor cafeeiro, que visa estimular a comercialização e qualidade do café do estado.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agrotec 2025: Feira encerra quatro dias de programação com grande público e valorização da produção rural

Agrotec 2025: Feira encerra quatro dias de programação com grande público e valorização da produção rural

A Agrotec 2025 chegou ao fim neste domingo (30), após quatro dias de atividades que movimentaram o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e reuni

Agrotec: debate sobre logística evidência papel de Porto Velho e do Rio Madeira

Agrotec: debate sobre logística evidência papel de Porto Velho e do Rio Madeira

O terceiro dia da Agrotec abriu espaço para debates, troca de experiências e aprendizado. Quem chegou cedo para acompanhar foi Elenice Maria dos Santo

Agrotec transforma Pavilhão Delícias do Campo em vitrine regional

Agrotec transforma Pavilhão Delícias do Campo em vitrine regional

José Anilson, mais conhecido como Zé Bagunça, chegou a Porto Velho diretamente de Rio Crespo para mostrar o que é produzido pela agroindústria da famí

Agrotec : maratona reúne ideias e desafios para acelerar a inovação no campo:

Agrotec : maratona reúne ideias e desafios para acelerar a inovação no campo:

Inovações tecnológicas voltadas para soluções específicas às necessidades dos produtores rurais de Porto Velho são uma das principais apostas de cresc

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)