Sábado, 18 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Porto Velho lança a 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar

Evento inédito vai fortalecer o setor produtivo rural com inovação, sustentabilidade e valorização dos produtores da capital e de Rondônia


Porto Velho lança a 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar - Gente de Opinião

A Prefeitura de Porto Velho realizou, nesta quinta-feira (16), o lançamento oficial da Agrotec 2025 – 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar, um evento inédito que une inovação, conhecimento e oportunidades para o fortalecimento do setor produtivo rural.

Agrotec será realizada de 13 a 16 de novembro, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-MamoréAgrotec será realizada de 13 a 16 de novembro, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré











A Agrotec será realizada de 13 a 16 de novembro, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, e já é considerada um marco na agenda econômica e tecnológica da capital.

O evento surge como um espaço de integração entre produtores, empresas, instituições e o público em geral, com o objetivo de valorizar a agricultura familiar, promover a adoção de novas tecnologias e estimular o desenvolvimento sustentável do campo.

Após anos sem um evento com essa dimensão e visão moderna para o setor produtivo, a Agrotec 2025 surge como uma iniciativa que resgata e renova o compromisso da capital com o fortalecimento do campo, unindo novas tecnologias, inovação e troca de ideias.

A feira chega para valorizar a indústria, a agricultura familiar, o extrativismo e o artesanato, criando um ambiente que conecta produtores, empreendedores, lojas, fábricas e instituições financeiras, abrindo novas oportunidades e linhas de crédito favoráveis ao crescimento do setor.

O evento reunirá 86 espaços destinados às agroindústrias, que irão apresentar produtos derivados da agricultura familiar, como queijos, doces, cafés, embutidos e outros alimentos processados regionalmente.

A feira serve como instrumento de fortalecimento da economia , destacou Léo Moraes A feira serve como instrumento de fortalecimento da economia , destacou Léo Moraes












A agricultura familiar terá uma presença expressiva, com 35 expositores apresentando produtos frescos e naturais, diretamente das propriedades rurais, fortalecendo a economia local e promovendo o consumo de produtos típicos da região.

A estrutura contará ainda com 15 estandes institucionais de órgãos públicos e entidades de apoio técnico e financeiro, 9 pavilhões temáticos voltados à inovação e sustentabilidade e 29 espaços comerciais para empresas do setor agropecuário, que vão expor máquinas, implementos e soluções inovadoras para o campo.

Valorização do produtor

Durante a solenidade, o prefeito Léo Moraes destacou a importância da feira como instrumento de fortalecimento da economia e valorização dos trabalhadores rurais. “A Agrotec vem para se estabelecer, se consolidar na nossa agenda oficial. Nós estamos falando num seminário, de feira, de simpósio, para a gente discutir todo o trabalho que é feito no campo, o nosso homem e a nossa mulher, que tanto produzem e que precisam ter essa vitrine de apresentação não só para o Estado, mas para toda a região Norte. A gente tem uma vocação natural”, afirmou o prefeito.

Rodrigo Ribeiro explicou que a feira tem como proposta principal aproximar o homem do campo das inovações tecnológicasRodrigo Ribeiro explicou que a feira tem como proposta principal aproximar o homem do campo das inovações tecnológicas











Além de promover o desenvolvimento rural, a Agrotec vai estimular a geração de renda e a permanência das famílias no campo, fomentando políticas públicas voltadas à inclusão social e à valorização do trabalho no meio rural.

Inovação e tecnologia

O secretário da Semagric (Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Rodrigo Ribeiro, explicou que a feira tem como proposta principal aproximar o homem do campo das inovações tecnológicas e das oportunidades da cidade. “Essa primeira feira tecnológica, a Agrotec, tem o intuito de interligar o homem do campo com a cidade. Queremos fomentar o comércio e divulgar os produtos do município de Porto Velho. A expectativa é grande, a aceitação das empresas e das agroindústrias é muito positiva. Vamos começar com um potencial enorme, e esperamos colher bons frutos nos próximos anos”, disse o secretário.

 Salatiel Rodrigues reforçou a importância da união entre o poder público, cooperativas e produtores ruraisSalatiel Rodrigues reforçou a importância da união entre o poder público, cooperativas e produtores rurais











Durante os quatro dias de evento, o público poderá participar de palestras, oficinas e rodadas de negócios, voltadas à capacitação técnica, à troca de experiências e à geração de novas oportunidades de negócios e parcerias para produtores e empreendedores.

Cooperativismo

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) – Rondônia, Salatiel Rodrigues, reforçou a importância da união entre o poder público, as cooperativas e os produtores rurais para o fortalecimento da cadeia produtiva. “Estamos organizando a cadeia produtiva do estado e da capital. Porto Velho produz muito e com qualidade. Precisamos industrializar nossa matéria-prima, gerar valor e renda. A OCB é parceira da Semagric e da Prefeitura, e participar dessa grande feira é essencial para fortalecer o cooperativismo e a produção local”, afirmou.

Cultura e identidade

Antônio Ferreira disse que também haverá celebração da cultura e das tradições regionaisAntônio Ferreira disse que também haverá celebração da cultura e das tradições regionais











A Agrotec 2025 também será um espaço de celebração da cultura e das tradições regionais. A programação contará com apresentações artísticas e musicais, coordenadas pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), que levará ao público o melhor da música e da arte local. “A Agrotec é o primeiro grande movimento que une tecnologia e produção agrícola. É uma ação importante do prefeito Léo Moraes, e nós, da Funcultural, estaremos presentes com nossos artistas, músicos e DJs, levando a parte cultural e artística da cidade de Porto Velho”, informou o presidente da Funcultural, Antônio Ferreira.

Entre os destaques da programação estão o Desafio Rio Madeira Xtreme e a 10ª Corrida de Voadeiras, que acontecerão às margens do Rio Madeira, unindo esporte, tradição e turismo em um só evento.

Porto Velho no centro do agronegócio

Adélio Barofaldi afirma que a feira vai consolidar Porto Velho como referência no agronegócioAdélio Barofaldi afirma que a feira vai consolidar Porto Velho como referência no agronegócio











Para o presidente da Associação dos Pecuaristas de Rondônia (Apron), Adélio Barofaldi, a realização da feira é uma iniciativa fundamental para consolidar Porto Velho como um polo de referência no agronegócio. “Porto Velho é um grande hub de exportação, com cinco portos de soja e uma vocação natural para o agronegócio. Essa feira vem resgatar a importância da capital no eixo das grandes feiras e convenções. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa, porque a Agrotec vai mostrar o potencial que temos aqui”, afirmou Barofaldi.

Ao final do evento, acontecerá a premiação das 10 melhores agroindústrias participantes, reconhecendo o esforço, a qualidade e a inovação dos empreendedores rurais que se destacam pela excelência na produção e no desenvolvimento sustentável.

Futuro promissor do agro

Encerrando o lançamento, o prefeito Léo Moraes destacou que a feira representa o início de uma nova fase para o agro de Porto Velho e o compromisso da gestão com o setor produtivo. “Porto Velho é um celeiro de produção de grãos e tem um dos maiores rebanhos do país. Precisamos gerar valor agregado e industrializar. Essa política pública é fundamental para manter o dinheiro circulando no município e fortalecer nossos empreendedores. Estamos muito confiantes de que essa feira trará grandes resultados e marcará o início de uma nova fase para o agro de Porto Velho”, concluiu o prefeito.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento da 2ª Feira Robustas Amazônicos e do 10º Concafé refletem o fortalecimento da cafeicultura de Rondônia

Lançamento da 2ª Feira Robustas Amazônicos e do 10º Concafé refletem o fortalecimento da cafeicultura de Rondônia

A 2ª Feira Robustas Amazônicos e o 10º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), que serão realizados pelo governo do es

III Seminário Inova Agro Mulher fortalece protagonismo feminino no campo em Alta Floresta do Oeste

III Seminário Inova Agro Mulher fortalece protagonismo feminino no campo em Alta Floresta do Oeste

Alta Floresta do Oeste recebeu, no dia 11 de setembro de 2025, o III Seminário Inova Agro Mulher, promovido pelo Sebrae em Rondônia por meio do proj

Com apoio do Sebrae, CISAN é habilitado ao SISBI-POA e abre mercado nacional para agroindústrias de Rondônia

Com apoio do Sebrae, CISAN é habilitado ao SISBI-POA e abre mercado nacional para agroindústrias de Rondônia

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (CISAN) celebra uma conquista histórica: a habilitação para integrar o Sistem

Sebrae em Rondônia destaca produção e inovação na Amazontech 2025 em Boa Vista

Sebrae em Rondônia destaca produção e inovação na Amazontech 2025 em Boa Vista

Indicações Geográficas de Rondônia, painel sobre políticas públicas e presença da diretoria marcaram a participação da instituição em um dos maiores

Gente de Opinião Sábado, 18 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)