Quinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Evolução da produção sustentável de alimentos é destaque na abertura da 11ª Rondônia Rural Show Internacional


A cerimônia de abertura da 11ª Rondônia Rural Show Internacional aconteceu no auditório principal do Centro Tecnológico Vandeci Rack - Gente de Opinião
A cerimônia de abertura da 11ª Rondônia Rural Show Internacional aconteceu no auditório principal do Centro Tecnológico Vandeci Rack

Com uma estrutura mais moderna, confortável e acolhedora, e a expectativa de ser sucesso mais uma vez, a 11ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI) foi oficialmente aberta nesta segunda-feira (20). A cerimônia reuniu autoridades, produtores rurais, especialistas do agro, investidores, representantes dos Poderes Legislativo, Judiciário e de comitivas internacionais, no auditório principal do Centro Tecnológico Vandeci Rack, localizado na BR-364, km 333, em Ji-Paraná, área central de Rondônia.

O ânimo e as expectativas de bons resultados na feira tomaram conta do público. O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, a Rondônia Rural Show, considerada a maior feira do agro da região Norte, irá mostrar em uma programação especial de seis dias, os casos de sucesso da agricultura da Amazônia, com alta produtividade e responsabilidade ambiental. Também vai proporcionar a troca de conhecimentos e bons negócios, com a exposição das mais diversas e modernas tecnologias e inovações do setor.

EVOLUÇÃO

A estrutura foi ampliada e conta com 650 estandes de expositores

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, ‘‘Rondônia tem solução para a alimentação sustentável do mundo e estamos mostrando isso nesta feira, que é feita pelo governo de Rondônia, mas pertence a todos que contribuem para torná-la um tremendo sucesso. Começou em 2012, movimentando R$ 186 milhões; em 2023 alcançou R$ 3,5 bilhões, reflexo da evolução da produção sustentável de alimentos de Rondônia, para o Brasil e o mundo. Este ano melhoramos, ainda mais, a estrutura da Rondônia Rural Show Internacional e acreditamos que colheremos mais uma vez o sucesso, para fortalecer a nossa economia, melhorar a qualidade de vida da população e valorizar o estado’’, salientou.

POTENCIALIDADES

O governador apontou, ainda, a posição privilegiada de Rondônia no cenário nacional, com a produção de cafés premiados; liderança na produção do Tambaqui; qualidade da carne, proveniente do maior rebanho bovino do Brasil livre de febre aftosa sem vacinação; fortalecimento da produção de grãos como soja e milho; atração de grandes indústrias, a exemplo da já anunciada a de etanol com aproveitamento do milho, que deve se instalar em Cerejeiras.

A primeira-dama do estado, Luana Rocha destacou que, o aumento perceptível de expositores e de pessoas circulando no primeiro dia da feira sinaliza o quanto a população de Rondônia está unida em prol do objetivo de desenvolver o estado. ‘‘Essa feira é espetacular, com vários expositores mostrando o fruto do trabalho de cada um, tornando o estado mais próspero. Rondônia atrai quem está interessado em desenvolvimento’’, pontuou.

ESTRUTURA

Expositores apresentam desde modernos maquinários agrícolas até insumos

Para este ano, o governo de Rondônia trouxe o tema  ”Agricultura da Amazônia”. Ampliou a quantidade de estandes expositores para 650, que vão desde modernos maquinários agrícolas até insumos; expandiu o número de vitrines tecnológicas para 26, contemplando as principais cadeias produtivas de Rondônia como café,  cacau e mandioca.

A estrutura da feira conta com espaços climatizados como o Pavilhão Empresarial Internacional; Pavilhão da Agricultura; Pavilhão da Bovinocultura; sete estacionamentos para o público; seis praças de alimentação temáticas; pronto-atendimento; segurança; banheiros e heliponto.

O titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Luis Paulo pontuou que, a organização da feira movimentou não só a Seagri, mas todo o governo de Rondônia, que uniu esforços para trazer ao público, uma estrutura ainda melhor nesta edição. ‘‘A palavra que define essa feira é gratidão. Primeiramente a Deus, a todos do governo, e aos produtores que atenderam ao chamado e estão aqui para mostrar o trabalho de fortalecimento da agricultura e pecuária para o mundo’’, ressaltou.

INTERNACIONAL

A feira também é um atrativo para representantes internacionais. Este ano, a 11ª RRSI está sendo prestigiada por três embaixadas: Quênia, Costa do Marfim e Áustria; um governo internacional, o Departamento do Beni, na Bolívia; duas agências de comércio e investimentos: França e Austrália; e três representações comerciais internacionais: Estados Unidos, Peru e países africanos. O evento conta ainda com a presença de diversos representantes de segmentos empresariais.

O titular da Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves destacou que, a quantidade de indústrias presentes e espaços maiores para exposição sinalizam o nível de confiança dos empresários na economia de Rondônia. O secretário agradeceu aos representantes internacionais pela presença e interesse em fortalecer as relações comerciais no estado. ‘‘Rondônia é gerador de empregos e riquezas, temos um ambiente favorável para os negócios. Com essa feira temos a expectativa muito positiva de vendas extraordinárias. Acreditamos que grandes negócios vão acontecer durante a Rondônia Rural Show Internacional’’, salientou.

SOS RIO GRANDE DO SUL

A abertura da 11ª Rondônia Rural Show Internacional também foi marcada pelo reforço acerca da importância de Rondônia continuar ajudando a população do Rio Grande do Sul, que sofre com os prejuízos das enchentes. O governador Marcos Rocha anunciou que, uma nova equipe do governo, especializada em salvamento foi enviada para colaborar com a força-tarefa rondoniense.

DIVULGAÇÃO

Imprensa vai mostrar as novidades da RRSI

A população pode acompanhar as notícias da Rondônia Rural Show pelo site oficial da feira, acessando o link https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/ pelo Portal do Governo de Rondônia: https://rondonia.ro.gov.br/portal/, no YouTube: https://www.youtube.com/@governor e Instagram @rondoniaruralshpw/ e @governoro/. Também por meio das emissoras de TV, rádios e sites, que estão presentes para a cobertura da feira agropecuária.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento da 2ª Feira Robustas Amazônicos e do 10º Concafé refletem o fortalecimento da cafeicultura de Rondônia

Lançamento da 2ª Feira Robustas Amazônicos e do 10º Concafé refletem o fortalecimento da cafeicultura de Rondônia

A 2ª Feira Robustas Amazônicos e o 10º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), que serão realizados pelo governo do es

III Seminário Inova Agro Mulher fortalece protagonismo feminino no campo em Alta Floresta do Oeste

III Seminário Inova Agro Mulher fortalece protagonismo feminino no campo em Alta Floresta do Oeste

Alta Floresta do Oeste recebeu, no dia 11 de setembro de 2025, o III Seminário Inova Agro Mulher, promovido pelo Sebrae em Rondônia por meio do proj

Com apoio do Sebrae, CISAN é habilitado ao SISBI-POA e abre mercado nacional para agroindústrias de Rondônia

Com apoio do Sebrae, CISAN é habilitado ao SISBI-POA e abre mercado nacional para agroindústrias de Rondônia

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (CISAN) celebra uma conquista histórica: a habilitação para integrar o Sistem

Sebrae em Rondônia destaca produção e inovação na Amazontech 2025 em Boa Vista

Sebrae em Rondônia destaca produção e inovação na Amazontech 2025 em Boa Vista

Indicações Geográficas de Rondônia, painel sobre políticas públicas e presença da diretoria marcaram a participação da instituição em um dos maiores

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)