Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Inova Agro Mulher: um sucesso que inspira e empodera mulheres rurais

Mulheres do campo conquistam conhecimento e empoderamento em seminário


Inova Agro Mulher: um sucesso que inspira e empodera mulheres rurais - Gente de Opinião

A segunda edição do Seminário Inova Agro Mulher, realizado no dia 17 de outubro, reafirmou a importância da capacitação e do empoderamento feminino no agronegócio. O evento, que reuniu mais de 100 mulheres produtoras rurais e empreendedoras, proporcionou um ambiente de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento de redes.

Com uma programação rica e abrangente, o seminário abordou temas como gestão de negócios rurais, desenvolvimento de competências socioemocionais e educação financeira. A Extensionista Social e Gerente da Emater em São Miguel do Guaporé, Neide Dantas Gonçalves, destacou a importância desses eventos para a autoestima e o crescimento das produtoras locais: “Eventos como este são fundamentais. A parceria Sebrae e Emater foi fundamental, pois ninguém consegue fazer tudo sozinho. Acredito que precisamos realizar eventos desse tipo pelo menos uma vez por ano. Em nome da Emater e do nosso presidente Luciano Brandão, gostaria de expressar minha profunda gratidão a todas as participantes e parceiros envolvidos neste importante evento. Juntos, estamos construindo um futuro mais forte e promissor para as mulheres do campo.”

A participação da Sicredi, com uma palestra sobre educação financeira e independência econômica, foi outro destaque do evento. A gerente de agência Andia Gracielle Dias do Amaral reforçou o compromisso da instituição com o desenvolvimento da mulher no agro: “O Inova Agro Mulher é um evento que visa apoiar o desenvolvimento da mulher no agro, e o Sicredi como de costume apoia essa ação. Levamos uma palestra de incentivo para que essas mulheres empreendedoras sejam capazes de sair da informalidade e conquistar sua independência financeira.”

Daniela Pantoja Araújo, analista técnica da unidade do Sebrae em Rolim de Moura, ressaltou o papel do Sebrae Delas nesse processo: “Com o sucesso desse segundo evento, nos sentimos com o sentimento de dever cumprido e com a certeza de que estamos no caminho certo ao promover o desenvolvimento e a capacitação das mulheres no agro. O Sebrae através do programa Sebrae Delas busca transformar e empoderar cada vez mais mulheres, fortalecendo não só seus negócios, mas também suas vidas e suas comunidades.”

O seminário demonstrou que o apoio mútuo e a troca de experiências são fundamentais para o avanço das mulheres no agro. A parceria entre Sebrae, Emater e Sicredi foi essencial para o sucesso deste evento, que inspirou e empoderou centenas de mulheres a seguirem em frente em suas jornadas como empreendedoras rurais.

As participantes saíram do evento com mais conhecimento, fortalecidas emocionalmente e determinadas a aplicar as práticas discutidas em suas atividades diárias.

Agradecemos a todos os parceiros envolvidos neste projeto, em especial à Emater e à Sicredi, por sua dedicação e compromisso em promover o desenvolvimento das mulheres rurais.

#InovaAgroMulher #EmpoderamentoFeminino #AgriculturaSustentável #MulheresdoCampo

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agrotec 2025: Feira encerra quatro dias de programação com grande público e valorização da produção rural

Agrotec 2025: Feira encerra quatro dias de programação com grande público e valorização da produção rural

A Agrotec 2025 chegou ao fim neste domingo (30), após quatro dias de atividades que movimentaram o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e reuni

Agrotec: debate sobre logística evidência papel de Porto Velho e do Rio Madeira

Agrotec: debate sobre logística evidência papel de Porto Velho e do Rio Madeira

O terceiro dia da Agrotec abriu espaço para debates, troca de experiências e aprendizado. Quem chegou cedo para acompanhar foi Elenice Maria dos Santo

Agrotec transforma Pavilhão Delícias do Campo em vitrine regional

Agrotec transforma Pavilhão Delícias do Campo em vitrine regional

José Anilson, mais conhecido como Zé Bagunça, chegou a Porto Velho diretamente de Rio Crespo para mostrar o que é produzido pela agroindústria da famí

Agrotec : maratona reúne ideias e desafios para acelerar a inovação no campo:

Agrotec : maratona reúne ideias e desafios para acelerar a inovação no campo:

Inovações tecnológicas voltadas para soluções específicas às necessidades dos produtores rurais de Porto Velho são uma das principais apostas de cresc

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)