Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Mapa intensifica relações com maior parceiro comercial do Brasil

Reunião com delegação chinesa acelera preparativos para missão no país asiático


Mapa intensifica relações com maior parceiro comercial do Brasil - Gente de Opinião

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com a delegação da República Popular da China no Brasil visando fortalecer a parceria e identificar oportunidades para comercialização de mais produtos entre os dois países.

“A China é muito importante para o Brasil e para os brasileiros. Eles são nosso principal parceiro comercial e temos interesse em fortalecer o comércio de diversos produtos”, comentou o ministro.

A China é a maior importadora do milho brasileiro, responsável por um terço do incremento do volume exportado do produto. As vendas ao país asiático foram autorizadas em novembro último e, já em dezembro de 2022, atingiram 1,10 milhão de toneladas. É também a principal importadora do complexo soja, comprando US$ 819,82 milhões em dezembro de 2022 ou 65,8% do valor exportado pelo Brasil.

O embaixador da República Popular da China no Brasil, Zhu Qingqiao, ressaltou a importância na cooperação agrícola, e ainda, na tecnologia, na produção e na infraestrutura entre dois países. “Ambos os países estão numa etapa crucial de desenvolvimento visando novas oportunidades. Temos grande expectativa para o aumento quantitativo e qualitativo da nossa cooperação”, afirmou.

De acordo com Fávaro, o encontro também foi uma oportunidade para preparar os assuntos que serão desdobrados durante missão do presidente Lula à China no próximo mês.

Também participaram da reunião o presidente da Frente Parlamentar Brasil-China e dos BRICS, deputado Fausto Pinato; o secretário-executivo do Mapa, Irajá Lacerda; o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa e o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO lança a 12ª Rondônia Rural Show Internacional e a 6ª RondoLEITE

Governo de RO lança a 12ª Rondônia Rural Show Internacional e a 6ª RondoLEITE

Nesta segunda-feira (28), o Governo de Rondônia realizou o lançamento oficial da 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional e da 6ª edição da R

Governo de RO lança oficialmente a 12ª Rondônia Rural Show Internacional e 6ª RondoLEITE

Governo de RO lança oficialmente a 12ª Rondônia Rural Show Internacional e 6ª RondoLEITE

Na próxima segunda-feira (28), às 11h, o governo de Rondônia realiza o lançamento oficial da 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional e da 6ª

Feiras livres fortalecem agricultura familiar e impulsionam economia local em Porto Velho e distritos

Feiras livres fortalecem agricultura familiar e impulsionam economia local em Porto Velho e distritos

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), segue fortalecendo a realização das

Sebrae prepara grande espaço de apoio ao pequeno produtor rural no Rondônia Rural Show 2025

Sebrae prepara grande espaço de apoio ao pequeno produtor rural no Rondônia Rural Show 2025

O Sebrae em Rondônia marcará presença de forma estratégica na edição 2025 da Rondônia Rural Show Internacional, que acontecerá de 26 a 31 de maio, n

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)