Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Potencial produtivo e sanitário da agropecuária rondoniense é destacado na 35ª edição da Show Rural Coopavel, no Paraná


Destaque para o crescimento da pecuária rondoniense que tem o maior rebanho bovino dentro das áreas brasileiras - Gente de Opinião
Destaque para o crescimento da pecuária rondoniense que tem o maior rebanho bovino dentro das áreas brasileiras

O potencial produtivo da agropecuária rondoniense, com ênfase no controle de qualidade e manutenção de status sanitários reconhecidos por organismos internacionais, foi destacado nesta semana, durante a 35ª edição da Show Rural Coopavel, que acontece de 6 a 10 de fevereiro, no Paraná.

A pujança do setor, que em Rondônia é marcado por recordes, tanto na produção quanto nas exportações, norteou as falas do presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, Julio Cesar da Rocha Peres, e do titular da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Luis Paulo, que representaram o Estado no evento.

Em rodadas de conversa, durante a programação da Coopavel, os representantes do Governo de Rondônia destacaram as ações da Idaron que, com a firme parceria do homem do campo e demais setores ligados ao agro, elevaram o Estado a níveis de destaque, com percentuais de crescimento, que chamou a atenção de países potencialmente consumidores, tanto de carnes quanto das commodities produzidas na região.

Na agricultura, os maiores índices de exportação estão divididos entre a soja e o milho, mas a sojicultura supera em volume de vendas e plantio. Como sempre é destacado pelo governador Marcos Rocha, o trabalho feito pela Idaron para a prevenção da ferrugem asiática tem sido fator preponderante para a evolução da soja. “Essa é uma questão tratada com muita seriedade, tanto pelo Governo do Estado quanto pelo agricultor”, observou Marcos Rocha.

Destaque também para o crescimento da pecuária rondoniense que, com o status sanitário de livre de aftosa sem vacinação, busca abertura de novos mercados e desponta como o sexto maior exportador de carne e derivados do Brasil, tendo o maior rebanho bovino dentro das áreas brasileiras reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde Animal – OMSA, como livre de aftosa sem vacinação, com 17,686 milhões de cabeças de gado no pasto.

“Em quatro anos, de 2019 a 2022, o número de cabeças de gado aumentou de 14,3 milhões para 17, 687 milhões, com crescimento médio de 19%. Em 2021, essa variação foi de 8%, passando de 16,2 milhões para o número atual”, acentuou Marcos Rocha.

COOPAVEL E RONDÔNIA RURAL SHOW

Destacando a importância da show Rural Coopavel, o governador de Rondônia destacou a organização e reforça as expectativas para a Rondônia Rural Show que, neste ano, estará em sua 10ª edição.

As expectativas do presidente da Idaron se concretizam, demonstrados em números que enchem os olhos. A Rondônia Rural Show Internacional já é considerada a maior feira do agronegócio da região Norte e, só no ano passado, movimentou mais de R$ 2,6 bilhões em negócios, com mais de 232 mil visitantes. “Para este ano a expectativa é superar esse montante”, finalizou.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agrotec 2025: Feira encerra quatro dias de programação com grande público e valorização da produção rural

Agrotec 2025: Feira encerra quatro dias de programação com grande público e valorização da produção rural

A Agrotec 2025 chegou ao fim neste domingo (30), após quatro dias de atividades que movimentaram o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e reuni

Agrotec: debate sobre logística evidência papel de Porto Velho e do Rio Madeira

Agrotec: debate sobre logística evidência papel de Porto Velho e do Rio Madeira

O terceiro dia da Agrotec abriu espaço para debates, troca de experiências e aprendizado. Quem chegou cedo para acompanhar foi Elenice Maria dos Santo

Agrotec transforma Pavilhão Delícias do Campo em vitrine regional

Agrotec transforma Pavilhão Delícias do Campo em vitrine regional

José Anilson, mais conhecido como Zé Bagunça, chegou a Porto Velho diretamente de Rio Crespo para mostrar o que é produzido pela agroindústria da famí

Agrotec : maratona reúne ideias e desafios para acelerar a inovação no campo:

Agrotec : maratona reúne ideias e desafios para acelerar a inovação no campo:

Inovações tecnológicas voltadas para soluções específicas às necessidades dos produtores rurais de Porto Velho são uma das principais apostas de cresc

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)